Gestão pública do turismo: uma análise da política de regionalização no período 2004-2011 no Rio Grande do Norte, Brasil
O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. É nesse contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. O Ministério do Turismo adotou um m...
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Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19065 |
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Resumo: | O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que
interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. É nesse
contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. O Ministério do Turismo adotou um modelo
de gestão que busca disseminar o turismo nos demais municípios e regiões do Brasil através do Macroprograma
de Regionalização do Turismo e, sendo o turismo no Rio Grande do Norte uma das atividades mais
promissoras, integra como parte de suas políticas públicas a referida ação com vistas a interiorizar essa atividade.
Diante disso, o atual trabalho avaliou se o MacroPRT é uma importante política de desenvolvimento
para o estado. Para tanto, foi utilizada uma metodologia do tipo descritiva de natureza qualitativa. Dentre as
conclusões, vale destacar que importantes avanços como a criação das 05 regiões turísticas e seus conselhos
de turismo proporcionam um ambiente que se mostra articulado, porém ainda não está mobilizado em grande
parte dos municípios. De modo geral, não se pode dizer que a implementação da regionalização ocorra de
forma plena no estado, isso está longe de acontecer |
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