Narrativas humorísticas: esquemas e frames na compreensão do risível
A Linguística Cognitiva tem como um de seus principais objetivos descrever e analisar os processos de construção de sentido. Para isso, suas pesquisas pressupõem a existência de estruturas cognitivas oriundas das experiências sensório-motoras e socioculturais dos usuários da língua, as quais são ace...
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16355 |
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Resumo: | A Linguística Cognitiva tem como um de seus principais objetivos descrever e analisar
os processos de construção de sentido. Para isso, suas pesquisas pressupõem a
existência de estruturas cognitivas oriundas das experiências sensório-motoras e
socioculturais dos usuários da língua, as quais são acessadas pelo sujeito durante a
compreensão textual. Fundamentada teoricamente nesta abordagem cognitiva da
linguagem, esta dissertação tem como objetivo nuclear descrever e analisar como os
domínios cognitivos - representados pelos esquemas e frames - permitem ao leitor
depreender o risível em textos humorísticos. Entende-se por esquemas os domínios das
informações construídas e armazenadas na mente do sujeito, oriundas de sua
experiência corporal, como ao movimentar-se ou manipular objetos. Os frames, por sua
vez, são os constructos que emergem a partir da interação, estabelecida de forma
dinâmica e consensual, entre os sujeitos em contextos socioculturais específicos.
Percorremos este caminho não somente por acreditarmos que o efeito de humor
decorrente de um texto está subordinado à ativação e ao acionamento dos esquemas e
frames armazenados na mente no leitor, como ainda por crermos na existência de vários
níveis de compreensão, o que explica a recuperação de trechos humorísticos em um
texto. Para confirmar a nossa hipótese, utilizamo-nos da aplicação de um experimento
(uma atividade, com textos humorísticos, para alunos dos ensinos Fundamental e Médio
registrarem sua compreensão). Para a análise dos resultados dessa atividade,
apropriamo-nos, metodologicamente, do processo da introspecção (entendida como a
intuição do pesquisador e a responsável pela produção de ideias e raciocínios ao
manipular os dados). Durante a observação minuciosa do nosso experimento, chegamos
à conclusão de que o humor é apreendido intelectualmente quando os esquemas e
frames são confrontados |
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