História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica

From a critique of aspects of the current teaching of physics, we propose in this paper an investigation into the conceptions of Nature of Science (NOS) submitted by students from the high school level, as well as the inclusion of discussions about some elements of NOS, through the History and Philo...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Breno Cavalcante de
Outros Autores: Martins, Andre Ferrer Pinto
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16100
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16100
record_format dspace
spelling ri-123456789-161002017-11-04T03:16:43Z História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica Araújo, Breno Cavalcante de Martins, Andre Ferrer Pinto http://lattes.cnpq.br/7450722302736608 http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 Tenorio, Alexandro Cardoso http://lattes.cnpq.br/6169033174942344 Camelo, Midori Hijioka http://lattes.cnpq.br/0031580652587154 História da ciência. Natureza da ciência. Ensino de física. Óptica History of science. Nature of science. Physics teaching. Optics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA From a critique of aspects of the current teaching of physics, we propose in this paper an investigation into the conceptions of Nature of Science (NOS) submitted by students from the high school level, as well as the inclusion of discussions about some elements of NOS, through the History and Philosophy of Science, understanding them as facilitating strategy for more effective learning of Physics and, more specifically, the contents of optics. Based on the historical period corresponding to Greek antiquity to the mid-nineteenth century, built and applied a teaching unit to a high school class at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) Ipanguaçu campus. Our teaching unit involved the reading and interpretation of texts with historical content, observation and assembling five experimental activities, among other activities. Data analysis occurred through questionnaires investigative applied before and after the completion of the teaching unit, as well as questionnaires for content present in the texts. Although not significant, the results indicated that the application of the teaching unit allowed the (re) construction of some conceptions about NOS targets students present in our work, and contribute to a better learning content and greater optical science approach and its nature Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A partir de uma crítica a aspectos do atual ensino de Física, propomos neste trabalho uma investigação sobre as concepções de Natureza da Ciência (NdC) apresentadas por alunos de nível médio de ensino, assim como a inserção de discussões acerca de alguns elementos de NdC, por meio da História e da Filosofia da Ciência, compreendendo-as como estratégia facilitadora para um aprendizado mais eficaz da disciplina de Física e, mais especificamente, do conteúdo de óptica. Partindo do período histórico correspondente à Antiguidade grega até meados do século XIX, construímos e aplicamos uma unidade didática a uma turma do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus de Ipanguaçu. Nossa unidade didática envolveu a leitura e interpretação de textos com conteúdo histórico, a observação e montagem de cinco atividades experimentais, entre outras atividades. A análise dos dados ocorreu através de questionários investigativos aplicados antes e após a realização da unidade didática, além de questionários relativos aos conteúdos presentes nos textos. Apesar de pouco expressivos, os resultados indicaram que a aplicação da unidade didática permitiu a (re)construção de algumas concepções sobre NdC presentes nos alunos alvos do nosso trabalho, além de contribuir com um melhor aprendizado do conteúdo de óptica e uma maior aproximação da ciência e de sua natureza 2014-12-17T15:05:01Z 2014-01-15 2014-12-17T15:05:01Z 2013-07-29 masterThesis ARAÚJO, Breno Cavalcante de. História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica. 2013. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16100 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic História da ciência. Natureza da ciência. Ensino de física. Óptica
History of science. Nature of science. Physics teaching. Optics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle História da ciência. Natureza da ciência. Ensino de física. Óptica
History of science. Nature of science. Physics teaching. Optics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Araújo, Breno Cavalcante de
História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
description From a critique of aspects of the current teaching of physics, we propose in this paper an investigation into the conceptions of Nature of Science (NOS) submitted by students from the high school level, as well as the inclusion of discussions about some elements of NOS, through the History and Philosophy of Science, understanding them as facilitating strategy for more effective learning of Physics and, more specifically, the contents of optics. Based on the historical period corresponding to Greek antiquity to the mid-nineteenth century, built and applied a teaching unit to a high school class at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) Ipanguaçu campus. Our teaching unit involved the reading and interpretation of texts with historical content, observation and assembling five experimental activities, among other activities. Data analysis occurred through questionnaires investigative applied before and after the completion of the teaching unit, as well as questionnaires for content present in the texts. Although not significant, the results indicated that the application of the teaching unit allowed the (re) construction of some conceptions about NOS targets students present in our work, and contribute to a better learning content and greater optical science approach and its nature
author2 Martins, Andre Ferrer Pinto
author_facet Martins, Andre Ferrer Pinto
Araújo, Breno Cavalcante de
format masterThesis
author Araújo, Breno Cavalcante de
author_sort Araújo, Breno Cavalcante de
title História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
title_short História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
title_full História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
title_fullStr História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
title_full_unstemmed História da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
title_sort história da ciência como estratégia didática no ensino médio: um breve olhar de conteúdos da óptica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16100
work_keys_str_mv AT araujobrenocavalcantede historiadacienciacomoestrategiadidaticanoensinomedioumbreveolhardeconteudosdaoptica
_version_ 1773962328724733952