Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade

Today's society is in a real collapse of an environmental nature. The populations are lost due to a dream of development without thinking of the consequences that said development can bring to human populations. Thus, it is necessary that strategies be developed for the purpose of protecting th...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Leonardo Oliveira da
Outros Autores: Almeida, Elineí Araújo de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18226
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-18226
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Área de proteção ambiental Jenipabu
Produção do conhecimento ambiental
Percepção ambiental
Sentimento de pertencimento
Environmental protection area Jenipabu
Environmental knowledge production
Environmental perception
Sense of belonging
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
spellingShingle Área de proteção ambiental Jenipabu
Produção do conhecimento ambiental
Percepção ambiental
Sentimento de pertencimento
Environmental protection area Jenipabu
Environmental knowledge production
Environmental perception
Sense of belonging
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Silva, Leonardo Oliveira da
Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade
description Today's society is in a real collapse of an environmental nature. The populations are lost due to a dream of development without thinking of the consequences that said development can bring to human populations. Thus, it is necessary that strategies be developed for the purpose of protecting the flora and fauna that is at risk from suffering the pressure to achieve this development. Thus important issues involving the need to conserve nature and the creation of protected areas as these strategies are increasingly being developed in research, whether in the biological and / or social. In this sense, the aim of this research through environmental perception social actors for the formation of significant elements for understanding the relationship between man and nature, and from there to provide actions for sensitization. As well as changing attitudes towards environmental issues, to thereby provide analysis based on Environmental Education in order to provide the production of environmental knowledge as a tool that provides value shift. This area of research was to study the Environmental Protection Area Jenipabu - APA Jenipabu, located in northeastern Brazil. Where, from the environmental perception of students from schools within and around this Nature Conservation Unit notes were made regarding the value and meaning given by students, and how this, the feeling of belonging to these groups. This dissertation is composed of two chapters, the first is titled Environmental perception and feeling of belonging in the area of environmental protection in coastal RN - Brazil, where it makes a diagnosis of how these groups understands and realizes the Unity of Nature Conservation. The second, which is titled Construction of environmental knowledge and conservation of invertebrates in the Environmental Protection Area in the northeast coast of Brazil, specifically developed in the school from within the APA Jenipabu, in order to promote a sense of belonging for those students who become multipliers, in order to realize the importance and necessity of having this unit for Nature Conservation. Looking to the degree of importance of environmental education as a tool to raise awareness on conservation of invertebrates and is all the fauna and flora exists, whether in a conservation of nature or not
author2 Almeida, Elineí Araújo de
author_facet Almeida, Elineí Araújo de
Silva, Leonardo Oliveira da
format masterThesis
author Silva, Leonardo Oliveira da
author_sort Silva, Leonardo Oliveira da
title Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade
title_short Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade
title_full Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade
title_fullStr Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade
title_full_unstemmed Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade
title_sort conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18226
work_keys_str_mv AT silvaleonardooliveirada conservacaodosinvertebradosemareadeprotecaoambientallitoraneanonordestedobrasilcontribuicoesdaeducacaoambientalparaasustentabilidade
_version_ 1773963831024812032
