As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna

This research aims at investigating the constructions with adverbials in ly, based on the view of contemporaneous linguistic functionalism, such as proposed by Givón, Hopper, Thompson, Traugott, Furtado da Cunha, as well as the cognitivist notion of language, through construction grammar support up...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vidal, Rosângela Maria Bessa
Outros Autores: Cunha, Maria Angélica Furtado da
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Acesso em linha:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16310
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16310
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Funcionalismo
Gramática de construção
Cognição
Protótipos
Advérbio
Ensino de língua portuguesa
Functionalism
Construction grammar
Cognition
Prototypes
Adverb
Portuguese language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
spellingShingle Funcionalismo
Gramática de construção
Cognição
Protótipos
Advérbio
Ensino de língua portuguesa
Functionalism
Construction grammar
Cognition
Prototypes
Adverb
Portuguese language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Vidal, Rosângela Maria Bessa
As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna
description This research aims at investigating the constructions with adverbials in ly, based on the view of contemporaneous linguistic functionalism, such as proposed by Givón, Hopper, Thompson, Traugott, Furtado da Cunha, as well as the cognitivist notion of language, through construction grammar support upon the patterns of Goldberg and the prototypes theory. The cognitive functional approach adopted here considers the change as a proper and inherent phenomenon of language and understands the linguistic phenomenon as resulting from effective use of language. Another aspect to be considered to the realization of this study is the fact that the formation adjective + ly is a word construction mechanism really productive, which generates interests on linguistic description. In a particular way, our leading objective is to exam the constructions with adverbials in ly in the context of language in use, in its oral and written forms, looking for to apprehend the meaning multiple manifestations forged in the use. Bearing this in mind, we worked with data from the Corpus Discurso & Gramática (Natal). There are, in the data, adverbs ended in ly that take the signification of mode, as foreseen in traditional models, but there are also other significations, for instance, the modalizador in its different manifestations. The results show that this adverb is a linguistic mark that carries in its constitution the multissêmico and multifunctional character, which interferes extremely in the ordination of this category, assuming a position sometimes pre-verbal, sometimes post-verbal. Other aspect observed refers to the relationship between the adverb and the verb, with emphasis on the compatibility or restriction between them, option which is related to the semantic aspect. The data in analysis legitimate the use in different constructions with adverb ended in ly in various genres, as follows: personal experience narrative, retold narrative, local description, proceeding account, opinion account, both in oral as in written language
author2 Cunha, Maria Angélica Furtado da
author_facet Cunha, Maria Angélica Furtado da
Vidal, Rosângela Maria Bessa
format doctoralThesis
author Vidal, Rosângela Maria Bessa
author_sort Vidal, Rosângela Maria Bessa
title As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna
title_short As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna
title_full As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna
title_fullStr As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna
title_full_unstemmed As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna
title_sort as construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16310
work_keys_str_mv AT vidalrosangelamariabessa asconstrucoesadverbiaisemmenteanalisefuncionalistaeimplicacoesparaoensinodelinguamaterna
_version_ 1773959924014907392
spelling ri-123456789-163102017-11-02T14:42:06Z As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna Vidal, Rosângela Maria Bessa Cunha, Maria Angélica Furtado da http://lattes.cnpq.br/7320853753425091 http://lattes.cnpq.br/3577280515125308 Oliveira, Mariangela Rios de http://lattes.cnpq.br/5470485171881359 Coan, Marluce http://lattes.cnpq.br/5207079543082428 Passeggi, Luís álvaro Sgadari http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2 Alves, Maria da Penha Casado http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 Funcionalismo Gramática de construção Cognição Protótipos Advérbio Ensino de língua portuguesa Functionalism Construction grammar Cognition Prototypes Adverb Portuguese language teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA This research aims at investigating the constructions with adverbials in ly, based on the view of contemporaneous linguistic functionalism, such as proposed by Givón, Hopper, Thompson, Traugott, Furtado da Cunha, as well as the cognitivist notion of language, through construction grammar support upon the patterns of Goldberg and the prototypes theory. The cognitive functional approach adopted here considers the change as a proper and inherent phenomenon of language and understands the linguistic phenomenon as resulting from effective use of language. Another aspect to be considered to the realization of this study is the fact that the formation adjective + ly is a word construction mechanism really productive, which generates interests on linguistic description. In a particular way, our leading objective is to exam the constructions with adverbials in ly in the context of language in use, in its oral and written forms, looking for to apprehend the meaning multiple manifestations forged in the use. Bearing this in mind, we worked with data from the Corpus Discurso & Gramática (Natal). There are, in the data, adverbs ended in ly that take the signification of mode, as foreseen in traditional models, but there are also other significations, for instance, the modalizador in its different manifestations. The results show that this adverb is a linguistic mark that carries in its constitution the multissêmico and multifunctional character, which interferes extremely in the ordination of this category, assuming a position sometimes pre-verbal, sometimes post-verbal. Other aspect observed refers to the relationship between the adverb and the verb, with emphasis on the compatibility or restriction between them, option which is related to the semantic aspect. The data in analysis legitimate the use in different constructions with adverb ended in ly in various genres, as follows: personal experience narrative, retold narrative, local description, proceeding account, opinion account, both in oral as in written language A presente pesquisa tem por objetivo investigar as construções com adverbiais em mente , sob o enfoque do funcionalismo lingüístico contemporâneo, tal como proposto por Givón, Hopper, Thompson, Traugott, Furtado da Cunha, bem como sob a noção cognitivista da linguagem através do suporte da gramática de construção nos moldes de Goldberg e a teoria dos protótipos. A abordagem cognitivo-funcional aqui adotada considera a mudança como fenômeno próprio e inerente às línguas, além de entender o fenômeno lingüístico como resultante do uso efetivo da língua. Outro aspecto a considerar para a realização desta pesquisa é o fato de a formação adjetivo + mente ser um mecanismo de constituição de palavras bastante produtivo, o que gera interesse na descrição lingüística. De forma particular, o objetivo norteador é examinar as construções com adverbiais em mente no contexto da língua em uso, na forma oral e escrita, buscando apreender as múltiplas manifestações de sentido forjadas no uso. Para este fim, lançamos mão de dados provenientes do Corpus Discurso & Gramática (Natal). Nos dados encontram-se advérbios terminados em mente que assumem a significação de modo, como previsto nos moldes tradicionais, mas também outras significações, como por exemplo o modalizador em suas diferentes manifestações. Os resultados alcançados demonstram que esse advérbio é uma marca lingüística que carrega em sua constituição o caráter multissêmico e o multifuncional, o que interfere sobremaneira na ordenação dessa categoria, assumindo posição ora pré-verbal, ora pós-verbal. Outro aspecto observado refere-se ao relacionamento do advérbio com o verbo, com destaque para a compatibilidade ou a restrição entre eles, opção que se vincula ao aspecto semântico. Os dados em análise legitimam o uso de diferentes construções com advérbio terminado em mente em diversos gêneros textuais, quais sejam a narrativa de experiência pessoal, narrativa recontada, descrição de local, relato de procedimento e relato de opinião, tanto na língua oral, quanto na escrita 2014-12-17T15:07:07Z 2009-10-07 2014-12-17T15:07:07Z 2009-06-19 doctoralThesis VIDAL, Rosângela Maria Bessa. As construções adverbiais em mente: análise funcionalista e implicações para o ensino de língua materna. 2009. 188 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16310 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada