Alocação de recursos públicos destinados a assistência hospitalar e ensino fundamental nas capitais brasileiras
A alocação de recursos públicos tem sido um dos desafios encontrados diariamente pela sociedade, pois é necessário que ela ocorra de modo a realizar o máximo de benefício social possível. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a eficiência dos gastos públicos com assistência hospitalar e ens...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19050 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | A alocação de recursos públicos tem sido um dos desafios encontrados diariamente pela sociedade, pois é necessário que ela ocorra de modo a realizar o máximo de benefício social possível. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a eficiência dos gastos públicos com assistência hospitalar e ensino fundamental nas capitais brasileiras no ano de 2009. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica, quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos sítios da STN, IBGE, DATASUS, MEC e Sistema da FIRJAN. Os resultados revelaram que em média a despesa com assistência hospitalar correspondeu a R$ R$ 403.151.579,13, sendo Macapá a capital com menor destinação de recursos para essa subfunção e São Paulo aquela com maior alocação de recursos. Constatou-se ainda, que as despesas com ensino fundamental foram em média R$ 376.799.800,62. São Paulo foi a capital que apresentou a maior destinação de recursos com ensino fundamental e Boa Vista a que destinou menos recursos no ano de 2009. Conclui-se que dentre as 22 capitais analisadas 4 delas (Florianópolis, João Pessoa, Macapá e São Paulo) foram eficientes com relação aos gastos com assistência hospitalar e 6 delas (Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) foram considerados eficientes quanto a aplicação dos gastos com ensino fundamental |
---|