As orquestras invadem as salas de estar: redefinição dos padrões e espaços para a escuta musical no Rio de Janeiro (1926-1931)

In the late nineteenth and early twentieth century, a series of technical innovations have been commercially and widespread on some urban groups everyday, in Brazil. Some of these technological innovations have played an important role in large-scale distribution of artistic works, which until then...

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Päätekijä: Emídio, Luiz Felipe Sousa Tavares
Muut tekijät: Rocha, Raimundo Nonato Araújo da
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Julkaistu: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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spelling ri-123456789-169402017-11-04T06:29:29Z As orquestras invadem as salas de estar: redefinição dos padrões e espaços para a escuta musical no Rio de Janeiro (1926-1931) Emídio, Luiz Felipe Sousa Tavares Rocha, Raimundo Nonato Araújo da http://lattes.cnpq.br/9652193839216411 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8 Viana, Helder do Nascimento http://lattes.cnpq.br/7276445057059197 Flores, élio Chaves http://lattes.cnpq.br/1339690499643152 Música Indústria fonográfica Habitação Sensibilidades Music Phonographic industry Housing Environmental sensitivities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA In the late nineteenth and early twentieth century, a series of technical innovations have been commercially and widespread on some urban groups everyday, in Brazil. Some of these technological innovations have played an important role in large-scale distribution of artistic works, which until then had an extremely limited potential for diffusion. Development of devices that can record and play music has been mechanically inserted into this logic, while the gramophones, phonographs, cylinders and discs became popular. By this time a new moment for production and consumption of music had started. Especially since the begging of electrical system for registration and production of sounds, this process bought important meaning to the way some peoples in Rio would leasing and sense music, besides it had contributed substantially to changes in the spatial references of these individuals No final do século XIX e início do século XX, uma série de inovações técnicas foram difundidas comercialmente e repercutiram consideravelmente no cotidiano de alguns grupos urbanos brasileiros. Algumas dessas novidades tecnológicas desempenharam um papel importante na difusão em larga escala de obras artísticas que até então tinham um potencial de difusão extremamente restrito. O desenvolvimento de dispositivos capazes de registrar e reproduzir música mecanicamente esteve inserido nessa lógica, ao passo que a popularização de gramofones, fonógrafos, cilindros e discos inauguraram um novo momento para a produção e consumo de música. Sobretudo a partir da inauguração do sistema elétrico de registro e reprodução de sons, esse processo trouxe repercussões relevantes para as sensibilidades auditivas e maneiras de se ouvir música entre algumas camadas da população carioca, além de ter contribuído substancialmente para alterações nos referenciais espaciais desses indivíduos 2014-12-17T15:25:13Z 2011-05-29 2014-12-17T15:25:13Z 2010-08-31 masterThesis EMÍDIO, Luiz Felipe Sousa Tavares. As orquestras invadem as salas de estar: redefinição dos padrões e espaços para a escuta musical no Rio de Janeiro (1926-1931). 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16940 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em História História e Espaços
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Emídio, Luiz Felipe Sousa Tavares
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