"Tudo" em Natal : definitude, implicaturas e contribuições para o ensino de língua materna

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gonçalves, Fabíola Barreto
Outros Autores: Tavares, Maria Alice
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Acesso em linha:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16175
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spelling ri-123456789-161752017-11-02T07:53:39Z "Tudo" em Natal : definitude, implicaturas e contribuições para o ensino de língua materna Gonçalves, Fabíola Barreto Tavares, Maria Alice http://lattes.cnpq.br/9770483610579336 http://lattes.cnpq.br/0686664514709473 Costa, Marcos Antonio http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9 Coan, Marluce http://lattes.cnpq.br/5207079543082428 Gramaticalização Pronome tudo Inferência pragmática CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A maioria dos falantes tem uma falsa impressão de que a língua é uma entidade estanque, ou seja, de que, ao longo do tempo, ela não sofre alterações. Entretanto, em seu processo evolutivo, é comum encontrarmos na língua novas funções linguísticas para itens lexicais ordinários . Um exemplo disso é o que vamos apresentar neste trabalho, que toma como objeto de análise o item TUDO, o qual, nas gramáticas normativas, tem sido classificado apenas como pronome indefinido. No entanto, podemos encontrá-lo desempenhando outros papéis, dependendo dos elementos aos quais está ligado no discurso , sobretudo na modalidade oral , podendo ser , inclusive , classificado como definido como: definido, fórico, dêitico, inferidor, entre outros. Os dados empíricos analisados provêm do Corpus Discurso & Gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal (FURTADO DA CUNHA, 1998). Nosso estudo tem por base os postulados da Linguística Funcional sob a perspectiva norte-americana, a qual defende uma linguística baseada no uso, ou seja, nas situações intercomunicativas (GIVÓN, 1995, 2001), concebendo a língua como um instrumento de interação social , utilizada, principalmente , para satisfazer às necessidades comunicativas. Nosso objetivo é mostrar que TUDO sofreu gramaticalização, vindo a adquirir várias funções gramaticais a partir de seu uso como pronome indefinido; e discutir necessidades comunicativas que possam ter motivado as alterações funcionais sofridas pelo item em questão no decorrer desse processo de mudança. Neste trabalho , propomos também uma atividade com esse item a fim de ser realizada em sala de aula. Através dela, desejamos fomentar uma discussão e contribuir para a conscientização dos professores de língua portuguesa dos níveis fundamental e médio a respeito da estrutura maleável e dinâmica da língua e de seu processo emergente e inacabado (HOPPER, 1991), pois a prática do ensino de língua portuguesa em sala de aula tem sido calcada no conteúdo da gramática normativa. Todavia, o educador deve promover uma reflexão para que os alunos tenham uma melhor formação, construindo e reconstruindo conceitos que norteiem sua ação e o uso da língua. 2014-12-17T15:06:48Z 2010-08-24 2014-12-17T15:06:48Z 2010-04-09 masterThesis GONÇALVES, Fabíola Barreto. "Tudo" em Natal : definitude, implicaturas e contribuições para o ensino de língua materna. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16175 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem Linguística Aplicada; Literatura Comparada
institution Repositório Institucional
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Inferência pragmática
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
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