A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa

Nos últimos anos, o tema educação corporativa vem merecendo atenção crescente no cenário organizacional, dada sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também, como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm ganha...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Reis, Germano Glufke, Silva, Leilianne Michelle Trindade da, Eboli, Marisa Pereira
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19113
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-19113
record_format dspace
spelling ri-123456789-191132017-11-02T16:13:04Z A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa Reflective practice and its contributions to corporate education Reis, Germano Glufke Silva, Leilianne Michelle Trindade da Eboli, Marisa Pereira Prática reflexiva Educação corporativa Métodos alternativos de aprendizagem Nos últimos anos, o tema educação corporativa vem merecendo atenção crescente no cenário organizacional, dada sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também, como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm ganhado destaque alternativas educacionais que permitem ir além do paradigma positivista e da “racionalidade técnica”, promovem aprendizados a partir da experiência profissional, viabilizam a revisão de pressupostos já estabelecidos e expandem as possibilidades do aprendizado contínuo. Em razão disso, o presente ensaio teórico visa resgatar os principais conceitos relacionados à prática reflexiva, para propor aplicações no contexto da educação corporativa; ele mostra como a prática reflexiva, em suas diversas formas, pode contribuir para que as necessidades comentadas acima sejam atendidas e para o desenvolvimento do “profissional reflexivo”. Essa prática envolve o aprendizado a partir da reflexão antes, durante e depois da ação; também envolve a revisão de pressupostos e perspectivas, no caso da reflexão crítica. O artigo expõe o contexto atual da educação corporativa e as principais modalidades da prática reflexiva, e discute como essas práticas podem ocorrer nos níveis individual e grupal/organizacional 2015-07-21T16:27:20Z 2015-07-21T16:27:20Z 2010 article REIS, G. G. ; SIVA, L. M. T. da. ; EBOLI, M. P. . A Prática Reflexiva e suas Contribuições para a Educação Corporativa. REGE. Revista de Gestão USP, v. 17, p. 403-419, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36716/39437>. Acesso em: 19 maio 2015. 2177-8736 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19113 pt_BR application/pdf
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Prática reflexiva
Educação corporativa
Métodos alternativos de aprendizagem
spellingShingle Prática reflexiva
Educação corporativa
Métodos alternativos de aprendizagem
Reis, Germano Glufke
Silva, Leilianne Michelle Trindade da
Eboli, Marisa Pereira
A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
description Nos últimos anos, o tema educação corporativa vem merecendo atenção crescente no cenário organizacional, dada sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também, como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm ganhado destaque alternativas educacionais que permitem ir além do paradigma positivista e da “racionalidade técnica”, promovem aprendizados a partir da experiência profissional, viabilizam a revisão de pressupostos já estabelecidos e expandem as possibilidades do aprendizado contínuo. Em razão disso, o presente ensaio teórico visa resgatar os principais conceitos relacionados à prática reflexiva, para propor aplicações no contexto da educação corporativa; ele mostra como a prática reflexiva, em suas diversas formas, pode contribuir para que as necessidades comentadas acima sejam atendidas e para o desenvolvimento do “profissional reflexivo”. Essa prática envolve o aprendizado a partir da reflexão antes, durante e depois da ação; também envolve a revisão de pressupostos e perspectivas, no caso da reflexão crítica. O artigo expõe o contexto atual da educação corporativa e as principais modalidades da prática reflexiva, e discute como essas práticas podem ocorrer nos níveis individual e grupal/organizacional
format article
author Reis, Germano Glufke
Silva, Leilianne Michelle Trindade da
Eboli, Marisa Pereira
author_facet Reis, Germano Glufke
Silva, Leilianne Michelle Trindade da
Eboli, Marisa Pereira
author_sort Reis, Germano Glufke
title A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
title_short A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
title_full A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
title_fullStr A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
title_full_unstemmed A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
title_sort prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19113
work_keys_str_mv AT reisgermanoglufke apraticareflexivaesuascontribuicoesparaaeducacaocorporativa
AT silvaleiliannemichelletrindadeda apraticareflexivaesuascontribuicoesparaaeducacaocorporativa
AT ebolimarisapereira apraticareflexivaesuascontribuicoesparaaeducacaocorporativa
AT reisgermanoglufke reflectivepracticeanditscontributionstocorporateeducation
AT silvaleiliannemichelletrindadeda reflectivepracticeanditscontributionstocorporateeducation
AT ebolimarisapereira reflectivepracticeanditscontributionstocorporateeducation
AT reisgermanoglufke praticareflexivaesuascontribuicoesparaaeducacaocorporativa
AT silvaleiliannemichelletrindadeda praticareflexivaesuascontribuicoesparaaeducacaocorporativa
AT ebolimarisapereira praticareflexivaesuascontribuicoesparaaeducacaocorporativa
_version_ 1773966751111839744