A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação

Logic courses represent a pedagogical challenge and the recorded number of cases of failures and of discontinuity in them is often high. Amont other difficulties, students face a cognitive overload to understand logical concepts in a relevant way. On that track, computational tools for learning a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Terrematte, Patrick Cesar Alves
Outros Autores: Almeida, João Marcos de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18685
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-18685
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Lógica matemática. Assistente de demonstração. Tutorial interativo. Ensino de lógica
Mathematical logic. Proof assistant. Interactive tutorial. Teaching logic
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Lógica matemática. Assistente de demonstração. Tutorial interativo. Ensino de lógica
Mathematical logic. Proof assistant. Interactive tutorial. Teaching logic
CNPQ::OUTROS
Terrematte, Patrick Cesar Alves
A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação
description Logic courses represent a pedagogical challenge and the recorded number of cases of failures and of discontinuity in them is often high. Amont other difficulties, students face a cognitive overload to understand logical concepts in a relevant way. On that track, computational tools for learning are resources that help both in alleviating the cognitive overload scenarios and in allowing for the practical experimenting with theoretical concepts. The present study proposes an interactive tutorial, namely the TryLogic, aimed at teaching to solve logical conjectures either by proofs or refutations. The tool was developed from the architecture of the tool TryOcaml, through support of the communication of the web interface ProofWeb in accessing the proof assistant Coq. The goals of TryLogic are: (1) presenting a set of lessons for applying heuristic strategies in solving problems set in Propositional Logic; (2) stepwise organizing the exposition of concepts related to Natural Deduction and to Propositional Semantics in sequential steps; (3) providing interactive tasks to the students. The present study also aims at: presenting our implementation of a formal system for refutation; describing the integration of our infrastructure with the Virtual Learning Environment Moodle through the IMS Learning Tools Interoperability specification; presenting the Conjecture Generator that works for the tasks involving proving and refuting; and, finally to evaluate the learning experience of Logic students through the application of the conjecture solving task associated to the use of the TryLogic
author2 Almeida, João Marcos de
author_facet Almeida, João Marcos de
Terrematte, Patrick Cesar Alves
format masterThesis
author Terrematte, Patrick Cesar Alves
author_sort Terrematte, Patrick Cesar Alves
title A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação
title_short A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação
title_full A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação
title_fullStr A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação
title_full_unstemmed A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação
title_sort integração do tutorial interativo trylogic via ims learning tools interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de lógica através de estratégias de demonstração e refutação
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18685
work_keys_str_mv AT terremattepatrickcesaralves aintegracaodotutorialinterativotrylogicviaimslearningtoolsinteroperabilityconstruindoumainfraestruturaparaoensinodelogicaatravesdeestrategiasdedemonstracaoerefutacao
AT terremattepatrickcesaralves theintegrationoftheinteractivetutorialtrylogicviaimslearningtoolsinteroperabilityconstructingaframeworktoteachinglogicbyproofsandrefutations
AT terremattepatrickcesaralves integracaodotutorialinterativotrylogicviaimslearningtoolsinteroperabilityconstruindoumainfraestruturaparaoensinodelogicaatravesdeestrategiasdedemonstracaoerefutacao
_version_ 1773963108632494080
spelling ri-123456789-186852017-11-03T03:50:24Z A integração do tutorial interativo TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: construindo uma infraestrutura para o ensino de Lógica através de estratégias de demonstração e refutação The integration of the interactive tutorial TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: constructing a framework to teaching logic by proofs and refutations Terrematte, Patrick Cesar Alves Almeida, João Marcos de Haeusler, Edward Hermann http://lattes.cnpq.br/6075905438020841 Miranda, Leonardo Cunha de Santiago, Regivan Hugo Nunes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790032Z4 Lógica matemática. Assistente de demonstração. Tutorial interativo. Ensino de lógica Mathematical logic. Proof assistant. Interactive tutorial. Teaching logic CNPQ::OUTROS Logic courses represent a pedagogical challenge and the recorded number of cases of failures and of discontinuity in them is often high. Amont other difficulties, students face a cognitive overload to understand logical concepts in a relevant way. On that track, computational tools for learning are resources that help both in alleviating the cognitive overload scenarios and in allowing for the practical experimenting with theoretical concepts. The present study proposes an interactive tutorial, namely the TryLogic, aimed at teaching to solve logical conjectures either by proofs or refutations. The tool was developed from the architecture of the tool TryOcaml, through support of the communication of the web interface ProofWeb in accessing the proof assistant Coq. The goals of TryLogic are: (1) presenting a set of lessons for applying heuristic strategies in solving problems set in Propositional Logic; (2) stepwise organizing the exposition of concepts related to Natural Deduction and to Propositional Semantics in sequential steps; (3) providing interactive tasks to the students. The present study also aims at: presenting our implementation of a formal system for refutation; describing the integration of our infrastructure with the Virtual Learning Environment Moodle through the IMS Learning Tools Interoperability specification; presenting the Conjecture Generator that works for the tasks involving proving and refuting; and, finally to evaluate the learning experience of Logic students through the application of the conjecture solving task associated to the use of the TryLogic A disciplina de Lógica representa um desa o tanto para docentes como para discentes, o que em muitos casos resulta em reprovações e desistências. Dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos está a sobrecarga da capacidade cognitiva para compreender os conceitos lógicos de forma relevante. Neste sentido, as ferramentas computacionais de aprendizagem são recursos que auxiliam a redução de cenários de sobrecarga cognitiva, como também permitem a experiência prática de conceitos teóricos. O presente trabalho propõe uma tutorial interativo chamado TryLogic, visando ao ensino da tarefa de Demonstração ou Refutação (DxR) de conjecturas lógicas. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida a partir da arquitetura do TryOcaml através do suporte de comunicação da interface web ProofWeb para acessar o assistente de demonstração de teoremas Coq. Os objetivos do TryLogic são: (1) Apresentar um conjunto de lições para aplicar estratégias heurísticas de análise de problemas em Lógica Proposicional; (2) Organizar em passo-a-passo a exposi ção dos conteúdos de Dedução Natural e Semântica Proposicional de forma sequencial; e (3) Fornecer aos alunos tarefas interativas. O presente trabalho propõe também apresentar a nossa implementação de um sistema formal de refutação; descrever a integração de nossa infraestrutura com o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle através da especi cação IMS Learning Tools Interoperability ; apresentar o Gerador de Conjecturas de tarefas de Demonstração e Refutação e, por m, avaliar a experiência da aprendizagem de alunos de Lógica através da aplicação da tarefa de DxR em associação à utilização do TryLogic 2015-03-03T15:47:47Z 2015-02-25 2015-03-03T15:47:47Z 2013-06-03 masterThesis TERREMATTE, Patrick Cesar Alves. The integration of the interactive tutorial TryLogic via IMS Learning Tools Interoperability: constructing a framework to teaching logic by proofs and refutations. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18685 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação Ciência da Computação