Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação

This research aims at identifying the learning problems in newly undergraduate students at university, interpreting the nature and causes of these problems, offering subsidies to overcome these difficulties and enabling a meaningful learning through which students give meaning to their learning. As...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Júlio César Oliveira da
Outros Autores: Oliveira, Otom Anselmo de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17672
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-17672
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic ligações químicas
problemas de aprendizagem
regra do octeto
estrutura de Lewis
chemical bonds
learning disability
octet rule
Lewis structure
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle ligações químicas
problemas de aprendizagem
regra do octeto
estrutura de Lewis
chemical bonds
learning disability
octet rule
Lewis structure
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Silva, Júlio César Oliveira da
Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
description This research aims at identifying the learning problems in newly undergraduate students at university, interpreting the nature and causes of these problems, offering subsidies to overcome these difficulties and enabling a meaningful learning through which students give meaning to their learning. As an object for this work was chosen the theme Chemical Bonds - where were studied the forces between atoms to form molecules, compound ions and ionic crystalline structures - and is characterized as one of the most important subjects of Chemistry. In research, it was used a questionnaire with five open questions, answered by 147 students from the early periods of degrees in Chemistry at Universidade Federal do f Rio Grande do Norte. The answers revealed uncertainty on the part of students, both conceptual and representation, with superficial justifications, always using the octet rule to describe models of chemical bonds. Results suggest that these students had inadequate training in high school and that the examinations for entrance into the ranks were made according to flexible criteria less demanding in terms of knowledge. These observations have led to the conclusion that for future changes, it is necessary for high schools and in the early periods in universities favoring the adoption of pedagogical approaches in context and applying strategies to overcome the teaching of superficial memorization on Chemical Bonds, which probably have applied to the teaching of other subjects of chemistry
author2 Oliveira, Otom Anselmo de
author_facet Oliveira, Otom Anselmo de
Silva, Júlio César Oliveira da
format masterThesis
author Silva, Júlio César Oliveira da
author_sort Silva, Júlio César Oliveira da
title Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
title_short Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
title_full Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
title_fullStr Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
title_full_unstemmed Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
title_sort problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17672
work_keys_str_mv AT silvajuliocesaroliveirada problemasdeaprendizagemsobreligacoesquimicasparaestudantesdegraduacao
_version_ 1773958303089426432
spelling ri-123456789-176722017-11-04T14:32:44Z Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação Silva, Júlio César Oliveira da Oliveira, Otom Anselmo de http://lattes.cnpq.br/5207396537645408 http://lattes.cnpq.br/7903084274135177 Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito http://lattes.cnpq.br/0435570420479356 Campos, Angela Fernandes http://lattes.cnpq.br/9400764965904535 ligações químicas problemas de aprendizagem regra do octeto estrutura de Lewis chemical bonds learning disability octet rule Lewis structure CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA This research aims at identifying the learning problems in newly undergraduate students at university, interpreting the nature and causes of these problems, offering subsidies to overcome these difficulties and enabling a meaningful learning through which students give meaning to their learning. As an object for this work was chosen the theme Chemical Bonds - where were studied the forces between atoms to form molecules, compound ions and ionic crystalline structures - and is characterized as one of the most important subjects of Chemistry. In research, it was used a questionnaire with five open questions, answered by 147 students from the early periods of degrees in Chemistry at Universidade Federal do f Rio Grande do Norte. The answers revealed uncertainty on the part of students, both conceptual and representation, with superficial justifications, always using the octet rule to describe models of chemical bonds. Results suggest that these students had inadequate training in high school and that the examinations for entrance into the ranks were made according to flexible criteria less demanding in terms of knowledge. These observations have led to the conclusion that for future changes, it is necessary for high schools and in the early periods in universities favoring the adoption of pedagogical approaches in context and applying strategies to overcome the teaching of superficial memorization on Chemical Bonds, which probably have applied to the teaching of other subjects of chemistry Este trabalho teve o objetivo de identificar problemas de aprendizagem em alunos de graduação recém ingressante na universidade, interpretar a natureza e as causas desses problemas, oferecendo subsídios para superação de tais dificuldades e possibilitando uma aprendizagem significava através da qual o aluno atribua sentido em seu aprendizado. Para o desenvolvimento desse trabalho foi escolhido o tema Ligações Químicas - onde se estudam as forças que agem entre os átomos para formar moléculas, íons compostos ou estruturas cristalinas iônicas -, que se caracteriza como um dos mais importantes assuntos da Química. Para isso, utilizou-se um questionário com cinco perguntas abertas, respondidas por 147 estudantes dos períodos iniciais das graduações em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As respostas obtidas revelaram insegurança dos estudantes, tanto em termos conceituais quanto de representação, com justificativas superficiais, recorrendo sempre à regra do octeto para descrever modelos de ligações químicas. Os resultados sugerem que esses estudantes tiveram uma formação inadequada, no ensino médio e que os exames para ingresso nas graduações se fizeram segundo critérios pouco exigentes em termos de conhecimentos. As observações feitas levam à conclusão de que, para mudanças futuras, é necessário que escolas de ensino médio e dos períodos iniciais nas universidades privilegiem a adoção de métodos pedagógicos contextualizados, aplicando estratégias para superar o ensino memorístico e superficial sobre Ligações Químicas, o que, provavelmente, se aplica ao ensino de outros temas da Química 2014-12-17T15:42:00Z 2013-01-30 2014-12-17T15:42:00Z 2010-08-16 masterThesis SILVA, Júlio César Oliveira da. Problemas de aprendizagem sobre ligações químicas para estudantes de graduação. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17672 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Química Físico-Química; Química