Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores

The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Macedo, Elaine Souza de
Outros Autores: Morey, Bernadete Barbosa
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16077
record_format dspace
spelling ri-123456789-160772017-11-02T13:53:28Z Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores Macedo, Elaine Souza de Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/8319405576026880 http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Mendes, Iran Abreu http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Faria, Paulo Cezar de http://lattes.cnpq.br/3630521378837174 Nobre, Sérgio Roberto http://lattes.cnpq.br/4586329424897878 Sequência didática História da Matemática Método corte e cole Equação do 2º grau Didactic sequence History of Mathematics Cut and paste method 2nd degree equation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the justifications for their actions. For this, we adapted a didactic sequence with activities that aims to cause a rediscovery of resolutive formula of 2nd degree equation through the method known as cut and paste. Finally, we presented the activity module containing the didactic sequence used during the study, as suggestion for use in the classroom, by the math teacher O presente estudo tem como objetivo verificar se o uso de atividades mediadas pela História da Matemática pode contribuir para a melhoria da compreensão da resolução da equação do 2º grau para professores e licenciandos que reproduzem métodos de resolução de tais equações, de maneira acrítica, sem o domínio das justificativas de suas ações. Para isso, adaptamos uma sequência didática com atividades que tem como propósito fazer com que haja uma redescoberta da fórmula resolutiva da equação do 2º grau através do método denominado corte e cole. Por fim, apresentamos o módulo de atividades contendo a sequência didática utilizada durante o estudo, como sugestão para uso em sala de aula, pelo professor de matemática 2014-12-17T15:04:57Z 2012-04-20 2014-12-17T15:04:57Z 2011-07-18 masterThesis MACEDO, Elaine Souza de. Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Sequência didática
História da Matemática
Método corte e cole
Equação do 2º grau
Didactic sequence
History of Mathematics
Cut and paste method
2nd degree equation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Sequência didática
História da Matemática
Método corte e cole
Equação do 2º grau
Didactic sequence
History of Mathematics
Cut and paste method
2nd degree equation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Macedo, Elaine Souza de
Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
description The present study aims to check whether the use of activities mediated by the History of Mathematics can contribute to improve the understanding of resolution the 2nd degree equation for teachers and undergraduates that reproduce methods of solving such equations, uncritically, without domain of the justifications for their actions. For this, we adapted a didactic sequence with activities that aims to cause a rediscovery of resolutive formula of 2nd degree equation through the method known as cut and paste. Finally, we presented the activity module containing the didactic sequence used during the study, as suggestion for use in the classroom, by the math teacher
author2 Morey, Bernadete Barbosa
author_facet Morey, Bernadete Barbosa
Macedo, Elaine Souza de
format masterThesis
author Macedo, Elaine Souza de
author_sort Macedo, Elaine Souza de
title Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
title_short Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
title_full Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
title_fullStr Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
title_full_unstemmed Uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
title_sort uma sequencia didática para o ensino da resolução da equação do 2. grau : adequação para o uso com professores
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16077
work_keys_str_mv AT macedoelainesouzade umasequenciadidaticaparaoensinodaresolucaodaequacaodo2grauadequacaoparaousocomprofessores
_version_ 1773966548145274880