Gestão pública do turismo: uma análise da política de regionalização no período 2004-2011 no Rio Grande do Norte, Brasil
O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. É nesse contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. O Ministério do Turismo adotou um m...
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ri-123456789-190652017-11-02T20:52:56Z Gestão pública do turismo: uma análise da política de regionalização no período 2004-2011 no Rio Grande do Norte, Brasil Public management of tourism: an analysis of the regionalization policy the period 2004-2011 in Rio Grande do Norte, Brazil Gestión pública del turismo: un análisis de la política de regionalización el período 2004-2011, en Río Grande do Norte, Brasil Virginio, Darlyne Fontes Ferreira, Lissa Valéria Fernandes Gestão pública Turismo Rio Grande do Norte Macroprograma de regionalização O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. É nesse contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. O Ministério do Turismo adotou um modelo de gestão que busca disseminar o turismo nos demais municípios e regiões do Brasil através do Macroprograma de Regionalização do Turismo e, sendo o turismo no Rio Grande do Norte uma das atividades mais promissoras, integra como parte de suas políticas públicas a referida ação com vistas a interiorizar essa atividade. Diante disso, o atual trabalho avaliou se o MacroPRT é uma importante política de desenvolvimento para o estado. Para tanto, foi utilizada uma metodologia do tipo descritiva de natureza qualitativa. Dentre as conclusões, vale destacar que importantes avanços como a criação das 05 regiões turísticas e seus conselhos de turismo proporcionam um ambiente que se mostra articulado, porém ainda não está mobilizado em grande parte dos municípios. De modo geral, não se pode dizer que a implementação da regionalização ocorra de forma plena no estado, isso está longe de acontecer 2015-05-26T21:09:22Z 2015-05-26T21:09:22Z 2013-08 article FERREIRA, Lissa Valéria Fernandes; VIRGINIO, Darlyne Fontes. Gestão Pública do Turismo: uma análise da política de regionalização no período 2004-2011 no Rio Grande do Norte, Brasil. Caderno Virtual de Turismo (UFRJ), v. 13, p. 162-182, 2013. Disponível em: <http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php?journal=caderno&page=article&op=view&path%5B%5D=721&path%5B%5D=352>. Acesso em: 21 maio 2015. 1677 6976 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19065 pt_BR application/pdf |
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O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que
interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. É nesse
contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. O Ministério do Turismo adotou um modelo
de gestão que busca disseminar o turismo nos demais municípios e regiões do Brasil através do Macroprograma
de Regionalização do Turismo e, sendo o turismo no Rio Grande do Norte uma das atividades mais
promissoras, integra como parte de suas políticas públicas a referida ação com vistas a interiorizar essa atividade.
Diante disso, o atual trabalho avaliou se o MacroPRT é uma importante política de desenvolvimento
para o estado. Para tanto, foi utilizada uma metodologia do tipo descritiva de natureza qualitativa. Dentre as
conclusões, vale destacar que importantes avanços como a criação das 05 regiões turísticas e seus conselhos
de turismo proporcionam um ambiente que se mostra articulado, porém ainda não está mobilizado em grande
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