spelling ri-123456789-182262017-11-04T11:59:03Z Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade Silva, Leonardo Oliveira da Almeida, Elineí Araújo de http://lattes.cnpq.br/3865714707038562 Lopes Júnior, Edmilson http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4 Saito, Carlos Hiroo http://lattes.cnpq.br/3072326161076486 Área de proteção ambiental Jenipabu Produção do conhecimento ambiental Percepção ambiental Sentimento de pertencimento Environmental protection area Jenipabu Environmental knowledge production Environmental perception Sense of belonging CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA Today's society is in a real collapse of an environmental nature. The populations are lost due to a dream of development without thinking of the consequences that said development can bring to human populations. Thus, it is necessary that strategies be developed for the purpose of protecting the flora and fauna that is at risk from suffering the pressure to achieve this development. Thus important issues involving the need to conserve nature and the creation of protected areas as these strategies are increasingly being developed in research, whether in the biological and / or social. In this sense, the aim of this research through environmental perception social actors for the formation of significant elements for understanding the relationship between man and nature, and from there to provide actions for sensitization. As well as changing attitudes towards environmental issues, to thereby provide analysis based on Environmental Education in order to provide the production of environmental knowledge as a tool that provides value shift. This area of research was to study the Environmental Protection Area Jenipabu - APA Jenipabu, located in northeastern Brazil. Where, from the environmental perception of students from schools within and around this Nature Conservation Unit notes were made regarding the value and meaning given by students, and how this, the feeling of belonging to these groups. This dissertation is composed of two chapters, the first is titled Environmental perception and feeling of belonging in the area of environmental protection in coastal RN - Brazil, where it makes a diagnosis of how these groups understands and realizes the Unity of Nature Conservation. The second, which is titled Construction of environmental knowledge and conservation of invertebrates in the Environmental Protection Area in the northeast coast of Brazil, specifically developed in the school from within the APA Jenipabu, in order to promote a sense of belonging for those students who become multipliers, in order to realize the importance and necessity of having this unit for Nature Conservation. Looking to the degree of importance of environmental education as a tool to raise awareness on conservation of invertebrates and is all the fauna and flora exists, whether in a conservation of nature or not Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A sociedade atual encontra-se em um verdadeiro colapso de cunho ambiental. As populações vão se perdendo devido a um sonho de desenvolvimento sem pensar nas consequências que esse dito desenvolvimento pode trazer para as populações humanas. Para tanto, se faz necessário que estratégias sejam desenvolvidas com o propósito de proteger a fauna e a flora que fica em risco com a pressão que sofre para a concretização deste desenvolvimento. Desta forma temas importantes envolvendo a necessidade de se conservar a natureza e a criação de Unidades de Conservação como destas estratégias estão cada vez mais sendo desenvolvidas em pesquisas, sejam na área biológica e/ou social. Nesse sentido, objetivou-se com esta pesquisa através da percepção ambiental atores sociais para a formação de elementos significativos para o entendimento da relação homem-natureza, e a partir daí prover ações voltadas para a sensibilização. Bem como, a mudança de atitudes frente às questões ambientais, para desta forma, prover reflexões baseadas na Educação Ambiental com o intuito de prover a produção do conhecimento ambiental como instrumento que proporciona mudança de valores. Esta pesquisa teve como área de estudo a Área de Proteção Ambiental Jenipabu APA Jenipabu, localizada no nordeste do Brasil. Onde, a partir da percepção ambiental, dos alunos de escolas no interior e no entorno desta Unidade de Conservação da Natureza foram feitos apontamentos quanto ao valor e significado dado pelos discentes, e como esta, o sentimento de pertencimento destes grupos. Esta dissertação esta composta por dois capítulos, o primeiro tem como título Percepção ambiental e sentimento de pertencimento em área de proteção ambiental litorânea no RN Brasil, em que faz um diagnóstico de como estes grupos entende e percebe a Unidade de Conservação da Natureza. O segundo, que tem como título Construção do conhecimento ambiental e conservação de invertebrados em Área de Proteção Ambiental litorânea no nordeste do Brasil, desenvolvido especificamente na escola do interior da APA Jenipabu, com o intuito de promover o sentimento de pertencimento desses alunos para que se tornem agentes multiplicadores, como forma de perceber a importância e necessidade de se ter esta Unidade de Conservação da Natureza. Vislumbrando o grau de importância da Educação Ambiental como instrumento de sensibilização para a conservação, seja dos invertebrados e de toda a fauna e flora existente, seja em uma Unidade de Conservação da Natureza ou não 2014-12-17T15:54:59Z 2012-12-03 2014-12-17T15:54:59Z 2012-02-06 masterThesis SILVA, Leonardo Oliveira da. Conservação dos invertebrados em área de proteção ambiental litorânea no nordeste do Brasil: contribuições da educação ambiental para a sustentabilidade. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18226 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento