Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem

In the world we are constantly performing everyday actions. Two of these actions are frequent and of great importance: classify (sort by classes) and take decision. When we encounter problems with a relatively high degree of complexity, we tend to seek other opinions, usually from people who have so...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Parente, Regina Rosa
Outros Autores: Canuto, Anne Magaly de Paula
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18045
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-18045
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Aprendizado de máquina
Comitês de máquinas
Meta-aprendizagem.
Machine learning
Committee machines
Metalearning.
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Aprendizado de máquina
Comitês de máquinas
Meta-aprendizagem.
Machine learning
Committee machines
Metalearning.
CNPQ::OUTROS
Parente, Regina Rosa
Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
description In the world we are constantly performing everyday actions. Two of these actions are frequent and of great importance: classify (sort by classes) and take decision. When we encounter problems with a relatively high degree of complexity, we tend to seek other opinions, usually from people who have some knowledge or even to the extent possible, are experts in the problem domain in question in order to help us in the decision-making process. Both the classification process as the process of decision making, we are guided by consideration of the characteristics involved in the specific problem. The characterization of a set of objects is part of the decision making process in general. In Machine Learning this classification happens through a learning algorithm and the characterization is applied to databases. The classification algorithms can be employed individually or by machine committees. The choice of the best methods to be used in the construction of a committee is a very arduous task. In this work, it will be investigated meta-learning techniques in selecting the best configuration parameters of homogeneous committees for applications in various classification problems. These parameters are: the base classifier, the architecture and the size of this architecture. We investigated nine types of inductors candidates for based classifier, two methods of generation of architecture and nine medium-sized groups for architecture. Dimensionality reduction techniques have been applied to metabases looking for improvement. Five classifiers methods are investigated as meta-learners in the process of choosing the best parameters of a homogeneous committee.
author2 Canuto, Anne Magaly de Paula
author_facet Canuto, Anne Magaly de Paula
Parente, Regina Rosa
format masterThesis
author Parente, Regina Rosa
author_sort Parente, Regina Rosa
title Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
title_short Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
title_full Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
title_fullStr Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
title_full_unstemmed Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
title_sort abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18045
work_keys_str_mv AT parentereginarosa abordagemdeconstrucaodearquiteturahomogeneaparacomitesviametaaprendizagem
_version_ 1773962166016147456
spelling ri-123456789-180452017-11-04T15:17:22Z Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem Parente, Regina Rosa Canuto, Anne Magaly de Paula http://lattes.cnpq.br/9741127748330695 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790093J8 Campos, André Mauricio Cunha http://lattes.cnpq.br/7154508093406987 Prudêncio, Ricardo Bastos Cavalcante http://lattes.cnpq.br/2984888073123287 Aprendizado de máquina Comitês de máquinas Meta-aprendizagem. Machine learning Committee machines Metalearning. CNPQ::OUTROS In the world we are constantly performing everyday actions. Two of these actions are frequent and of great importance: classify (sort by classes) and take decision. When we encounter problems with a relatively high degree of complexity, we tend to seek other opinions, usually from people who have some knowledge or even to the extent possible, are experts in the problem domain in question in order to help us in the decision-making process. Both the classification process as the process of decision making, we are guided by consideration of the characteristics involved in the specific problem. The characterization of a set of objects is part of the decision making process in general. In Machine Learning this classification happens through a learning algorithm and the characterization is applied to databases. The classification algorithms can be employed individually or by machine committees. The choice of the best methods to be used in the construction of a committee is a very arduous task. In this work, it will be investigated meta-learning techniques in selecting the best configuration parameters of homogeneous committees for applications in various classification problems. These parameters are: the base classifier, the architecture and the size of this architecture. We investigated nine types of inductors candidates for based classifier, two methods of generation of architecture and nine medium-sized groups for architecture. Dimensionality reduction techniques have been applied to metabases looking for improvement. Five classifiers methods are investigated as meta-learners in the process of choosing the best parameters of a homogeneous committee. No universo cotidiano estamos constantemente realizando ações. Duas dessas ações são frequentes e de grande importância: classificar (distribuir por classes) e tomar decisão. Quando nos deparamos com problemas com um grau de complexidade relativamente alto, tendemos a buscar outras opiniões, geralmente de pessoas que tenham certo conhecimento ou até mesmo, na medida do possível, sejam especialistas no domínio do problema em questão, de forma que nos ajudem no processo de tomada de decisão. Tanto no processo de classificação quanto em um processo de tomada de decisão, somos orientados pela consideração das características envolvidas no problema específico. A caracterização de um conjunto de objetos faz parte do processo de tomada de decisão em geral. Em Aprendizado de Máquina essa classificação acontece através de um algoritmo de aprendizado e a caracterização é aplicada às bases de dados. Os algoritmos de classificação podem ser empregados individualmente ou em forma de comitês de máquinas. A escolha dos melhores métodos a serem utilizados na construção de um comitê é uma tarefa bastante árdua. Neste trabalho, serão investigadas técnicas de meta-aprendizagem na seleção dos melhores parâmetros de configuração de comitês homogêneos para aplicações em problemas diversos de classificação. Tais parâmetros são: o classificador base, a arquitetura e o tamanho desta arquitetura. Foram investigados nove tipos de indutores candidatos a classificador base, dois métodos de geração de arquitetura e três grupos de tamanho médio para arquitetura, pequeno, médio e grande. Ante um desempenho fraco no processo de meta-aprendizagem foram aplicadas técnicas de redução de dimensionalidade às metabases e seis novos critérios de tamanho médio da arquitetura foram estabelecidos. Cinco métodos classificadores são investigados como meta-aprendizes no processo de escolha dos melhores parâmetros de um comitê homogêneo. 2014-12-17T15:48:00Z 2012-11-06 2014-12-17T15:48:00Z 2012-05-21 masterThesis PARENTE, Regina Rosa. Abordagem de construção de arquitetura homogênea para comitês via meta-aprendizagem. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18045 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação Ciência da Computação