Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio

This work presents a proposal of a methodological change to the teaching and learning of the complex numbers in the Secondary education. It is based on the inquiries and difficulties of students detected in the classrooms about the teaching of complex numbers and a questioning of the context of the...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Nanci Barbosa Ferreira
Outros Autores: Varela, Marlúcia Oliveira de Santana
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16025
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-16025
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Números Complexos
Matemática
Ensino-aprendizagem
Complex numbers
Mathematics
Teaching and Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Números Complexos
Matemática
Ensino-aprendizagem
Complex numbers
Mathematics
Teaching and Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Araújo, Nanci Barbosa Ferreira
Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio
description This work presents a proposal of a methodological change to the teaching and learning of the complex numbers in the Secondary education. It is based on the inquiries and difficulties of students detected in the classrooms about the teaching of complex numbers and a questioning of the context of the mathematics teaching - that is the reason of the inquiry of this dissertation. In the searching for an efficient learning and placing the work as a research, it is presented a historical reflection of the evolution of the concept of complex numbers pointing out their more relevant focuses, such as: symbolic, numeric, geometrical and algebraic ones. Then, it shows the description of the ways of the research based on the methodology of the didactic engineering. This one is developed from the utilization of its four stages, where in the preliminary analysis stage, two data surveys are presented: the first one is concerning with the way of presenting the contents of the complex numbers in math textbooks, and the second one is concerning to the interview carried out with High school teachers who work with complex numbers in the practice of their professions. At first, in the analysis stage, it is presented the prepared and organized material to be used in the following stage. In the experimentation one, it is presented the carrying out process that was made with the second year High school students in the Centro Federal de Educação tecnológica do Rio Grande do Norte CEFET-RN. At the end, it presents, in the subsequent and validation stages, the revelation of the obtained results from the observations made in classrooms in the carrying out of the didactic sequence, the students talking and the data collection
author2 Varela, Marlúcia Oliveira de Santana
author_facet Varela, Marlúcia Oliveira de Santana
Araújo, Nanci Barbosa Ferreira
format masterThesis
author Araújo, Nanci Barbosa Ferreira
author_sort Araújo, Nanci Barbosa Ferreira
title Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio
title_short Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio
title_full Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio
title_fullStr Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio
title_full_unstemmed Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio
title_sort números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16025
work_keys_str_mv AT araujonancibarbosaferreira numeroscomplexosumapropostademudancametodologicaparaumaaprendizagemsignificativanoensinomedio
_version_ 1773966744265687040
spelling ri-123456789-160252017-11-02T13:48:20Z Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio Araújo, Nanci Barbosa Ferreira Varela, Marlúcia Oliveira de Santana http://lattes.cnpq.br/1353304976561494 Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Dezotti, Cláudia Helena http://lattes.cnpq.br/5696610183846775 Mendes, Iran Abreu http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Números Complexos Matemática Ensino-aprendizagem Complex numbers Mathematics Teaching and Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work presents a proposal of a methodological change to the teaching and learning of the complex numbers in the Secondary education. It is based on the inquiries and difficulties of students detected in the classrooms about the teaching of complex numbers and a questioning of the context of the mathematics teaching - that is the reason of the inquiry of this dissertation. In the searching for an efficient learning and placing the work as a research, it is presented a historical reflection of the evolution of the concept of complex numbers pointing out their more relevant focuses, such as: symbolic, numeric, geometrical and algebraic ones. Then, it shows the description of the ways of the research based on the methodology of the didactic engineering. This one is developed from the utilization of its four stages, where in the preliminary analysis stage, two data surveys are presented: the first one is concerning with the way of presenting the contents of the complex numbers in math textbooks, and the second one is concerning to the interview carried out with High school teachers who work with complex numbers in the practice of their professions. At first, in the analysis stage, it is presented the prepared and organized material to be used in the following stage. In the experimentation one, it is presented the carrying out process that was made with the second year High school students in the Centro Federal de Educação tecnológica do Rio Grande do Norte CEFET-RN. At the end, it presents, in the subsequent and validation stages, the revelation of the obtained results from the observations made in classrooms in the carrying out of the didactic sequence, the students talking and the data collection Este trabalho apresenta uma proposta de mudança metodológica para o ensinoaprendizagem dos números complexos no ensino médio. É fundamentado nas indagações e dificuldades dos alunos, detectadas na sala de aula quanto ao ensino dos números complexos, uma problematização do contexto do ensino da matemática - motivo da investigação. Na busca de uma aprendizagem significativa e situando o trabalho enquanto pesquisa, é apresentada uma reflexão histórica da evolução do conceito dos números complexos, destacando seus enfoques mais relevantes, a saber: simbólico, numérico, geométrico e algébrico. Na seqüência, mostra a descrição do caminho da pesquisa fundamentado na metodologia da engenharia didática. Esta é desenvolvida a partir da utilização de suas quatro fases, onde na fase das análises preliminares são apresentados dois levantamentos de dados: o primeiro é com relação à forma de apresentação dos conteúdos dos números complexos nos livros didáticos de matemática e o segundo é com relação à entrevista realizada com professores do ensino médio que trabalham com números complexos no exercício de suas profissões. Na fase da análise a priori é apresentado o material preparado e organizado para ser utilizado na fase seguinte. Na fase da experimentação é apresentado o processo de realização, que foi operacionalizado com alunos do segundo ano do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte CEFET/RN. Ao final, apresenta, na fase da análise a posteriori e validação, a revelação dos resultados obtidos a partir das observações feitas na sala de aula quando da realização da seqüência didática, das falas dos alunos e da coleta de dados 2014-12-17T15:04:47Z 2007-12-20 2014-12-17T15:04:47Z 2006-12-18 masterThesis ARAÚJO, Nanci Barbosa Ferreira. Números complexos: uma proposta de mudança metodológica para uma aprendizagem significativa no ensino médio. 2006. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16025 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Ensino de Ciências Naturais e Matemática