O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16185 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-16185 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-161852017-11-02T07:58:06Z O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna Araújo, Fabiano de Carvalho Cunha, Maria Angélica Furtado da http://lattes.cnpq.br/6413661638480941 http://lattes.cnpq.br/3577280515125308 Silva, José Romerito http://lattes.cnpq.br/3019853017228573 Gomes, João Bosco Figueiredo http://lattes.cnpq.br/7975659088185082 Verbos de movimento Linguística funcional Ensino de língua CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Este trabalho segue uma abordagem funcionalista da linguagem, inspirada nos trabalhos de Givón (1979, 1993), Hopper (1987) e Chafe (1979). O objetivo geral da presente dissertação é analisar o estatuto sintático-semântico dos complementos preposicionados dos verbos de ação que indicam movimento proposital da entidade representada pelo sujeito gramatical. Os dados foram retirados do Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). Esse banco de dados é constituído de cinco tipos textuais: narrativa de experiência pessoal, narrativa recontada, descrição de local, relato de procedimento e relato de opinião. Os dados foram extraídos de quarenta textos dos estudantes da oitava série do ensino fundamental, vinte da modalidade oral e vinte da modalidade escrita. Os dados foram analisados primeiramente de acordo com sua estrutura argumental. Então, essas SPrep foram agrupados de acordo com o papel semântico que desempenham na oração e, no caso dos complementos preposicionados, que tipo de correlação eles mantêm com o núcleo do Sintagma. Além disso, examinou-se as preposições regidas pelos verbos, relacionando esse exame às prescrições feitas por lexicógrafos e gramáticos. Por fim, observou-se o grau de integração do sujeito gramatical com o verbo de movimento e entre esse e o adjunto adverbial de lugar. Em seguida dedicou-se às questões relativas ao ensino da língua materna. Os resultados das análises demonstraram que a grande maioria dos verbos de movimento pede como complemento de lugar um Sintagma Preposicional com papel semântico direcional meta e, esse complemento é tão integrado ao verbo quanto o sujeito 2014-12-17T15:06:50Z 2010-12-28 2014-12-17T15:06:50Z 2010-08-26 masterThesis ARAÚJO, Fabiano de Carvalho. O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16185 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Verbos de movimento Linguística funcional Ensino de língua CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Verbos de movimento Linguística funcional Ensino de língua CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Araújo, Fabiano de Carvalho O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
author2 |
Cunha, Maria Angélica Furtado da |
author_facet |
Cunha, Maria Angélica Furtado da Araújo, Fabiano de Carvalho |
format |
masterThesis |
author |
Araújo, Fabiano de Carvalho |
author_sort |
Araújo, Fabiano de Carvalho |
title |
O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
title_short |
O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
title_full |
O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
title_fullStr |
O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
title_full_unstemmed |
O complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
title_sort |
o complemento de lugar dos verbos de movimento: implicações para o ensino de língua materna |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16185 |
work_keys_str_mv |
AT araujofabianodecarvalho ocomplementodelugardosverbosdemovimentoimplicacoesparaoensinodelinguamaterna |
_version_ |
1773964938265493504 |