Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010

This work has the main purpose of conducting a survey of educational products present in dissertations and doctoral theses focused on the use of history in mathematics teaching and Didactics of mathematics with a French foundation produced in graduate programs in the strict sense of the Brazil be...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mello, Albimar Gonçalves de
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16086
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16086
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Ensino de matemática. História no ensino da matemática. Educação matemática. Educação
Teaching of mathematics. History in mathematics education. Mathematics education. Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
spellingShingle Ensino de matemática. História no ensino da matemática. Educação matemática. Educação
Teaching of mathematics. History in mathematics education. Mathematics education. Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Mello, Albimar Gonçalves de
Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
description This work has the main purpose of conducting a survey of educational products present in dissertations and doctoral theses focused on the use of history in mathematics teaching and Didactics of mathematics with a French foundation produced in graduate programs in the strict sense of the Brazil between 1990 and 2010, the areas of Education, Mathematics Education, school of Natural Sciences and Mathematics and related areas, according to the research proposal of Mendes (2010). Our interest was to select the products that present concrete proposals for educational activities that can be used in the classroom of Basic Education and Training of Teachers of Mathematics. The research was implemented through a bibliographic study documents the Bank of dissertations and theses from CAPES, libraries and archives of some Postgraduate programs in the country who focus their studies on the subject object of this research, besides the Brazilian Digital Library Theses and Dissertations (BDBTD). From this survey we selected works that present educational products materialized in blocks of activities based on the use of teaching history of mathematics to the classroom as well as the sequence of activities based on the Teaching of Mathematics. In possession of material, produce a CD-ROM containing the selected activities, in order to help support the work of teachers regarding the use of these activities, as a supplementary material to textbooks in their math classes
author2 Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Mello, Albimar Gonçalves de
format masterThesis
author Mello, Albimar Gonçalves de
author_sort Mello, Albimar Gonçalves de
title Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
title_short Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
title_full Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
title_fullStr Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
title_full_unstemmed Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
title_sort recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no brasil entre 1990-2010
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16086
work_keys_str_mv AT melloalbimargoncalvesde recortedosprodutoseducacionaisemhistorianoensinodamatematicaeemdidaticadamatematicaapartirdasdissertacoesetesesdefendidasnobrasilentre19902010
_version_ 1773961958008029184
spelling ri-123456789-160862017-11-02T13:27:12Z Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010 Mello, Albimar Gonçalves de Mendes, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/6738479314503053 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Noronha, Claudianny Amorim http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 Pontes, Mercia de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2837543031766434 Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves http://lattes.cnpq.br/4291670232604529 Ensino de matemática. História no ensino da matemática. Educação matemática. Educação Teaching of mathematics. History in mathematics education. Mathematics education. Education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA This work has the main purpose of conducting a survey of educational products present in dissertations and doctoral theses focused on the use of history in mathematics teaching and Didactics of mathematics with a French foundation produced in graduate programs in the strict sense of the Brazil between 1990 and 2010, the areas of Education, Mathematics Education, school of Natural Sciences and Mathematics and related areas, according to the research proposal of Mendes (2010). Our interest was to select the products that present concrete proposals for educational activities that can be used in the classroom of Basic Education and Training of Teachers of Mathematics. The research was implemented through a bibliographic study documents the Bank of dissertations and theses from CAPES, libraries and archives of some Postgraduate programs in the country who focus their studies on the subject object of this research, besides the Brazilian Digital Library Theses and Dissertations (BDBTD). From this survey we selected works that present educational products materialized in blocks of activities based on the use of teaching history of mathematics to the classroom as well as the sequence of activities based on the Teaching of Mathematics. In possession of material, produce a CD-ROM containing the selected activities, in order to help support the work of teachers regarding the use of these activities, as a supplementary material to textbooks in their math classes Este trabalho tem a finalidade principal de fazer um levantamento dos produtos educacionais presentes nas dissertações de mestrado e teses de doutorado centradas no uso da História no ensino da Matemática e na Didática da Matemática com fundamentação francesa, produzidas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu do Brasil entre 1990 e 2010, das áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Matemática e áreas afins, de acordo com a proposta de pesquisa de Mendes (2010). Nosso interesse foi selecionar os produtos que apresentem propostas concretas de atividades didáticas que possam ser utilizadas na sala de aula da Educação Básica e na Formação de Professores de Matemática. A pesquisa foi operacionalizada por meio de um estudo bibliográfico documental no Banco de dissertações e teses da CAPES, nas bibliotecas e arquivos de alguns programas de Pós-graduação existentes no país, que focam seus estudos no tema objeto desta pesquisa, além da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). A partir desse levantamento selecionamos os trabalhos que apresentavam produtos educacionais materializados em blocos de atividades baseadas no uso didático da História da Matemática para a sala de aula, bem como nas sequências de atividades baseadas na Didática da Matemática. De posse do material, produzimos um CD-ROM contendo as atividades selecionadas, com vistas a contribuir para apoiar o trabalho dos professores com relação ao uso dessas atividades, na forma de um material complementar ao livro didático em suas aulas de Matemática 2014-12-17T15:04:58Z 2013-04-05 2014-12-17T15:04:58Z 2012-08-28 masterThesis MELLO, Albimar Gonçalves de. Recorte dos produtos educacionais em história no ensino da matemática e em didática da matemática a partir das dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16086 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática