A água nossa de cada dia: percepção, uso e predisposições comportamentais de alunos do ensino médio de Natal, Rio Grande do Norte
Embora a escassez de água seja reconhecida como um dos principais problemas mundiais a ser enfrentado pela humanidade, padrões comportamentais ecologicamente insustentáveis ainda persistem. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar determinantes do comportamento pró-ambiental relativo à água, b...
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17472 |
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Resumo: | Embora a escassez de água seja reconhecida como um dos principais problemas
mundiais a ser enfrentado pela humanidade, padrões comportamentais ecologicamente
insustentáveis ainda persistem. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar determinantes
do comportamento pró-ambiental relativo à água, bem como os significados que lhe são
atribuídos por alunos do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do
Rio Grande do Norte, em Natal. Compuseram a amostra de conveniência 315
estudantes, 146 mulheres e 169 homens, que responderam a um questionário sobre uso e
percepção da água, contendo também indicadores de pró-ambientalismo, cuidado
ambiental, desenvolvimento sustentável, perspectiva temporal, externalidades e
coletivismo, além de inquérito sócio-demográfico. Para os participantes, água é
sinônimo de vida, muito embora a relação que mantém com ela parece dúbia e, muito
mais funcional que ecológica; consideram-na um recurso finito, um patrimônio
indispensável à vida, contudo não foi observada coerência entre as concepções
manifestadas e os comportamentos auto-relatados de uso da água. Os resultados
encontrados apontaram preditores importantes do comportamento pró-ambiental
relativo à água: sexo do respondente, Escala Novo Paradigma Ecológico e deixar forma
de contato para participar de campanhas futuras. Seja para aprofundamento teórico em
novos estudos, seja para auxiliar na elaboração de programas de educação ambiental,
que poderiam contribuir para inibir os efeitos de uma cultura de consumo e de uma
visão utilitarista da água, ampliando esforços individuais e coletivos para a preservação
de bens comuns, como a água.
Palavras-chave: psicologia ambiental; sustentabilidade; água; comportamento próambiental.
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Abstract
Although water scarcity is recognized as one of the main world-wide problems to be
faced by human kind, ecologically unsustainable patterns of behavior still persist. Thus,
the objective of this study was to analyze pro-environmental behavior related to water,
as well as meanings associated to it by high school students of Federal Center of
Technological Education of Rio Grande do Norte, in Natal. The convenience sample
was composed by 315 students, 146 women and 169 men, who answered a
questionnaire about use and perception of water, containing indicators of proenvironmentalism,
environmental care, sustainable development, time perspective,
externalities and collectivism, besides socio-demographic items. According to
participants, water is synonymous of life, even though the relationship they present with
it is ambiguous, much more functional than ecological; they consider it a finite resource,
an indispensable life patrimony, however there was no coherence between such
conceptions and the self-reported behaviors of water use. Results indicated three
important predictors of pro-environmental behavior: sex of respondent, New Ecological
Paradigm Scale and telephone/address left for eventual contact to participate in future
environmental campaigns. They may be used in additional studies for theoretical
development, or to assist in the planning of programs of environmental education,
aimed at the inhibition of the effects of a culture of consumption and of an utilitarian
perception of water, extending individual and collective efforts towards the preservation
of common resources as water |
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