Dificuldades de aprendizagem sobre conceitos de genética no ensino fundamental

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cirne, Adriana Damasceno Pereira Pinto
Outros Autores: Costa, Ivaneide Alves Soares da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16113
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spelling ri-123456789-161132017-11-04T03:54:55Z Dificuldades de aprendizagem sobre conceitos de genética no ensino fundamental Difficulties when learning genetics in elementary school Cirne, Adriana Damasceno Pereira Pinto Costa, Ivaneide Alves Soares da http://lattes.cnpq.br/9185871537170176 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0 Almeida, Elineí Araújo de http://lattes.cnpq.br/3865714707038562 Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa http://lattes.cnpq.br/5126340528077248 Concepções alternativas. Conteúdos de genética. Célula e cromossomo. Ensino fundamental. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) Alternative Conceptions. Genetic content. Cell and chromosome. Elementary school. Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior As concepções alternativas são ideias dos estudantes sobre conhecimentos específicos, constituindo-se em uma causa importante que pode levar a erros conceituais, dificultando a aprendizagem significativa de conceitos científicos, especialmente aqueles com alto grau de abstração, como biologia celular e genética. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar as dificuldades de aprendizagem de estudantes de ensino fundamental sobre conceitos de genética, em uma escola da rede pública no Estado do RN. Para identificação das concepções alternativas sobre célula, cromossomos, genes, DNA e hereditariedade, foram utilizados desenhos e questionário, contendo questões abertas e fechadas. Realizou-se uma análise dos limites e potencialidades dos questionários e desenhos como instrumento diagnóstico de concepções alternativas. Usou-se uma abordagem qualitativa, com breve ênfase quantitativa. Foram categorizados cinco níveis de entendimento conceitual: sem compreensão (SC); compreensão parcial (CP); compreensão coerente (CC); compreensão incoerente (CI); compreensão parcial e incoerente (CP/CI). As concepções alternativas evidenciadas foram caracterizadas pela falta de entendimento em torno dos níveis de organização celular, identificação e localização das partes constituintes da célula e do material genético, e incompreensão do fenômeno da hereditariedade. As concepções alternativas apontam para origem sensorial, cultural e escolar, principalmente dos livros didáticos, evidenciadas pela expressão de obstáculos verbais e conhecimento pragmático. Observou-se maior lacuna no conhecimento sobre o material genético (cromossomo) do que sobre as células. A partir da avaliação dos limites e possibilidades dos instrumentos usados, indicou-se o uso associado de questões abertas, desenhos e entrevistas, para identificar, com mais precisão, as concepções alternativas em estudantes. Como forma de superar as dificuldades de aprendizagem de conceitos sobre genética, diagnosticadas a partir da identificação das concepções alternativas dos estudantes, foi proposta uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), visando a contribuir com o planejamento da ação pedagógica do professor que busca minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem em torno do tema. Evidencia-se que o conhecimento sobre as concepções alternativas dos estudantes se constitui um elemento essencial para orientar o planejamento e a prática pedagógica do professor, buscando evitar a permanência das concepções alternativas nos níveis subsequentes de ensino 2014-12-17T15:05:04Z 2014-04-16 2014-12-17T15:05:04Z 2013-09-16 masterThesis CIRNE, Adriana Damasceno Pereira Pinto. Difficulties when learning genetics in elementary school. 2013. 269 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16113 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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