A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta

Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse o...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Maria Betânia Dantas de
Outros Autores: Galvão, Marise Adriana Mamede
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16299
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16299
record_format dspace
spelling ri-123456789-162992017-11-02T13:06:41Z A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta Souza, Maria Betânia Dantas de Galvão, Marise Adriana Mamede http://lattes.cnpq.br/7942787113132588 http://lattes.cnpq.br/1829337364208280 Rodrigues, Maria das Graças Soares http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9 Araújo, Silvano Pereira de http://lattes.cnpq.br/9600512668523700 Azevedo, Josilete Alves Moreira de http://lattes.cnpq.br/2799752911278641 Interação em sala de aula Língua portuguesa Perguntas e resposta CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse objetivo, inspiramo-nos em alguns trabalhos acerca da organização da interação que adotaram a perspectiva dos estudos interacionais e a abordagem etnográfica, a fim de explicitar o conhecimento nos espaços de ensino e aprendizagem. Entre eles, citamos as pesquisas de Galvão (1996, 2004) e de Matêncio (2001). Nessa direção, descrevemos o processo de interação em sala de aula em uma escola pública, analisando e interpretando as ações de linguagem realizadas pela professora e pelos alunos. Teoricamente, embasamo-nos, principalmente, na Análise da Conversação, ancorando-nos no estudo pioneiro de Sacks, Schegloff e Jefferson ([1974] 2003); nos postulados de Marcuschi ([1986] 2007a); nas pesquisas de Kerbrat-Orecchioni (2006), dentre outros. Explicitamos uma tipologia de perguntas e respostas em sala de aula, quanto à sua forma e função, conforme os postulados teóricos de Stubbs (1987), Araújo (2003), Fávero, Andrade e Aquino (2006), Silva (2006) e Koshik (2010). Analisamos a organização da tomada de turno, seguida de uma investigação sobre perguntas e respostas no discurso desenvolvido face a face. Na tentativa de compreendermos o cotidiano dos envolvidos no cenário de sala de aula, adotamos a abordagem etnográfica e o método indutivo, nas perspectivas de André (2010) e Chizzotti (2006). Os dados foram gerados através de pesquisa de campo, por meio de gravações (em áudio) de aulas de Língua Portuguesa, posteriormente transcritas e transformadas no corpus de pesquisa. As análises demonstraram que a interação entre professora e alunos organizou-se em trocas de turnos, na maioria das vezes, controladas pela professora, evidenciando-se uma relação de assimetria entre os participantes. Esses turnos concretizados, geralmente, no par adjacente pergunta-resposta revelaram como a construção do conhecimento se realiza em sala de aula. Por fim, observamos que a interação em sala de aula de Língua Portuguesa é organizada por aspectos sociais e pedagógicos intrinsecamente imbricados 2014-12-17T15:07:06Z 2014-02-07 2014-12-17T15:07:06Z 2013-09-02 masterThesis SOUZA, Maria Betânia Dantas de. A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16299 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Interação em sala de aula
Língua portuguesa
Perguntas e resposta
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Interação em sala de aula
Língua portuguesa
Perguntas e resposta
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Souza, Maria Betânia Dantas de
A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
description Este trabalho tem como foco principal a interação em sala de aula, especificando aspectos da organização linguístico-discursiva, na produção conjunta da fala da professora e dos alunos, materializada em turnos, ressaltando o par pergunta-resposta na aula de Língua Portuguesa. Para alcançarmos esse objetivo, inspiramo-nos em alguns trabalhos acerca da organização da interação que adotaram a perspectiva dos estudos interacionais e a abordagem etnográfica, a fim de explicitar o conhecimento nos espaços de ensino e aprendizagem. Entre eles, citamos as pesquisas de Galvão (1996, 2004) e de Matêncio (2001). Nessa direção, descrevemos o processo de interação em sala de aula em uma escola pública, analisando e interpretando as ações de linguagem realizadas pela professora e pelos alunos. Teoricamente, embasamo-nos, principalmente, na Análise da Conversação, ancorando-nos no estudo pioneiro de Sacks, Schegloff e Jefferson ([1974] 2003); nos postulados de Marcuschi ([1986] 2007a); nas pesquisas de Kerbrat-Orecchioni (2006), dentre outros. Explicitamos uma tipologia de perguntas e respostas em sala de aula, quanto à sua forma e função, conforme os postulados teóricos de Stubbs (1987), Araújo (2003), Fávero, Andrade e Aquino (2006), Silva (2006) e Koshik (2010). Analisamos a organização da tomada de turno, seguida de uma investigação sobre perguntas e respostas no discurso desenvolvido face a face. Na tentativa de compreendermos o cotidiano dos envolvidos no cenário de sala de aula, adotamos a abordagem etnográfica e o método indutivo, nas perspectivas de André (2010) e Chizzotti (2006). Os dados foram gerados através de pesquisa de campo, por meio de gravações (em áudio) de aulas de Língua Portuguesa, posteriormente transcritas e transformadas no corpus de pesquisa. As análises demonstraram que a interação entre professora e alunos organizou-se em trocas de turnos, na maioria das vezes, controladas pela professora, evidenciando-se uma relação de assimetria entre os participantes. Esses turnos concretizados, geralmente, no par adjacente pergunta-resposta revelaram como a construção do conhecimento se realiza em sala de aula. Por fim, observamos que a interação em sala de aula de Língua Portuguesa é organizada por aspectos sociais e pedagógicos intrinsecamente imbricados
author2 Galvão, Marise Adriana Mamede
author_facet Galvão, Marise Adriana Mamede
Souza, Maria Betânia Dantas de
format masterThesis
author Souza, Maria Betânia Dantas de
author_sort Souza, Maria Betânia Dantas de
title A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
title_short A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
title_full A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
title_fullStr A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
title_full_unstemmed A organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
title_sort organização da interação professor-aluno em sala de aula: turnos e o par pergunta-resposta
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16299
work_keys_str_mv AT souzamariabetaniadantasde aorganizacaodainteracaoprofessoralunoemsaladeaulaturnoseoparperguntaresposta
AT souzamariabetaniadantasde organizacaodainteracaoprofessoralunoemsaladeaulaturnoseoparperguntaresposta
_version_ 1773960892111650816