Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica

The present work aims to report the construction of a workbook for teaching trigonometry focusing the possible mix between the historical approach to the teaching of mathematics and the professional master´s degree. For this, considerations about the history of mathematics as a teaching methodology,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Severino Carlos
Outros Autores: Morey, Bernadete Barbosa
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16072
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16072
record_format dspace
spelling ri-123456789-160722017-11-02T13:58:32Z Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica Gomes, Severino Carlos Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/3456901728902392 http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Bandeira, Francisco de Assis http://lattes.cnpq.br/7600840360005863 Garnica, Antônio Vicente Marafioti http://lattes.cnpq.br/5089072868644414 Trigonometria Ensino História da Matemática Geometria Trigonometry Teaching History of Mathematics Geometry CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The present work aims to report the construction of a workbook for teaching trigonometry focusing the possible mix between the historical approach to the teaching of mathematics and the professional master´s degree. For this, considerations about the history of mathematics as a teaching methodology, the education of the math teacher who will teach trigonometry and also about the course of elaboration and experimentation of the activities in the workbook were made (using the methodological strategy of action research). Finally, the workbook for the teaching of trigonometry in a historical approach is presented as an example of the above mentioned mix between the history of mathematics, mathematical school content and the professional master´s degree Esse trabalho objetiva relatar a construção de um caderno de atividades para o ensino de trigonometria enfocando a fusão possível entre a abordagem histórica no ensino de matemática e o mestrado profissional. Para isso são feitas considerações sobre a história da matemática enquanto metodologia de ensino, sobre a formação do professor de matemática que vai ensinar trigonometria e sobre todo percurso de elaboração e experimentação das atividades (utilizando a estratégia metodológica da pesquisa-ação). Por fim, apresentamos o caderno de atividades para o ensino de trigonometria numa abordagem histórica como exemplo do que venha a ser a fusão entre história da matemática, conteúdo matemático escolar e mestrado profissional 2014-12-17T15:04:56Z 2012-02-23 2014-12-17T15:04:56Z 2011-07-05 masterThesis GOMES, Severino Carlos. Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16072 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Trigonometria
Ensino
História da Matemática
Geometria
Trigonometry
Teaching
History of Mathematics
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Trigonometria
Ensino
História da Matemática
Geometria
Trigonometry
Teaching
History of Mathematics
Geometry
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Gomes, Severino Carlos
Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
description The present work aims to report the construction of a workbook for teaching trigonometry focusing the possible mix between the historical approach to the teaching of mathematics and the professional master´s degree. For this, considerations about the history of mathematics as a teaching methodology, the education of the math teacher who will teach trigonometry and also about the course of elaboration and experimentation of the activities in the workbook were made (using the methodological strategy of action research). Finally, the workbook for the teaching of trigonometry in a historical approach is presented as an example of the above mentioned mix between the history of mathematics, mathematical school content and the professional master´s degree
author2 Morey, Bernadete Barbosa
author_facet Morey, Bernadete Barbosa
Gomes, Severino Carlos
format masterThesis
author Gomes, Severino Carlos
author_sort Gomes, Severino Carlos
title Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
title_short Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
title_full Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
title_fullStr Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
title_full_unstemmed Elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
title_sort elaboração e aplicação de uma sequência de atividades para o ensino da trigonometria numa abordagem histórica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16072
work_keys_str_mv AT gomesseverinocarlos elaboracaoeaplicacaodeumasequenciadeatividadesparaoensinodatrigonometrianumaabordagemhistorica
_version_ 1773961265185554432