A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental

Music can be found in peculiar historical and social context with distinct functions, such as religious rituals, ethic-esthetic education of subjects, therapeutic elements, critic and maintenance of established patterns, among others. Considered as language, music acts on dialogue dimensions of the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Macedo, Narjara Medeiros de
Outros Autores: Francischini, Rosangela
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17398
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-17398
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Ensino Fundamental
Psicologia do Desenvolvimento
Apreciação Musical
Infância
Indústria Cultural
Development Psycology
Musical Appreciation
Childhood
Cultural Industry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
spellingShingle Ensino Fundamental
Psicologia do Desenvolvimento
Apreciação Musical
Infância
Indústria Cultural
Development Psycology
Musical Appreciation
Childhood
Cultural Industry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Macedo, Narjara Medeiros de
A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental
description Music can be found in peculiar historical and social context with distinct functions, such as religious rituals, ethic-esthetic education of subjects, therapeutic elements, critic and maintenance of established patterns, among others. Considered as language, music acts on dialogue dimensions of the body, the senses, the affectionate-cognitive and of social interactions. Their uses reveal the social forces that cross the culture and constitution of subjectivities. The attribution of senses by the subjects to musical production reveals the cultural voices in dialogue, that circumscribe determined social places to them. Our aim in this work is to investigate the child musical appreciation, with children about 7 to 9 years old, and, by attributing uses and senses to music, unveil the voices that settle the places intended and assumed by infancy in contemporaneity The child constructs its musical appreciation through cultural access and mediation, possible by circulation in several socializing groups like family, school, church, infant groups, community groups and, more recently, publicity and media These last two spheres, enabled by the development of the technological means of communication, contributed to the dissemination of the set of consume ideas and for the emergence of the cultural industry, characteristic of the capitalistic production way in its present configuration. They develop new possibilities of perception of the world, in which the limits between childhood and adulthood are not anymore the same that have been established in previous centuries. So, the child musical appreciation is constituted by homogeneity regarding the senses built and disseminated by cultural industry and by the logical merchandizing, and singularities, associated to the construction of senses in interaction with global, local, and multiple contexts, through which the subject circulates and constitutes himself polyphonically
author2 Francischini, Rosangela
author_facet Francischini, Rosangela
Macedo, Narjara Medeiros de
format masterThesis
author Macedo, Narjara Medeiros de
author_sort Macedo, Narjara Medeiros de
title A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental
title_short A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental
title_full A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental
title_fullStr A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental
title_sort apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17398
work_keys_str_mv AT macedonarjaramedeirosde aapreciacaomusicalinfantilaspectosdaconstituicaodainfanciacontemporaneanodiscursodecriancasdoensinofundamental
AT macedonarjaramedeirosde apreciacaomusicalinfantilaspectosdaconstituicaodainfanciacontemporaneanodiscursodecriancasdoensinofundamental
_version_ 1773958097222500352
spelling ri-123456789-173982017-11-01T08:26:06Z A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental Macedo, Narjara Medeiros de Francischini, Rosangela http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761536A6&dataRevisao=null Vasconcelos, Mário Sérgio http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793929U6 Lopes, Denise Maria de Carvalho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5 Ensino Fundamental Psicologia do Desenvolvimento Apreciação Musical Infância Indústria Cultural Development Psycology Musical Appreciation Childhood Cultural Industry CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Music can be found in peculiar historical and social context with distinct functions, such as religious rituals, ethic-esthetic education of subjects, therapeutic elements, critic and maintenance of established patterns, among others. Considered as language, music acts on dialogue dimensions of the body, the senses, the affectionate-cognitive and of social interactions. Their uses reveal the social forces that cross the culture and constitution of subjectivities. The attribution of senses by the subjects to musical production reveals the cultural voices in dialogue, that circumscribe determined social places to them. Our aim in this work is to investigate the child musical appreciation, with children about 7 to 9 years old, and, by attributing uses and senses to music, unveil the voices that settle the places intended and assumed by infancy in contemporaneity The child constructs its musical appreciation through cultural access and mediation, possible by circulation in several socializing groups like family, school, church, infant groups, community groups and, more recently, publicity and media These last two spheres, enabled by the development of the technological means of communication, contributed to the dissemination of the set of consume ideas and for the emergence of the cultural industry, characteristic of the capitalistic production way in its present configuration. They develop new possibilities of perception of the world, in which the limits between childhood and adulthood are not anymore the same that have been established in previous centuries. So, the child musical appreciation is constituted by homogeneity regarding the senses built and disseminated by cultural industry and by the logical merchandizing, and singularities, associated to the construction of senses in interaction with global, local, and multiple contexts, through which the subject circulates and constitutes himself polyphonically Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A música pode ser encontrada em diferentes contextos históricos e sociais com funções bem distintas, tais como rituais religiosos, educação ética-estética dos sujeitos, elemento terapêutico, crítica ou manutenção de padrões estabelecidos, dentre outras. Enquanto linguagem, a música atua no diálogo entre as dimensões do corpo, dos sentidos, do afetivo-cognitivo e das interações sociais. Seus usos revelam as forças sociais que atravessam a cultura e a constituição das subjetividades. A atribuição de sentidos pelos sujeitos à produção musical revela as vozes culturais em diálogo, que circunscrevem determinados lugares sociais aos mesmos. Nosso objetivo nesse trabalho é investigar a apreciação musical infantil, através de entrevistas semi-estruturadas com crianças de idades entre 7 e 9 anos, para, através da atribuição de usos e sentidos à música, desvelar as vozes que povoam os lugares destinados e assumidos pela infância na contemporaneidade. A criança constrói sua apreciação musical através dos acessos e mediações culturais, possíveis através da circulação nos diversos grupos de socialização, como a família, a escola, a igreja, os grupos infantis, os grupos comunitários e, mais recentemente, a publicidade e a mídia. Estas duas últimas esferas, possibilitadas pelo desenvolvimento dos meios tecnológicos de comunicação, contribuíram para a disseminação do ideário do consumo e para o surgimento da industria cultural, característicos do modo de produção capitalista em sua configuração atual. Desenvolvem-se novas possibilidades de percepção do mundo, em que os limites entre idade infantil e idade adulta já não são mais os mesmos estabelecidos tradicionalmente nos séculos anteriores. Assim, a apreciação musical infantil se constitui em homologias, referentes aos sentidos construídos e disseminados pela indústria cultural e pela lógica mercadológica, e singularidades, associadas à construção de sentidos na interação entre contextos múltiplos, locais e globais, pelos quais o sujeito circula e se constitui polifonicamente 2014-12-17T15:38:37Z 2014-12-08 2014-12-17T15:38:37Z 2005-03-21 masterThesis MACEDO, Narjara Medeiros de. A apreciação musical infantil: aspectos da constituição da infância contemporânea no discurso de crianças do Ensino Fundamental. 2005. 224 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17398 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Psicologia Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida