Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
The objective of this work if constitutes in creation a proposal for activities, in the discipline of mathematics, for the 6th year of Elementary School, that stimulates the students the develop the learning of the content of fractions, from the awareness of the insufficiency of the natural numbe...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18660 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-18660 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-186602017-11-02T23:08:23Z Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de Dias, Claudio Carlos http://lattes.cnpq.br/2251704215703454 Pereira, André Gustavo Campos http://lattes.cnpq.br/7174877398310072 Morais Filho, Daniel Cordeiro de http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 Frações. Atividades. Operações com Frações Fractions. Activities. Operations With Fractions CNPQ::OUTROS The objective of this work if constitutes in creation a proposal for activities, in the discipline of mathematics, for the 6th year of Elementary School, that stimulates the students the develop the learning of the content of fractions, from the awareness of the insufficiency of the natural numbers for solve several problems. Thus, we prepared a set with twelve activities, starting by the comparison between measures, presenting afterward some of the meanings of fractions and ending with the operations between fractions. For so much, use has been made of materials available for use in the classroom, of forma ludic, for resolution of challenges proposed. Through these activities, it becomes possible students to recognize the necessity of using fractions for solve a amount larger of problems O objetivo deste trabalho se constitui na criação de uma proposta de atividades, na disciplina de matemática, para o 6º ano do Ensino Fundamental, que estimule os estudantes a desenvolver a aprendizagem do conteúdo de frações, a partir da conscientização da insuficiência dos números naturais para resolver diversos problemas. Desta forma, elaborou-se um conjunto com doze atividades, partindo do processo de comparação entre medidas, depois apresentando alguns dos significados de frações e finalizando com as operações entre as frações. Para tanto, fez-se uso de materiais disponíveis a utilização em sala de aula, de forma lúdica, para resolução dos desafios propostos. Através destas atividades, torna-se possível aos discentes reconhecer a necessidade do uso das frações para solucionar uma maior quantidade de problemas 2015-03-03T15:36:11Z 2015-02-25 2015-03-03T15:36:11Z 2013-04-08 masterThesis AZEVEDO, Abraao Eduardo Brito Rocha de. Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18660 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Frações. Atividades. Operações com Frações Fractions. Activities. Operations With Fractions CNPQ::OUTROS |
spellingShingle |
Frações. Atividades. Operações com Frações Fractions. Activities. Operations With Fractions CNPQ::OUTROS Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal |
description |
The objective of this work if constitutes in creation a proposal for activities,
in the discipline of mathematics, for the 6th year of Elementary School, that
stimulates the students the develop the learning of the content of fractions,
from the awareness of the insufficiency of the natural numbers for solve several
problems. Thus, we prepared a set with twelve activities, starting by the
comparison between measures, presenting afterward some of the meanings of
fractions and ending with the operations between fractions. For so much, use
has been made of materials available for use in the classroom, of forma ludic,
for resolution of challenges proposed. Through these activities, it becomes
possible students to recognize the necessity of using fractions for solve a
amount larger of problems |
author2 |
Dias, Claudio Carlos |
author_facet |
Dias, Claudio Carlos Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de |
format |
masterThesis |
author |
Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de |
author_sort |
Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de |
title |
Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal |
title_short |
Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal |
title_full |
Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal |
title_fullStr |
Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal |
title_sort |
uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18660 |
work_keys_str_mv |
AT azevedoabraaoeduardobritorochade umaabordagemnoensinodefracoesbaseadasematividadesparao6oanodoensinofundamantal |
_version_ |
1773959934588747776 |