Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Sábháilte in:
Sonraí bibleagrafaíochta
Príomhchruthaitheoir: Barbosa, Ismenia Veronica
Rannpháirtithe: Costa, Ivaneide Alves Soares da
Formáid: Dissertação
Teanga:por
Foilsithe / Cruthaithe: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ábhair:
Rochtain ar líne:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16085
Clibeanna: Cuir clib leis
Níl clibeanna ann, Bí ar an gcéad duine le clib a chur leis an taifead seo!
id ri-123456789-16085
record_format dspace
spelling ri-123456789-160852017-11-02T13:27:57Z Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil Addressing issues in public health through activities with indergarten teachers Barbosa, Ismenia Veronica Costa, Ivaneide Alves Soares da http://lattes.cnpq.br/2049916665126753 http://lattes.cnpq.br/2971840301895348 Mohr, Adriana http://lattes.cnpq.br/3231406048465358 Almeida, Elineí Araújo de http://lattes.cnpq.br/3865714707038562 Silva, Márcia Gorette Lima da http://lattes.cnpq.br/6965522706601294 Saúde pública. Educação infantil. Atividades lúdicas Public health. Early childhood education. Playful activities CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O objetivo desta pesquisa foi o de propor a inclusão de temas acerca da Saúde Pública na prática de professoras da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal-RN, por meio de atividades lúdicas. Para atingir esses objetivos, três questões de estudo foram pesquisadas: quais são as principais doenças de interesse de estudo das professoras a partir do seu contexto de vivência e do entorno do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)? Como propiciar a fundamentação teórica sobre doenças de importância em saúde pública propostas pelas professoras? Como orientar e acompanhar a elaboração de materiais didáticos pelas professoras? Para responder a essas questões de estudo foram organizadas atividades que seguiram as seguintes etapas: a primeira deu-se com a apresentação do projeto de pesquisa para as professoras e a aplicação do questionário com perguntas abertas. A segunda contou também com uma apresentação para as professoras da caracterização da área de estudo e a realização de aulas dialógicas sobre doenças relacionadas à saúde pública. A terceira etapa deu-se com a elaboração das histórias infantis musicadas que abordavam as doenças selecionadas pela equipe docente tais como Dengue, Ectoparasitoses, Hepatite A, influenza A (H1N1), Rotavírus, Helmintoses e Protozoonoses. Cada história é acompanhada por uma ou mais músicas que foram compostas ou selecionadas pelas professoras de acordo com o tema de cada narrativa. Como resultado desse trabalho foi produzido um material didático-pedagógico, no formato de um e-book, intitulado AS HISTÓRIAS QUE NÃO LHE CONTARAM , que proporcionou informação científica em uma linguagem acessível tanto para os pedagogos quanto para as crianças, tendo sido previamente avaliada por especialistas em educação em saúde e educação infantil. As atividades propostas foram satisfatórias pelo fato de ter gerado um produto de autoria do grupo pesquisado em conjunto com a pesquisadora (o e-book), além de ter proporcionado interesse e envolvimento das docentes pelo trabalho, e, principalmente porque essas profissionais desenvolveram o interesse pela pesquisa, tendo elaborado um projeto sobre o tema em estudo (saúde pública) para desenvolver em outros centros infantis, alertando outros profissionais da Educação Infantil. Esperamos que este material possa contribuir e levar ao conhecimento científico, além de propor alternativas que auxilie no processo de ensino e aprendizagem, por meio de material didático lúdico ligado à realidade dos alunos 2014-12-17T15:04:58Z 2013-04-26 2014-12-17T15:04:58Z 2012-07-23 masterThesis BARBOSA, Ismenia Veronica. Addressing issues in public health through activities with indergarten teachers. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16085 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Saúde pública. Educação infantil. Atividades lúdicas
Public health. Early childhood education. Playful activities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
spellingShingle Saúde pública. Educação infantil. Atividades lúdicas
Public health. Early childhood education. Playful activities
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Barbosa, Ismenia Veronica
Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
author2 Costa, Ivaneide Alves Soares da
author_facet Costa, Ivaneide Alves Soares da
Barbosa, Ismenia Veronica
format masterThesis
author Barbosa, Ismenia Veronica
author_sort Barbosa, Ismenia Veronica
title Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
title_short Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
title_full Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
title_fullStr Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
title_full_unstemmed Abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
title_sort abordagem de temas em saúde pública por meio de atividades lúdicas com professoras da educação infantil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16085
work_keys_str_mv AT barbosaismeniaveronica abordagemdetemasemsaudepublicapormeiodeatividadesludicascomprofessorasdaeducacaoinfantil
AT barbosaismeniaveronica addressingissuesinpublichealththroughactivitieswithindergartenteachers
_version_ 1773964069317902336