A prática reflexiva e suas contribuições para a educação corporativa
Nos últimos anos, o tema educação corporativa vem merecendo atenção crescente no cenário organizacional, dada sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também, como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm ganha...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19113 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Nos últimos anos, o tema educação corporativa vem merecendo atenção crescente no cenário
organizacional, dada sua conexão com tópicos como estratégia, aprendizagem e competitividade e, também,
como resposta à crescente complexidade com que as empresas têm se confrontado. Nesse contexto, têm
ganhado destaque alternativas educacionais que permitem ir além do paradigma positivista e da
“racionalidade técnica”, promovem aprendizados a partir da experiência profissional, viabilizam a revisão de
pressupostos já estabelecidos e expandem as possibilidades do aprendizado contínuo. Em razão disso, o
presente ensaio teórico visa resgatar os principais conceitos relacionados à prática reflexiva, para propor
aplicações no contexto da educação corporativa; ele mostra como a prática reflexiva, em suas diversas
formas, pode contribuir para que as necessidades comentadas acima sejam atendidas e para o
desenvolvimento do “profissional reflexivo”. Essa prática envolve o aprendizado a partir da reflexão antes,
durante e depois da ação; também envolve a revisão de pressupostos e perspectivas, no caso da reflexão
crítica. O artigo expõe o contexto atual da educação corporativa e as principais modalidades da prática
reflexiva, e discute como essas práticas podem ocorrer nos níveis individual e grupal/organizacional |
---|