Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal

The objective of this work if constitutes in creation a proposal for activities, in the discipline of mathematics, for the 6th year of Elementary School, that stimulates the students the develop the learning of the content of fractions, from the awareness of the insufficiency of the natural numbe...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de
Outros Autores: Dias, Claudio Carlos
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18660
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-18660
record_format dspace
spelling ri-123456789-186602017-11-02T23:08:23Z Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de Dias, Claudio Carlos http://lattes.cnpq.br/2251704215703454 Pereira, André Gustavo Campos http://lattes.cnpq.br/7174877398310072 Morais Filho, Daniel Cordeiro de http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 Frações. Atividades. Operações com Frações Fractions. Activities. Operations With Fractions CNPQ::OUTROS The objective of this work if constitutes in creation a proposal for activities, in the discipline of mathematics, for the 6th year of Elementary School, that stimulates the students the develop the learning of the content of fractions, from the awareness of the insufficiency of the natural numbers for solve several problems. Thus, we prepared a set with twelve activities, starting by the comparison between measures, presenting afterward some of the meanings of fractions and ending with the operations between fractions. For so much, use has been made of materials available for use in the classroom, of forma ludic, for resolution of challenges proposed. Through these activities, it becomes possible students to recognize the necessity of using fractions for solve a amount larger of problems O objetivo deste trabalho se constitui na criação de uma proposta de atividades, na disciplina de matemática, para o 6º ano do Ensino Fundamental, que estimule os estudantes a desenvolver a aprendizagem do conteúdo de frações, a partir da conscientização da insuficiência dos números naturais para resolver diversos problemas. Desta forma, elaborou-se um conjunto com doze atividades, partindo do processo de comparação entre medidas, depois apresentando alguns dos significados de frações e finalizando com as operações entre as frações. Para tanto, fez-se uso de materiais disponíveis a utilização em sala de aula, de forma lúdica, para resolução dos desafios propostos. Através destas atividades, torna-se possível aos discentes reconhecer a necessidade do uso das frações para solucionar uma maior quantidade de problemas 2015-03-03T15:36:11Z 2015-02-25 2015-03-03T15:36:11Z 2013-04-08 masterThesis AZEVEDO, Abraao Eduardo Brito Rocha de. Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18660 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Frações. Atividades. Operações com Frações
Fractions. Activities. Operations With Fractions
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Frações. Atividades. Operações com Frações
Fractions. Activities. Operations With Fractions
CNPQ::OUTROS
Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de
Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
description The objective of this work if constitutes in creation a proposal for activities, in the discipline of mathematics, for the 6th year of Elementary School, that stimulates the students the develop the learning of the content of fractions, from the awareness of the insufficiency of the natural numbers for solve several problems. Thus, we prepared a set with twelve activities, starting by the comparison between measures, presenting afterward some of the meanings of fractions and ending with the operations between fractions. For so much, use has been made of materials available for use in the classroom, of forma ludic, for resolution of challenges proposed. Through these activities, it becomes possible students to recognize the necessity of using fractions for solve a amount larger of problems
author2 Dias, Claudio Carlos
author_facet Dias, Claudio Carlos
Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de
format masterThesis
author Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de
author_sort Azevedo, Abraao Eduardo Brito Rocha de
title Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
title_short Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
title_full Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
title_fullStr Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
title_full_unstemmed Uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
title_sort uma abordagem no ensino de frações baseadas em atividades para o 6º ano do ensino fundamantal
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18660
work_keys_str_mv AT azevedoabraaoeduardobritorochade umaabordagemnoensinodefracoesbaseadasematividadesparao6oanodoensinofundamantal
_version_ 1773959934588747776