Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions con...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-16033 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-160332017-11-02T13:22:21Z Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado Macena, Marta Maria Maurício Mendes, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/0782554008072882 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Barbosa, Jonei Cerqueira http://lattes.cnpq.br/4435435120326646 Noronha, Claudianny Amorim http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Aprendizagem Cônicas Educação História da Matemática Investigação Learning Conic Education Mathematics History Investigation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the students, to a meaninful learning Neste trabalho, analisamos as possibilidades didáticas de uso da investigação em sala de aula, a partir de uma experiência com estudantes do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba CEFET PB, na qual abordamos o estudo das secções cônicas. Para o alcance dos nossos objetivos tomamos como aporte teórico as concepções referentes à aprendizagem significativa em conexão com a investigação em história da matemática. A pesquisa em sala de aula efetivou-se através de atividades que instigaram, no aprendiz, o desejo de investigar os conceitos próprios das secções cônicas. Os resultados das atividades propostas e postas em prática mostraram a eficácia e a eficiência de tal metodologia na construção do conhecimento requerido, nos mostrando que a investigação em sala de aula conduz os envolvidos, nesse processo, a olhar de forma mais globalizante para as origens e os métodos utilizados para desenvolver, além das várias representações apresentadas pela matemática, o que, certamente conduz, principalmente os alunos, a uma aprendizagem significativa 2014-12-17T15:04:48Z 2008-02-12 2014-12-17T15:04:48Z 2007-04-24 masterThesis MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Aprendizagem Cônicas Educação História da Matemática Investigação Learning Conic Education Mathematics History Investigation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Aprendizagem Cônicas Educação História da Matemática Investigação Learning Conic Education Mathematics History Investigation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Macena, Marta Maria Maurício Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
description |
In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the
meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They
also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the
students, to a meaninful learning |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu Macena, Marta Maria Maurício |
format |
masterThesis |
author |
Macena, Marta Maria Maurício |
author_sort |
Macena, Marta Maria Maurício |
title |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma
aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_short |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma
aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_full |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma
aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_fullStr |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma
aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_full_unstemmed |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma
aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_sort |
contribuições da investigação em sala de aula para uma
aprendizagem das secções cônicas com significado |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033 |
work_keys_str_mv |
AT macenamartamariamauricio contribuicoesdainvestigacaoemsaladeaulaparaumaaprendizagemdasseccoesconicascomsignificado |
_version_ |
1773964068601724928 |