Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental
Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do refer...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-16215 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-162152017-11-02T09:12:40Z Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental Soares, Suenyra Nóbrega Silva, Camilo Rosa da http://lattes.cnpq.br/0835546336181863 http://lattes.cnpq.br/0569672805537142 Silva, Marluce Pereira da http://lattes.cnpq.br/4463809499714404 Matos, Denilson Pereira de http://lattes.cnpq.br/0733526938088480 Crenças Gramática Ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de gramática, a participação em projetos de formação continuada na especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007; 2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática, relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso, percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino de língua, em geral, e de gramática, em particular. 2014-12-17T15:06:54Z 2012-04-27 2014-12-17T15:06:54Z 2011-06-10 masterThesis SOARES, Suenyra Nóbrega. Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Crenças Gramática Ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Crenças Gramática Ensino. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Soares, Suenyra Nóbrega Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar as crenças de professores das
séries iniciais do nível fundamental da cidade de Caicó-RN sobre o ensino de
gramática. A partir da aplicação de um questionário, analisam-se as crenças
manifestadas no discurso de 20 docentes da rede municipal de ensino do
referido município. As questões formuladas visaram investigar as crenças dos
informantes sobre o que é ensinar gramática e que dificuldades encontram
para realizar o ensino dos conteúdos gramaticais, considerando aspectos
teóricos e práticos, entre eles: a construção da concepção sobre ensino de
gramática, a participação em projetos de formação continuada na
especificidade de ensino de língua, a influência dessa formação sobre o seu
fazer pedagógico, e a realização do planejamento de ensino de conteúdos
gramaticais. Para fundamentar a reflexão, buscou-se apoio em autores como
Abrahão; Barcelos (2006); Antunes (2009; 2007); Neves (2004a; 2004b; 2007;
2010) Silva (2004; 2007), Travaglia (2001; 2004); entre outros, a partir dos
quais são abordados os conceitos de língua, linguagem e gramática,
relacionando-os ao desenvolvimento da competência linguística/comunicativa
no ensino de língua portuguesa. Os dados analisados revelam que a
influência das crenças sobre o ensino de gramática no fazer pedagógico do
professor se relaciona com sua formação acadêmica, desde a escolha do
referencial teórico adotado pelos professores das disciplinas relacionadas ao
tema até a metodologia utilizada para trabalhar os conteúdos, considerando
as experiências pessoais concretizadas ao longo de sua vida. Além disso,
percebeu-se que existe uma forte convergência entre crenças, conhecimentos
e experiências práticas. O trabalho conclui-se com uma reflexão sobre as
implicações que uma postura reflexiva pode ter no atual panorama de ensino
de língua, em geral, e de gramática, em particular. |
author2 |
Silva, Camilo Rosa da |
author_facet |
Silva, Camilo Rosa da Soares, Suenyra Nóbrega |
format |
masterThesis |
author |
Soares, Suenyra Nóbrega |
author_sort |
Soares, Suenyra Nóbrega |
title |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_short |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_full |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_fullStr |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_full_unstemmed |
Crenças de professores do município de Caicó RN sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
title_sort |
crenças de professores do município de caicó rn sobre o ensino de gramática nos anos iniciais do nível fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16215 |
work_keys_str_mv |
AT soaressuenyranobrega crencasdeprofessoresdomunicipiodecaicornsobreoensinodegramaticanosanosiniciaisdonivelfundamental |
_version_ |
1773967548938715136 |