A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras

This research is inserted in Textual Analysis of Discourses (from now on, TAD), elaborated by linguist J-M Adam and developed nowadays by scholars from Brazilian textual linguistic. ATD consists of a theoretical and descriptive perspective from Textual Linguistics that is concerned about a theoretic...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fernandes, Emiliana Souza Soares
Outros Autores: Rodrigues, Maria das Graças Soares
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16232
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16232
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Responsabilidade enunciativa
Gênero acadêmico
Artigo científico.
Enunciative responsibility
Genres
Paper.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Responsabilidade enunciativa
Gênero acadêmico
Artigo científico.
Enunciative responsibility
Genres
Paper.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Fernandes, Emiliana Souza Soares
A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras
description This research is inserted in Textual Analysis of Discourses (from now on, TAD), elaborated by linguist J-M Adam and developed nowadays by scholars from Brazilian textual linguistic. ATD consists of a theoretical and descriptive perspective from Textual Linguistics that is concerned about a theoretical and methodological position which sets Textual Linguistics in the most extensive Discourse Analysis panorama. In this work, on the enunciative level of text we investigate: the enunciative responsibility (ADAM, 2008) in 14 examples of the academic genre paper published in the journal Ao Pé da Letra and written by university students from degree in Language. The research is oriented by the studies about enunciative responsibility by Adam (2008, 2010), Rabatel (2010), Guentchéva (1994), the perspective of discursive heterogeneity by Authier-Revuz (2004). We established as general objective: (1) Analyzing the occurrence of the (not) assumption of enunciative responsibility in the academic genre paper . The analysis followed the qualitative paradigm on an interpretative basis. The conclusions show, therefore, the excerpts of the discursive genre used to present the analysis reveal a particular nature of using the recourse to the discourse of several knowledge sources that many times can (not) be assumed by the enunciator.
author2 Rodrigues, Maria das Graças Soares
author_facet Rodrigues, Maria das Graças Soares
Fernandes, Emiliana Souza Soares
format masterThesis
author Fernandes, Emiliana Souza Soares
author_sort Fernandes, Emiliana Souza Soares
title A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras
title_short A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras
title_full A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras
title_fullStr A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras
title_full_unstemmed A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras
title_sort (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de letras
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16232
work_keys_str_mv AT fernandesemilianasouzasoares anaoassuncaodaresponsabilidadeenunciativanogeneroacademicoartigocientificoproduzidoporalunosdocursodeletras
AT fernandesemilianasouzasoares naoassuncaodaresponsabilidadeenunciativanogeneroacademicoartigocientificoproduzidoporalunosdocursodeletras
_version_ 1773960636382838784
spelling ri-123456789-162322017-11-02T09:31:05Z A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras Fernandes, Emiliana Souza Soares Rodrigues, Maria das Graças Soares http://lattes.cnpq.br/0124085256630446 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9 Marquesi, Sueli Cristina http://lattes.cnpq.br/6803520489692073 Galvão, Marise Adriana Mamede http://lattes.cnpq.br/1829337364208280 Responsabilidade enunciativa Gênero acadêmico Artigo científico. Enunciative responsibility Genres Paper. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This research is inserted in Textual Analysis of Discourses (from now on, TAD), elaborated by linguist J-M Adam and developed nowadays by scholars from Brazilian textual linguistic. ATD consists of a theoretical and descriptive perspective from Textual Linguistics that is concerned about a theoretical and methodological position which sets Textual Linguistics in the most extensive Discourse Analysis panorama. In this work, on the enunciative level of text we investigate: the enunciative responsibility (ADAM, 2008) in 14 examples of the academic genre paper published in the journal Ao Pé da Letra and written by university students from degree in Language. The research is oriented by the studies about enunciative responsibility by Adam (2008, 2010), Rabatel (2010), Guentchéva (1994), the perspective of discursive heterogeneity by Authier-Revuz (2004). We established as general objective: (1) Analyzing the occurrence of the (not) assumption of enunciative responsibility in the academic genre paper . The analysis followed the qualitative paradigm on an interpretative basis. The conclusions show, therefore, the excerpts of the discursive genre used to present the analysis reveal a particular nature of using the recourse to the discourse of several knowledge sources that many times can (not) be assumed by the enunciator. Esta pesquisa insere-se nos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), elaborada pelo linguista J-M Adam e desenvolvida, atualmente, por estudiosos brasileiros no contexto da Linguística do Texto. A ATD constitui uma perspectiva teórica e descritiva do campo da Linguística Textual que se preocupa com um posicionamento teórico e metodológico situado no quadro mais amplo da Análise do Discurso. Neste estudo, investigamos no nível enunciativo do texto, a responsabilidade enunciativa em 14 exemplares do gênero acadêmico artigo científico, publicados na Revista Ao Pé da Letra e escritos por estudantes universitários da Graduação de Letras. A pesquisa é orientada a partir dos estudos sobre responsabilidade enunciativa de Adam (2008, 2010), de Rabatel (2009), de Rodrigues (2010), de Guentchéva (1994), da perspectiva da heterogeneidade discursiva de Authier-Revuz (2004). Foi estabelecido, como objetivo geral, analisar a ocorrência da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico. Na metodologia caracterizamos o referido gênero e as abordagens de gêneros desenvolvidas por Bakhtin (1992), por Bazerman (2005) e por Marcuschi (2005). A análise seguiu o paradigma qualitativo de base interpretativista. As conclusões revelam, portanto, que os excertos do gênero discursivo usado para apresentar a análise têm uma natureza própria de utilização do discurso de diversas fontes do saber que muitas vezes podem ser (não) assumidas pelo enunciador. 2014-12-17T15:06:56Z 2012-11-05 2014-12-17T15:06:56Z 2012-03-08 masterThesis FERNANDES, Emiliana Souza Soares. A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico produzido por alunos do curso de Letras. 2012. 201 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16232 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada