Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental

Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do refer...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Soares, Suenyra Nóbrega
Outros Autores: Silva, Camilo Rosa da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16215
record_format dspace
spelling ri-123456789-162152017-11-02T09:12:40Z Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental Soares, Suenyra Nóbrega Silva, Camilo Rosa da http://lattes.cnpq.br/0835546336181863 http://lattes.cnpq.br/0569672805537142 Silva, Marluce Pereira da http://lattes.cnpq.br/4463809499714404 Matos, Denilson Pereira de http://lattes.cnpq.br/0733526938088480 Crenças Gramática Ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular. 2014-12-17T15:06:54Z 2012-04-27 2014-12-17T15:06:54Z 2011-06-10 masterThesis SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Crenças
Gramática
Ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Crenças
Gramática
Ensino.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Soares, Suenyra Nóbrega
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
description Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular.
author2 Silva, Camilo Rosa da
author_facet Silva, Camilo Rosa da
Soares, Suenyra Nóbrega
format masterThesis
author Soares, Suenyra Nóbrega
author_sort Soares, Suenyra Nóbrega
title Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_short Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_full Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_fullStr Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_full_unstemmed Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
title_sort crenças de professores do município de caicó rn sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215
work_keys_str_mv AT soaressuenyranobrega crencasdeprofessoresdomunicipiodecaicornsobreoensinodegramaticanosanosiniciaisdonivelfundamental
_version_ 1773967548938715136