O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
O presente estudo tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de jovens e adultos com a interação social virtual, partindo de suas narrativas. Inspiradas nas ideias de Martin Heidegger, especialmente em seu seminário A Questão da Técnica , refletiremos sobre os modos de ser-com, em tem...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17533 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-17533 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-175332017-11-04T09:48:47Z O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado Tokuo, Bianca Galván Dutra, Elza Maria do Socorro http://lattes.cnpq.br/2855483750417995 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767284P4&dataRevisao=null Silva, Josimey Costa da http://lattes.cnpq.br/7619869688485452 Goto, Tommy Akira http://lattes.cnpq.br/0629687499521125 Fenomenologia heideggeriana. Redes sociais. Psicologia fenomenológica. Pesquisa fenomenológica Social networks. Phenomenological psychology. Phenomenological research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA O presente estudo tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de jovens e adultos com a interação social virtual, partindo de suas narrativas. Inspiradas nas ideias de Martin Heidegger, especialmente em seu seminário A Questão da Técnica , refletiremos sobre os modos de ser-com, em tempos de tecnologia, internet, consumo e hipermodernidade, contexto deste estudo, onde as coisas são vivenciadas em seu extremo (hiperconsumo, hipercorpo, hipermercado, hipercartões). Neste cenário, a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação estão mediando, cada vez mais o contato do homem com o mundo, reconfigurando a vida em sociedade. Diante disso, apresentamos A Era do Click , em que são possibilitados novos meios de estar com os outros. Este é um estudo qualitativo, baseado na fenomenologia de Heidegger, por ser favorecedora da compreensão dos sentidos da experiência em relação à questão problematizada. Como estratégias de pesquisa foram utilizadas sondagem de campo e entrevistas individuais, inspiradas nas narrativas de Walter Benjamin. Cinco colaboradores relataram suas experiências de ser-com no mundo virtual. A partir de seus relatos foi possível compreender que o espaço virtual se revela como mais um lócus, dentre tantos, no cotidiano do ser do homem, em que emergem diferentes modos de ser-com. Dependendo de sua abertura, a proximidade ou o distanciamento tornam-se relativos, do mesmo modo que o pessoal e o impessoal, o próprio e o impróprio. Além disso, tornou-se claro que, a virtualidade pode ajudar a lidar com a solidão e a angústia temporariamente, da mesma forma que pode tornar-se uma barreira para um contato mais aprofundado e autêntico com os outros. Os colaboradores demonstraram uma atitude de serenidade, um poder dizer sim e não simultaneamente à técnica moderna, além de uma postura de meditar sobre os modos como se conectam. Questionamos as implicações em longo prazo da virtualização do contato, estimulando novos estudos, sob a luz da fenomenologia heideggeriana 2014-12-17T15:39:01Z 2013-08-12 2014-12-17T15:39:01Z 2013-03-15 masterThesis TOKUO, Bianca Galván. O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17533 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Psicologia Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Fenomenologia heideggeriana. Redes sociais. Psicologia fenomenológica. Pesquisa fenomenológica Social networks. Phenomenological psychology. Phenomenological research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Fenomenologia heideggeriana. Redes sociais. Psicologia fenomenológica. Pesquisa fenomenológica Social networks. Phenomenological psychology. Phenomenological research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Tokuo, Bianca Galván O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de jovens e
adultos com a interação social virtual, partindo de suas narrativas. Inspiradas nas ideias de
Martin Heidegger, especialmente em seu seminário A Questão da Técnica , refletiremos
sobre os modos de ser-com, em tempos de tecnologia, internet, consumo e
hipermodernidade, contexto deste estudo, onde as coisas são vivenciadas em seu extremo
(hiperconsumo, hipercorpo, hipermercado, hipercartões). Neste cenário, a Internet e as
Tecnologias de Informação e Comunicação estão mediando, cada vez mais o contato do
homem com o mundo, reconfigurando a vida em sociedade. Diante disso, apresentamos A
Era do Click , em que são possibilitados novos meios de estar com os outros. Este é um
estudo qualitativo, baseado na fenomenologia de Heidegger, por ser favorecedora da
compreensão dos sentidos da experiência em relação à questão problematizada. Como
estratégias de pesquisa foram utilizadas sondagem de campo e entrevistas individuais,
inspiradas nas narrativas de Walter Benjamin. Cinco colaboradores relataram suas
experiências de ser-com no mundo virtual. A partir de seus relatos foi possível
compreender que o espaço virtual se revela como mais um lócus, dentre tantos, no
cotidiano do ser do homem, em que emergem diferentes modos de ser-com. Dependendo
de sua abertura, a proximidade ou o distanciamento tornam-se relativos, do mesmo modo
que o pessoal e o impessoal, o próprio e o impróprio. Além disso, tornou-se claro que, a
virtualidade pode ajudar a lidar com a solidão e a angústia temporariamente, da mesma
forma que pode tornar-se uma barreira para um contato mais aprofundado e autêntico com
os outros. Os colaboradores demonstraram uma atitude de serenidade, um poder dizer sim
e não simultaneamente à técnica moderna, além de uma postura de meditar sobre os modos
como se conectam. Questionamos as implicações em longo prazo da virtualização do
contato, estimulando novos estudos, sob a luz da fenomenologia heideggeriana |
author2 |
Dutra, Elza Maria do Socorro |
author_facet |
Dutra, Elza Maria do Socorro Tokuo, Bianca Galván |
format |
masterThesis |
author |
Tokuo, Bianca Galván |
author_sort |
Tokuo, Bianca Galván |
title |
O contato em um click:
ser-com em um mundo supervirtualizado |
title_short |
O contato em um click:
ser-com em um mundo supervirtualizado |
title_full |
O contato em um click:
ser-com em um mundo supervirtualizado |
title_fullStr |
O contato em um click:
ser-com em um mundo supervirtualizado |
title_full_unstemmed |
O contato em um click:
ser-com em um mundo supervirtualizado |
title_sort |
o contato em um click:
ser-com em um mundo supervirtualizado |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17533 |
work_keys_str_mv |
AT tokuobiancagalvan ocontatoemumclicksercomemummundosupervirtualizado |
_version_ |
1773957639112228864 |