O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco

The aim of this research is, starting from a Baroque reading, unfold the understanding of the poems by João Cabral de Melo Neto in the axis Pernambuco-Spain. From this perspective, the reading of poet s Obra Completa allows the appearance of two persons, one from Seville and other from the Brazili...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vinagre, Verônica Falcão de Oliveira
Outros Autores: Silva, Francisco Ivan da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16346
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16346
record_format dspace
spelling ri-123456789-163462017-11-02T15:18:39Z O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco Vinagre, Verônica Falcão de Oliveira Silva, Francisco Ivan da http://lattes.cnpq.br/6218970408582097 http://lattes.cnpq.br/9835038564106860 Lima, Samuel Anderson de Oliveira http://lattes.cnpq.br/4097533367851915 Pinheiro, Vanessa Neves Riambau http://lattes.cnpq.br/8345360905892527 João Cabral de Melo Neto. Barroco. Cultura. Sertanejo. Sevilhano João Cabral de Melo Neto. Barroque. Culture. Northeastern Brazilian. Sevillian CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA The aim of this research is, starting from a Baroque reading, unfold the understanding of the poems by João Cabral de Melo Neto in the axis Pernambuco-Spain. From this perspective, the reading of poet s Obra Completa allows the appearance of two persons, one from Seville and other from the Brazilian countryside, whom curiously pulsate and reveal themselves from their homelands, Brazilian northeastern dry lands and Seville, to a labyrinthy meeting establishing a close and exciting relationship of cities apart but which mark a contiguous dialogue between both cultures. The theorical effort of this investigation permeates, approaches and contrasts the directions of, among others, Severo Sarduy (1999), Gilles Deleuze (2012) and Eugenio D Ors (unknown). Not traveling an anthropological bias, this study observes the Spanish space and the Brazilian northeastern dry lands space, joining the regional to the universal and analyzes the baroque game in the (re) construction of the both men s cultures. These elements fuse, approach and move away, causing a game of allusions to Pernambuco and Spain that show itself through a similar cultural bias and different at the same time. From this apprehension it is possible to understand the synthesis of the Brazilian arid northeast-Seville men as a update of seventeenth century Baroque coming from indexes that are shown over the particular written by João Cabral de Melo Neto, in the Iberian Baroque scenario and in the American one s Esta pesquisa tem o objetivo de, a partir de uma leitura barroca, desdobrar a compreensão dos poemas de João Cabral de Melo Neto no eixo Pernambuco Espanha. Nessa perspectiva, a leitura da Obra Completa do poeta permite a aparição de dois sujeitos, o sevilhano e o sertanejo, que, curiosamente, pulsam e revelam-se desde seus locais de origem, Sertão e Sevilha, a um encontro labiríntico estabelecendo uma estreita e instigante relação de cidades alijadas, mas que assinalam um diálogo contíguo entre suas culturas. O esforço teórico desta investigação perpassa, aproxima ou contrapõe as orientações, entre outras, de Severo Sarduy (1999), Gilles Deleuze (2012) e Eugenio D Ors (s.d). Não percorrendo um viés antropológico, este estudo observa o espaço espanhol e o espaço pernambucano congregando o regional ao universal e analisa o jogo Barroco na (re) construção da cultura do homem sertanejo e sevilhano. Esses elementos que se fundem, se aproximam e se distanciam provocam um jogo de alusões a Pernambuco e à Espanha que se mostram pelo viés cultural parecidos e ao mesmo tempo diferentes. Dessa apreensão, é possível compreender a síntese do sertanejo-sevilhano como uma atualização do Barroco do seiscentos a partir de índices que são evidenciados na escrita peculiar de João Cabral de Melo Neto, do cenário do Barroco ibérico e do Barroco americano 2014-12-17T15:07:11Z 2014-12-03 2014-12-17T15:07:11Z 2014-08-11 masterThesis VINAGRE, Verônica Falcão de Oliveira. O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco. 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16346 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic João Cabral de Melo Neto. Barroco. Cultura. Sertanejo. Sevilhano
João Cabral de Melo Neto. Barroque. Culture. Northeastern Brazilian. Sevillian
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle João Cabral de Melo Neto. Barroco. Cultura. Sertanejo. Sevilhano
João Cabral de Melo Neto. Barroque. Culture. Northeastern Brazilian. Sevillian
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Vinagre, Verônica Falcão de Oliveira
O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco
description The aim of this research is, starting from a Baroque reading, unfold the understanding of the poems by João Cabral de Melo Neto in the axis Pernambuco-Spain. From this perspective, the reading of poet s Obra Completa allows the appearance of two persons, one from Seville and other from the Brazilian countryside, whom curiously pulsate and reveal themselves from their homelands, Brazilian northeastern dry lands and Seville, to a labyrinthy meeting establishing a close and exciting relationship of cities apart but which mark a contiguous dialogue between both cultures. The theorical effort of this investigation permeates, approaches and contrasts the directions of, among others, Severo Sarduy (1999), Gilles Deleuze (2012) and Eugenio D Ors (unknown). Not traveling an anthropological bias, this study observes the Spanish space and the Brazilian northeastern dry lands space, joining the regional to the universal and analyzes the baroque game in the (re) construction of the both men s cultures. These elements fuse, approach and move away, causing a game of allusions to Pernambuco and Spain that show itself through a similar cultural bias and different at the same time. From this apprehension it is possible to understand the synthesis of the Brazilian arid northeast-Seville men as a update of seventeenth century Baroque coming from indexes that are shown over the particular written by João Cabral de Melo Neto, in the Iberian Baroque scenario and in the American one s
author2 Silva, Francisco Ivan da
author_facet Silva, Francisco Ivan da
Vinagre, Verônica Falcão de Oliveira
format masterThesis
author Vinagre, Verônica Falcão de Oliveira
author_sort Vinagre, Verônica Falcão de Oliveira
title O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco
title_short O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco
title_full O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco
title_fullStr O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco
title_full_unstemmed O sertanejo e o sevilhano nos poemas de João Cabral de Melo Neto: o lusco-fusco barroco
title_sort o sertanejo e o sevilhano nos poemas de joão cabral de melo neto: o lusco-fusco barroco
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16346
work_keys_str_mv AT vinagreveronicafalcaodeoliveira osertanejoeosevilhanonospoemasdejoaocabraldemelonetooluscofuscobarroco
_version_ 1773965738396090368