Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
This thesis presents a study on Tversky & Kahneman s (1974) Anchoring theory, and Vroom s (1964) Expectance theory in the context of education and students motivation. It is surveyed 424 students of a secondary and agricultural technical school in Brazil Northeast (EAJ). The survey form try to c...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15103 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-15103 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-151032017-11-02T07:29:23Z Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio A study on expectancy and anchoring theories applied to student motivation in a secondary school Hintemann, Luiz Henrique Ramos, Rubens Eugênio Barreto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6 Añez, Miguel Eduardo Moreno http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5 Dantas, José Araújo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701146Y0 Estudo Motivação Ensino médio e profissionalizante Teoria da expectativa Teoria da ancoragem Study Motivation Secondary school and technical school Expectance theory Anchoring theory CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO This thesis presents a study on Tversky & Kahneman s (1974) Anchoring theory, and Vroom s (1964) Expectance theory in the context of education and students motivation. It is surveyed 424 students of a secondary and agricultural technical school in Brazil Northeast (EAJ). The survey form try to capture the Vroom s Expectance Theory constructs of Valence, Instrumentality, Expectation and Motivational Force, and also the Tversky and Kahneman Anchoring effect in terms of grade expected. The main findings suggest that the minimum grade required by the school is much strong in driving the students motivation and performance than the Expectancy Theory. It was found that the different grades required drive the students to pursue different grade in the same way Este trabalho apresenta uma discussão em torno do desempenho escolar de estudantes e dois fatores supostamente seus determinantes: a motivação para o estudo e a âncora deste desempenho, entendendo-se por âncora um viés, que neste caso é a nota mínima para passar. Trata-se de uma pesquisa empírica, um survey que consistiu na análise de dados de 424 questionários respondidos por alunos do 2º. Grau, curso médio e técnico profissionalizante da Escola Agrícola de Jundiaí - UFRN, sobre Motivação para estudar . Para a análise da motivação utilizou-se a Teoria da Expectativa de Vroom (1964) e para a âncora, o conceito formulado por Tversky e Kahneman (1974). Os principais resultados sugerem que, embora exista força motivacional para obter o desempenho, a nota média mínima para passar acaba por gerar uma âncora de desempenho baixo, tornando-se a meta dos alunos. Não se obteve relação entre motivação e meta de desempenho, o que sugere que a força do sistema escolar supera a motivação dos alunos em determinada matéria. Estes resultados estariam apontando para uma direção importante relacionada ao limite imposto aos professores, de motivarem seus alunos para maior desempenho, diante de um sistema escolar que dirige para a média estabelecida 2014-12-17T14:53:22Z 2014-12-11 2014-12-17T14:53:22Z 2006-05-19 masterThesis HINTEMANN, Luiz Henrique. A study on expectancy and anchoring theories applied to student motivation in a secondary school. 2006. 67 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15103 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Estudo Motivação Ensino médio e profissionalizante Teoria da expectativa Teoria da ancoragem Study Motivation Secondary school and technical school Expectance theory Anchoring theory CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
spellingShingle |
Estudo Motivação Ensino médio e profissionalizante Teoria da expectativa Teoria da ancoragem Study Motivation Secondary school and technical school Expectance theory Anchoring theory CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Hintemann, Luiz Henrique Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio |
description |
This thesis presents a study on Tversky & Kahneman s (1974) Anchoring theory, and Vroom s (1964) Expectance theory in the context of education and students motivation. It is surveyed 424 students of a secondary and agricultural technical school in Brazil Northeast (EAJ). The survey form try to capture the Vroom s Expectance Theory constructs of Valence, Instrumentality, Expectation and Motivational Force, and also the Tversky and Kahneman Anchoring effect in terms of grade expected. The main findings suggest that the minimum grade required by the school is much strong in driving the students motivation and performance than the Expectancy Theory. It was found that the different grades required drive the students to pursue different grade in the same way |
author2 |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto |
author_facet |
Ramos, Rubens Eugênio Barreto Hintemann, Luiz Henrique |
format |
masterThesis |
author |
Hintemann, Luiz Henrique |
author_sort |
Hintemann, Luiz Henrique |
title |
Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio |
title_short |
Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio |
title_full |
Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio |
title_fullStr |
Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio |
title_sort |
um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15103 |
work_keys_str_mv |
AT hintemannluizhenrique umestudodeaplicacaodasteoriasdaexpectativaedaancoragemnamotivacaoparaodesempemhodealunosdoensinomedio AT hintemannluizhenrique astudyonexpectancyandanchoringtheoriesappliedtostudentmotivationinasecondaryschool |
_version_ |
1773957669703385088 |