Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o nada de Nishitani Keiji
The dialog between the East philosophy and the Western thinking allow us to think the problems inherent to our time from several point of views. Nishitani Keiji, from the Kyoto School, sees the contemporaneity, or the time of the technic, for Heidegger, as derivation and as an immediate consequence...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16513 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-16513 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-165132017-11-04T07:34:28Z Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o nada de Nishitani Keiji Prazeres, Amanda Sayonara Fernandes Bezerra, Cícero Cunha http://lattes.cnpq.br/7826852220344674 http://lattes.cnpq.br/6374968779536950 Santos, Gisele Amaral dos http://lattes.cnpq.br/4477251256312157 Florentino Neto, Antonio http://lattes.cnpq.br/2760209840597803 Nishitani Keiji. Cogito. Ś ū nyatā . Trans-descendência. Liberdade Nishitani Keiji. Cogito. Ś ū nyatā . Trans-Descendance. Freedom CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA The dialog between the East philosophy and the Western thinking allow us to think the problems inherent to our time from several point of views. Nishitani Keiji, from the Kyoto School, sees the contemporaneity, or the time of the technic, for Heidegger, as derivation and as an immediate consequence of perspective introduced in the modern era form the Cartesian s cogito which creates a barrier that separates man and world. Scientific thinking that dominates our era was created from the thinking that ennobles human reason to the detriment of the others things in the world, determining that the knowledge just can be produced by the man himself and his set of rational powers. However, alerts us Nishitani, this point of view derived from modern thought which imposes subjectivity egocentric type besides not apprehend things in their truth, neither achieves the true self of man. In an attempt to overcome the abuses produced in modernity and that reverberates in our way of be until today, our philosopher will propose the point of view of the nothingness (śūnyatā) as a way to trans-descendance, that is, to overcome the traditional thinking overvalues the reason for the encounter with the original face of man, which by no longer impose its cognitive power can know all things in their true, in the tathatā Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O diálogo estabelecido entre a filosofia Oriental e o pensamento Ocidental nos permite pensar os problemas inerentes ao nosso tempo a partir de ponto de vistas diversos. Nishitani Keiji, representante da Escola de Kyoto, percebe a contemporaneidade, o tempo da vigência da técnica, nas palavras de Heidegger, como derivação e consequência imediata da perspectiva introduzida na era moderna a partir do cogito cartesiano a qual cria uma barreira que separa homem e mundo. O pensamento científico que domina a nossa Era nasceu de uma construção de pensamento que enobrece a razão humana em detrimento das demais coisas do mundo, determinando que o conhecimento somente deve ser produzido a partir do próprio homem e seu conjunto de competências racionais. No entanto, nos alerta Nishitani, este ponto de vista derivado do pensamento moderno que impõe uma subjetividade do tipo egocêntrica além de não apreender as coisas em sua verdade, também não alcança o verdadeiro eu do homem. Na tentativa de suplantar os abusos gerados na modernidade e que reverberam em nosso modo de ser até hoje, nosso pensador, irá propor o ponto de vista da vacuidade (śūnyatā) como um caminho de trans-descendência, ou seja, de superação do pensamento tradicional que supervaloriza a razão para o encontro com o rosto original do homem, o qual ao não mais impor seu poder cognitivo pode conhecer todas as coisas em sua verdade, em seu tathatā 2014-12-17T15:12:18Z 2013-08-20 2014-12-17T15:12:18Z 2013-04-18 masterThesis PRAZERES, Amanda Sayonara Fernandes. Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o nada de Nishitani Keiji. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16513 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Filosofia Metafísica |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Nishitani Keiji. Cogito. Ś ū nyatā . Trans-descendência. Liberdade Nishitani Keiji. Cogito. Ś ū nyatā . Trans-Descendance. Freedom CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
spellingShingle |
Nishitani Keiji. Cogito. Ś ū nyatā . Trans-descendência. Liberdade Nishitani Keiji. Cogito. Ś ū nyatā . Trans-Descendance. Freedom CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA Prazeres, Amanda Sayonara Fernandes Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o nada de Nishitani Keiji |
description |
The dialog between the East philosophy and the Western thinking allow us to think the
problems inherent to our time from several point of views. Nishitani Keiji, from the
Kyoto School, sees the contemporaneity, or the time of the technic, for Heidegger, as
derivation and as an immediate consequence of perspective introduced in the modern
era form the Cartesian s cogito which creates a barrier that separates man and world.
Scientific thinking that dominates our era was created from the thinking that ennobles
human reason to the detriment of the others things in the world, determining that the
knowledge just can be produced by the man himself and his set of rational powers.
However, alerts us Nishitani, this point of view derived from modern thought which
imposes subjectivity egocentric type besides not apprehend things in their truth, neither
achieves the true self of man. In an attempt to overcome the abuses produced in
modernity and that reverberates in our way of be until today, our philosopher will
propose the point of view of the nothingness (śūnyatā) as a way to trans-descendance,
that is, to overcome the traditional thinking overvalues the reason for the encounter with
the original face of man, which by no longer impose its cognitive power can know all
things in their true, in the tathatā |
author2 |
Bezerra, Cícero Cunha |
author_facet |
Bezerra, Cícero Cunha Prazeres, Amanda Sayonara Fernandes |
format |
masterThesis |
author |
Prazeres, Amanda Sayonara Fernandes |
author_sort |
Prazeres, Amanda Sayonara Fernandes |
title |
Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o
nada de Nishitani Keiji |
title_short |
Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o
nada de Nishitani Keiji |
title_full |
Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o
nada de Nishitani Keiji |
title_fullStr |
Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o
nada de Nishitani Keiji |
title_full_unstemmed |
Existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro A religião e o
nada de Nishitani Keiji |
title_sort |
existência e liberdade: a trans-descendência extática da vida no livro a religião e o
nada de nishitani keiji |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16513 |
work_keys_str_mv |
AT prazeresamandasayonarafernandes existenciaeliberdadeatransdescendenciaextaticadavidanolivroareligiaoeonadadenishitanikeiji |
_version_ |
1773967022377402368 |