Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-16077 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-160772017-11-02T13:53:28Z Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores Macedo, Elaine Souza de Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/8319405576026880 http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Mendes, Iran Abreu http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Faria, Paulo Cezar de http://lattes.cnpq.br/3630521378837174 Nobre, Sérgio Roberto http://lattes.cnpq.br/4586329424897878 Sequência didática História da Matemática Método corte e cole Equação do 2º grau Didactic sequence History of Mathematics Cut and paste method 2nd degree equation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the justifications for their actions. For this, we adapted a didactic sequence with activities that aims to cause a rediscovery of resolutive formula of 2nd degree equation through the method known as cut and paste. Finally, we presented the activity module containing the didactic sequence used during the study, as suggestion for use in the classroom, by the math teacher O presente estudo tem como objetivo verificar se o uso de atividades mediadas pela História da Matemática pode contribuir para a melhoria da compreensão da resolução da equação do 2º grau para professores e licenciandos que reproduzem métodos de resolução de tais equações, de maneira acrítica, sem o domínio das justificativas de suas ações. Para isso, adaptamos uma sequência didática com atividades que tem como propósito fazer com que haja uma redescoberta da fórmula resolutiva da equação do 2º grau através do método denominado corte e cole. Por fim, apresentamos o módulo de atividades contendo a sequência didática utilizada durante o estudo, como sugestão para uso em sala de aula, pelo professor de matemática 2014-12-17T15:04:57Z 2012-04-20 2014-12-17T15:04:57Z 2011-07-18 masterThesis MACEDO, Elaine Souza de. Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Sequência didática História da Matemática Método corte e cole Equação do 2º grau Didactic sequence History of Mathematics Cut and paste method 2nd degree equation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Sequência didática História da Matemática Método corte e cole Equação do 2º grau Didactic sequence History of Mathematics Cut and paste method 2nd degree equation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Macedo, Elaine Souza de Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores |
description |
The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of
Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree
equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such
equations, uncritically, without domain of the justifications for their actions. For this, we
adapted a didactic sequence with activities that aims to cause a rediscovery of resolutive
formula of 2nd degree equation through the method known as cut and paste. Finally, we
presented the activity module containing the didactic sequence used during the study, as
suggestion for use in the classroom, by the math teacher |
author2 |
Morey, Bernadete Barbosa |
author_facet |
Morey, Bernadete Barbosa Macedo, Elaine Souza de |
format |
masterThesis |
author |
Macedo, Elaine Souza de |
author_sort |
Macedo, Elaine Souza de |
title |
Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores |
title_short |
Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores |
title_full |
Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores |
title_fullStr |
Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores |
title_full_unstemmed |
Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores |
title_sort |
uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077 |
work_keys_str_mv |
AT macedoelainesouzade umasequenciadidaticaparaoensinodaresolucaodaequacaodo2grauadequacaoparaousocomprofessores |
_version_ |
1773966548145274880 |