Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais

A disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Guedes, Anderson Guimarães
Outros Autores: Borba, Gilvan Luiz
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16095
record_format dspace
spelling ri-123456789-160952017-11-02T14:12:39Z Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais Guedes, Anderson Guimarães Borba, Gilvan Luiz http://lattes.cnpq.br/7060702378647504 http://lattes.cnpq.br/0043059721601657 Barreto, Ciclamio Leite http://lattes.cnpq.br/2532760140534053 Germano, Marcelo Gomes http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education CNPQ::OUTROS A disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensino 2014-12-17T15:05:00Z 2013-08-21 2014-12-17T15:05:00Z 2013-06-13 masterThesis GUEDES, Anderson Guimarães. Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental
Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education
CNPQ::OUTROS
spellingShingle Física do Meio Ambiente. Currículo de Física. Programa de Ensino. Habilidades. Educação Ambiental
Physical Environment. Physics Curriculum. Teaching Program. Skills. Environmental Education
CNPQ::OUTROS
Guedes, Anderson Guimarães
Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
description A disciplina Física do Meio Ambiente (FMA) foi criada em 1976 no Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN e, atualmente, faz parte da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFRN e é de caráter obrigatório. Tal caráter se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de que esta disciplina representa uma boa oportunidade dos licenciandos estudarem de que forma a Física pode contribuir para a compreensão de fenômenos relativos ao nosso Meio Ambiente, sejam eles relacionados às atividades humanas ou aos fenômenos naturais propriamente ditos e que, de uma forma ou de outra, afeta a sociedade. O nosso trabalho de pesquisa teve como objetivo principal elaborar um novo programa de ensino para a disciplina de Física do Meio Ambiente adequado às necessidades da educação científica para o século XXI. A pesquisa foi conduzida inicialmente com um levantamento histórico da disciplina desde sua origem no Departamento de Física ate os dias atuais, analise dos Projetos Pedagógicos do curso de Licenciatura em Física da UFRN, revisão bibliográfica sobre as definições de competências e habilidades em um contexto de ensino e segundo o pensamento de vanguarda nesse campo de pesquisa, acompanhamento do curso durante um semestre através de aulas observacionais, aplicação de questionário para a coleta de dados e análise de alguns livros didáticos de Física do Ensino Médio. A partir do perfil ou modelo profissional para o licenciado em Física da UFRN definimos os objetivos gerais para a disciplina de FMA em termos de habilidades gerais relacionadas com as atividades que um futuro professor de Física irá desempenhar no seu dia a dia. O nosso programa de ensino foi pensado no sentido de introduzir conteúdos de didática específica ao longo da disciplina, isto é, familiarizar os professores em formação com investigação e inovação didáticas voltadas para o ensino de temas que envolvam a conexão entre Física e Meio Ambiente. Como resultado de nossa pesquisa foi proposto um novo Programa de Ensino para FMA que pode ser útil aos futuros professores desta disciplina e foi elaborado segundo uma metodologia de organização científica do processo ensino
author2 Borba, Gilvan Luiz
author_facet Borba, Gilvan Luiz
Guedes, Anderson Guimarães
format masterThesis
author Guedes, Anderson Guimarães
author_sort Guedes, Anderson Guimarães
title Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_short Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_full Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_fullStr Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_full_unstemmed Física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
title_sort física do meio ambiente: desafios de uma disciplina focada na formação de habilidades gerais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16095
work_keys_str_mv AT guedesandersonguimaraes fisicadomeioambientedesafiosdeumadisciplinafocadanaformacaodehabilidadesgerais
_version_ 1773962993248239616