Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade

Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conserva...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marques, Barbara Romeika Rodrigues
Outros Autores: Alves Neto, Rodrigo Ribeiro
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505
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spelling ri-123456789-165052017-11-04T07:46:32Z Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade Marques, Barbara Romeika Rodrigues Alves Neto, Rodrigo Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2925763026045502 http://lattes.cnpq.br/7983480785136119 Dela-sávia, Sérgio Luís Rizzo http://lattes.cnpq.br/3569074915058707 Aguiar, Odílio Alves http://lattes.cnpq.br/8011131702959906 Hannah Arendt. Educação. Crise. Modernidade. Autoridade. Espaço Público Hannah Arendt. Education. Crisis. Modernity. Authority. Public Space CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público. 2014-12-17T15:12:16Z 2013-04-18 2014-12-17T15:12:16Z 2012-10-15 masterThesis MARQUES, Barbara Romeika Rodrigues. Hannah Arendt e a crise na educação como crise político-filosófica da modernidade. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16505 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Filosofia Metafísica
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Marques, Barbara Romeika Rodrigues
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description Este estudo busca esclarecer e discutir a reflexão de Hannah Arendt sobre a crise na educação no mundo contemporâneo enquanto crise político-filosófica da modernidade. Trata-se de explicitar de que forma o significado da educação está atrelado às condições de instituição, compartilhamento e conservação do mundo comum e humano. Com o intuito de reconstruir as análises da autora sobre os reflexos da crise político-filosófica da modernidade na esfera prépolítica da educação, esta pesquisa investiga de que modo o fim da tradição metafísica, o esfacelamento da autoridade, o obscurecimento da esfera pública e a moderna alienação do mundo promoveram uma profunda degradação das capacidades humanas de construir, conservar e compartilhar pela ação e pelo discurso um mundo que possa sobreviver e permanecer um lugar não mortal para seres que nascem e morrem. Palavras-chave: Hannah Arendt; Educação; Crise; Modernidade; Autoridade; Espaço Público.
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