O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado

O presente estudo tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de jovens e adultos com a interação social virtual, partindo de suas narrativas. Inspiradas nas ideias de Martin Heidegger, especialmente em seu seminário A Questão da Técnica , refletiremos sobre os modos de ser-com, em tem...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Tokuo, Bianca Galván
Outros Autores: Dutra, Elza Maria do Socorro
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17533
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-17533
record_format dspace
spelling ri-123456789-175332017-11-04T09:48:47Z O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado Tokuo, Bianca Galván Dutra, Elza Maria do Socorro http://lattes.cnpq.br/2855483750417995 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767284P4&dataRevisao=null Silva, Josimey Costa da http://lattes.cnpq.br/7619869688485452 Goto, Tommy Akira http://lattes.cnpq.br/0629687499521125 Fenomenologia heideggeriana. Redes sociais. Psicologia fenomenológica. Pesquisa fenomenológica Social networks. Phenomenological psychology. Phenomenological research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA O presente estudo tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de jovens e adultos com a interação social virtual, partindo de suas narrativas. Inspiradas nas ideias de Martin Heidegger, especialmente em seu seminário A Questão da Técnica , refletiremos sobre os modos de ser-com, em tempos de tecnologia, internet, consumo e hipermodernidade, contexto deste estudo, onde as coisas são vivenciadas em seu extremo (hiperconsumo, hipercorpo, hipermercado, hipercartões). Neste cenário, a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação estão mediando, cada vez mais o contato do homem com o mundo, reconfigurando a vida em sociedade. Diante disso, apresentamos A Era do Click , em que são possibilitados novos meios de estar com os outros. Este é um estudo qualitativo, baseado na fenomenologia de Heidegger, por ser favorecedora da compreensão dos sentidos da experiência em relação à questão problematizada. Como estratégias de pesquisa foram utilizadas sondagem de campo e entrevistas individuais, inspiradas nas narrativas de Walter Benjamin. Cinco colaboradores relataram suas experiências de ser-com no mundo virtual. A partir de seus relatos foi possível compreender que o espaço virtual se revela como mais um lócus, dentre tantos, no cotidiano do ser do homem, em que emergem diferentes modos de ser-com. Dependendo de sua abertura, a proximidade ou o distanciamento tornam-se relativos, do mesmo modo que o pessoal e o impessoal, o próprio e o impróprio. Além disso, tornou-se claro que, a virtualidade pode ajudar a lidar com a solidão e a angústia temporariamente, da mesma forma que pode tornar-se uma barreira para um contato mais aprofundado e autêntico com os outros. Os colaboradores demonstraram uma atitude de serenidade, um poder dizer sim e não simultaneamente à técnica moderna, além de uma postura de meditar sobre os modos como se conectam. Questionamos as implicações em longo prazo da virtualização do contato, estimulando novos estudos, sob a luz da fenomenologia heideggeriana 2014-12-17T15:39:01Z 2013-08-12 2014-12-17T15:39:01Z 2013-03-15 masterThesis TOKUO, Bianca Galván. O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17533 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Psicologia Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Fenomenologia heideggeriana. Redes sociais. Psicologia fenomenológica. Pesquisa fenomenológica
Social networks. Phenomenological psychology. Phenomenological research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Fenomenologia heideggeriana. Redes sociais. Psicologia fenomenológica. Pesquisa fenomenológica
Social networks. Phenomenological psychology. Phenomenological research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tokuo, Bianca Galván
O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
description O presente estudo tem como objetivo compreender os sentidos da experiência de jovens e adultos com a interação social virtual, partindo de suas narrativas. Inspiradas nas ideias de Martin Heidegger, especialmente em seu seminário A Questão da Técnica , refletiremos sobre os modos de ser-com, em tempos de tecnologia, internet, consumo e hipermodernidade, contexto deste estudo, onde as coisas são vivenciadas em seu extremo (hiperconsumo, hipercorpo, hipermercado, hipercartões). Neste cenário, a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação estão mediando, cada vez mais o contato do homem com o mundo, reconfigurando a vida em sociedade. Diante disso, apresentamos A Era do Click , em que são possibilitados novos meios de estar com os outros. Este é um estudo qualitativo, baseado na fenomenologia de Heidegger, por ser favorecedora da compreensão dos sentidos da experiência em relação à questão problematizada. Como estratégias de pesquisa foram utilizadas sondagem de campo e entrevistas individuais, inspiradas nas narrativas de Walter Benjamin. Cinco colaboradores relataram suas experiências de ser-com no mundo virtual. A partir de seus relatos foi possível compreender que o espaço virtual se revela como mais um lócus, dentre tantos, no cotidiano do ser do homem, em que emergem diferentes modos de ser-com. Dependendo de sua abertura, a proximidade ou o distanciamento tornam-se relativos, do mesmo modo que o pessoal e o impessoal, o próprio e o impróprio. Além disso, tornou-se claro que, a virtualidade pode ajudar a lidar com a solidão e a angústia temporariamente, da mesma forma que pode tornar-se uma barreira para um contato mais aprofundado e autêntico com os outros. Os colaboradores demonstraram uma atitude de serenidade, um poder dizer sim e não simultaneamente à técnica moderna, além de uma postura de meditar sobre os modos como se conectam. Questionamos as implicações em longo prazo da virtualização do contato, estimulando novos estudos, sob a luz da fenomenologia heideggeriana
author2 Dutra, Elza Maria do Socorro
author_facet Dutra, Elza Maria do Socorro
Tokuo, Bianca Galván
format masterThesis
author Tokuo, Bianca Galván
author_sort Tokuo, Bianca Galván
title O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
title_short O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
title_full O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
title_fullStr O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
title_full_unstemmed O contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
title_sort o contato em um click: ser-com em um mundo supervirtualizado
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17533
work_keys_str_mv AT tokuobiancagalvan ocontatoemumclicksercomemummundosupervirtualizado
_version_ 1773957639112228864