O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?

The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that thes...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva Junior, Olimpio Jose da
Outros Autores: Farias, Robson Fernandes de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-17729
record_format dspace
spelling ri-123456789-177292017-11-04T17:29:22Z O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission? Silva Junior, Olimpio Jose da Farias, Robson Fernandes de http://lattes.cnpq.br/0863671225784924 http://lattes.cnpq.br/6868773742105583 Firme, Caio Lima http://lattes.cnpq.br/6586639715910129 Dantas, Deyse de Souza http://lattes.cnpq.br/3229830569545582 Pereira, José Everaldo http://lattes.cnpq.br/4514178993300219 Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico O uso de analogiasno Ensino Médio é frequentemente utilizado ao ensinar química, seja abordada em livros didáticos ou em sala de aula pela utilização dos professores, isso é devido ao grande número de conceitos abstratos regentesdesta disciplina. As analogias são conceituadas por diversos autores, no qual estes convergem para a ideia de que estas são ferramentas que buscam uma maneira de elucidarum conceito desconhecido comparandooa um conceito familiar,relacionando seus atributos similares e não similares. A partir de um levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de química do Ensino Médio que abordam o conteúdo equilíbrio químico e de estudos já produzidos na área apontando os principais erros conceituais apresentados pelos estudantes neste conteúdoé realizada uma análise das analogias encontradas, para com isso realizar a verificação do seu direcionamento a erros conceituaispelo uso dos estudantes e/ou pela utilização de professores em sala de aula ou se promovem a facilitação da aprendizagem 2014-12-17T15:42:09Z 2014-02-24 2014-12-17T15:42:09Z 2013-07-29 masterThesis SILVA JUNIOR, Olimpio Jose da. Use of analogies for teaching chemical equilibrium in high school: facilitating learning conceptual errors or transmission?. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Química Físico-Química; Química
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química
Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Analogias. Erros conceituais. Equilíbrio químico. Ensino da química
Analogies. Misconceptions. Chemical equilibrium. Teaching chemistry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Silva Junior, Olimpio Jose da
O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
description The use of analogies in high school is often useful for chemistry teaching, either on textbooks or by teachers in the classroom.This use is justified by the large number of abstract concepts that rules this course. Analogies are conceptualized by several authors, which converge on the idea that these are tools that seek a way to elucidate an unknown concept by comparing it to a familiar one, relating their similar and dissimilar features. An analysis on a survey of analogies found in high school chemistry textbooks and chemical equilibrium studies is performed in order to verify whether they are leading to misconceptions for their use by students and/or for their use by teachers in the classroom, or whether they promote a learning facilitation
author2 Farias, Robson Fernandes de
author_facet Farias, Robson Fernandes de
Silva Junior, Olimpio Jose da
format masterThesis
author Silva Junior, Olimpio Jose da
author_sort Silva Junior, Olimpio Jose da
title O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_short O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_full O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_fullStr O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_full_unstemmed O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
title_sort o uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais?
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17729
work_keys_str_mv AT silvajuniorolimpiojoseda ousodeanalogiasparaoensinodeequilibrioquimiconoensinomediofacilitacaodaaprendizagemoutransmissaodeerrosconceituais
AT silvajuniorolimpiojoseda useofanalogiesforteachingchemicalequilibriuminhighschoolfacilitatinglearningconceptualerrorsortransmission
_version_ 1773958669797425152