O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra

In this study, we sought to address the weaknesses faced by most students when they were studying trigonometric functions sine and cosine. For this, we proposed the use of software Geogebra in performing a sequence of activities about the content covered. The research was a qualitative approach b...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Maia, Joaildo
Outros Autores: Pereira, Marcelo Gomes
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18659
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-18659
record_format dspace
spelling ri-123456789-186592017-11-02T23:25:55Z O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra Maia, Joaildo Pereira, Marcelo Gomes http://lattes.cnpq.br/9501400008776063 http://lattes.cnpq.br/8115277730238592 Bernardino, Adriano Thiago Lopes http://lattes.cnpq.br/4363509444505545 Medino, Ary Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/7296244207920172 Matemfiatica. Funções Trigonomfietricas. Geogebra Mathematics. Trigonometric Functions. Geogebra CNPQ::OUTROS In this study, we sought to address the weaknesses faced by most students when they were studying trigonometric functions sine and cosine. For this, we proposed the use of software Geogebra in performing a sequence of activities about the content covered. The research was a qualitative approach based on observations of the activities performed by the students of 2nd year of high school IFRN - Campus Caicfio. The activities enabled check some diculties encountered by students, well as the interaction between them during the tasks. The results were satisfactory, since they indicate that the use of software contributed to a better understanding of these mathematical concepts studied Universidade Federal do Rio Grande do Norte Nesse trabalho, buscou-se suprir as defi ciências enfrentadas por boa parte dos alunos quando eram estudadas as funfições trigonomfietricas seno e co-seno. Para isso, propôs-se a utilizafição do software Geogebra na realizafição de uma sequência de atividades sobre o contefiudo abordado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em observa fições das atividades realizadas pelos alunos do 2o Ano do Ensino Mfiédio do IFRN { Campus Caicfió. As atividades possibilitaram verificar algumas dificuldades encontradas pelos alunos, assim como a interafição existente entre eles durante a realizafição das tarefas. Os resultados obtidos foram satisfatfiórios, pois indicam que a utilizafição do software contribuiu para uma melhor compreensão desses conceitos matemfiáticos estudados 2015-03-03T15:36:11Z 2013-07-25 2015-03-03T15:36:11Z 2013-04-12 masterThesis MAIA, Joaildo. O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra. 2013. 48 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18659 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Matemfiatica. Funções Trigonomfietricas. Geogebra
Mathematics. Trigonometric Functions. Geogebra
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Matemfiatica. Funções Trigonomfietricas. Geogebra
Mathematics. Trigonometric Functions. Geogebra
CNPQ::OUTROS
Maia, Joaildo
O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra
description In this study, we sought to address the weaknesses faced by most students when they were studying trigonometric functions sine and cosine. For this, we proposed the use of software Geogebra in performing a sequence of activities about the content covered. The research was a qualitative approach based on observations of the activities performed by the students of 2nd year of high school IFRN - Campus Caicfio. The activities enabled check some diculties encountered by students, well as the interaction between them during the tasks. The results were satisfactory, since they indicate that the use of software contributed to a better understanding of these mathematical concepts studied
author2 Pereira, Marcelo Gomes
author_facet Pereira, Marcelo Gomes
Maia, Joaildo
format masterThesis
author Maia, Joaildo
author_sort Maia, Joaildo
title O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra
title_short O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra
title_full O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra
title_fullStr O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra
title_full_unstemmed O ensino de funções trigonométricas através do software geogebra
title_sort o ensino de funções trigonométricas através do software geogebra
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18659
work_keys_str_mv AT maiajoaildo oensinodefuncoestrigonometricasatravesdosoftwaregeogebra
_version_ 1773965280206127104