A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse o...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16299 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-16299 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-162992017-11-02T13:06:41Z A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta Souza, Maria Betânia Dantas de Galvão, Marise Adriana Mamede http://lattes.cnpq.br/7942787113132588 http://lattes.cnpq.br/1829337364208280 Rodrigues, Maria das Graças Soares http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9 Araújo, Silvano Pereira de http://lattes.cnpq.br/9600512668523700 Azevedo, Josilete Alves Moreira de http://lattes.cnpq.br/2799752911278641 Interação em sala de aula Língua portuguesa Perguntas e resposta CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse objetivo, inspiramo-nos em alguns trabalhos acerca da organização da interação que adotaram a perspectiva dos estudos interacionais e a abordagem etnográfica, a fim de explicitar o conhecimento nos espaços de ensino e aprendizagem. Entre eles, citamos as pesquisas de Galvão (1996, 2004) e de Matêncio (2001). Nessa direção, descrevemos o processo de interação em sala de aula em uma escola pública, analisando e interpretando as ações de linguagem realizadas pela professora e pelos alunos. Teoricamente, embasamo-nos, principalmente, na Análise da Conversação, ancorando-nos no estudo pioneiro de Sacks, Schegloff e Jefferson ([1974] 2003); nos postulados de Marcuschi ([1986] 2007a); nas pesquisas de Kerbrat-Orecchioni (2006), dentre outros. Explicitamos uma tipologia de perguntas e respostas em sala de aula, quanto à sua forma e função, conforme os postulados teóricos de Stubbs (1987), Araújo (2003), Fávero, Andrade e Aquino (2006), Silva (2006) e Koshik (2010). Analisamos a organização da tomada de turno, seguida de uma investigação sobre perguntas e respostas no discurso desenvolvido face a face. Na tentativa de compreendermos o cotidiano dos envolvidos no cenário de sala de aula, adotamos a abordagem etnográfica e o método indutivo, nas perspectivas de André (2010) e Chizzotti (2006). Os dados foram gerados através de pesquisa de campo, por meio de gravações (em áudio) de aulas de Língua Portuguesa, posteriormente transcritas e transformadas no corpus de pesquisa. As análises demonstraram que a interação entre professora e alunos organizou-se em trocas de turnos, na maioria das vezes, controladas pela professora, evidenciando-se uma relação de assimetria entre os participantes. Esses turnos concretizados, geralmente, no par adjacente pergunta-resposta revelaram como a construção do conhecimento se realiza em sala de aula. Por fim, observamos que a interação em sala de aula de Língua Portuguesa é organizada por aspectos sociais e pedagógicos intrinsecamente imbricados 2014-12-17T15:07:06Z 2014-02-07 2014-12-17T15:07:06Z 2013-09-02 masterThesis SOUZA, Maria Betânia Dantas de. A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16299 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Interação em sala de aula Língua portuguesa Perguntas e resposta CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Interação em sala de aula Língua portuguesa Perguntas e resposta CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Souza, Maria Betânia Dantas de A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta |
description |
Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse objetivo, inspiramo-nos em alguns trabalhos acerca da organização da interação que adotaram a perspectiva dos estudos interacionais e a abordagem etnográfica, a fim de explicitar o conhecimento nos espaços de ensino e aprendizagem. Entre eles, citamos as pesquisas de Galvão (1996, 2004) e de Matêncio (2001). Nessa direção, descrevemos o processo de interação em sala de aula em uma escola pública, analisando e interpretando as ações de linguagem realizadas pela professora e pelos alunos. Teoricamente, embasamo-nos, principalmente, na Análise da Conversação, ancorando-nos no estudo pioneiro de Sacks, Schegloff e Jefferson ([1974] 2003); nos postulados de Marcuschi ([1986] 2007a); nas pesquisas de Kerbrat-Orecchioni (2006), dentre outros. Explicitamos uma tipologia de perguntas e respostas em sala de aula, quanto à sua forma e função, conforme os postulados teóricos de Stubbs (1987), Araújo (2003), Fávero, Andrade e Aquino (2006), Silva (2006) e Koshik (2010). Analisamos a organização da tomada de turno, seguida de uma investigação sobre perguntas e respostas no discurso desenvolvido face a face. Na tentativa de compreendermos o cotidiano dos envolvidos no cenário de sala de aula, adotamos a abordagem etnográfica e o método indutivo, nas perspectivas de André (2010) e Chizzotti (2006). Os dados foram gerados através de pesquisa de campo, por meio de gravações (em áudio) de aulas de Língua Portuguesa, posteriormente transcritas e transformadas no corpus de pesquisa. As análises demonstraram que a interação entre professora e alunos organizou-se em trocas de turnos, na maioria das vezes, controladas pela professora, evidenciando-se uma relação de assimetria entre os participantes. Esses turnos concretizados, geralmente, no par adjacente pergunta-resposta revelaram como a construção do conhecimento se realiza em sala de aula. Por fim, observamos que a interação em sala de aula de Língua Portuguesa é organizada por aspectos sociais e pedagógicos intrinsecamente imbricados |
author2 |
Galvão, Marise Adriana Mamede |
author_facet |
Galvão, Marise Adriana Mamede Souza, Maria Betânia Dantas de |
format |
masterThesis |
author |
Souza, Maria Betânia Dantas de |
author_sort |
Souza, Maria Betânia Dantas de |
title |
A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta |
title_short |
A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta |
title_full |
A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta |
title_fullStr |
A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta |
title_full_unstemmed |
A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta |
title_sort |
organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16299 |
work_keys_str_mv |
AT souzamariabetaniadantasde aorganizacaodainteracaoprofessoralunoemsaladeaulaturnoseoparperguntaresposta AT souzamariabetaniadantasde organizacaodainteracaoprofessoralunoemsaladeaulaturnoseoparperguntaresposta |
_version_ |
1773960892111650816 |