Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio

This thesis presents a study on Tversky & Kahneman s (1974) Anchoring theory, and Vroom s (1964) Expectance theory in the context of education and students motivation. It is surveyed 424 students of a secondary and agricultural technical school in Brazil Northeast (EAJ). The survey form try to c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Hintemann, Luiz Henrique
Outros Autores: Ramos, Rubens Eugênio Barreto
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15103
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-15103
record_format dspace
spelling ri-123456789-151032017-11-02T07:29:23Z Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio A study on expectancy and anchoring theories applied to student motivation in a secondary school Hintemann, Luiz Henrique Ramos, Rubens Eugênio Barreto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6 Añez, Miguel Eduardo Moreno http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5 Dantas, José Araújo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701146Y0 Estudo Motivação Ensino médio e profissionalizante Teoria da expectativa Teoria da ancoragem Study Motivation Secondary school and technical school Expectance theory Anchoring theory CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO This thesis presents a study on Tversky & Kahneman s (1974) Anchoring theory, and Vroom s (1964) Expectance theory in the context of education and students motivation. It is surveyed 424 students of a secondary and agricultural technical school in Brazil Northeast (EAJ). The survey form try to capture the Vroom s Expectance Theory constructs of Valence, Instrumentality, Expectation and Motivational Force, and also the Tversky and Kahneman Anchoring effect in terms of grade expected. The main findings suggest that the minimum grade required by the school is much strong in driving the students motivation and performance than the Expectancy Theory. It was found that the different grades required drive the students to pursue different grade in the same way Este trabalho apresenta uma discussão em torno do desempenho escolar de estudantes e dois fatores supostamente seus determinantes: a motivação para o estudo e a âncora deste desempenho, entendendo-se por âncora um viés, que neste caso é a nota mínima para passar. Trata-se de uma pesquisa empírica, um survey que consistiu na análise de dados de 424 questionários respondidos por alunos do 2º. Grau, curso médio e técnico profissionalizante da Escola Agrícola de Jundiaí - UFRN, sobre Motivação para estudar . Para a análise da motivação utilizou-se a Teoria da Expectativa de Vroom (1964) e para a âncora, o conceito formulado por Tversky e Kahneman (1974). Os principais resultados sugerem que, embora exista força motivacional para obter o desempenho, a nota média mínima para passar acaba por gerar uma âncora de desempenho baixo, tornando-se a meta dos alunos. Não se obteve relação entre motivação e meta de desempenho, o que sugere que a força do sistema escolar supera a motivação dos alunos em determinada matéria. Estes resultados estariam apontando para uma direção importante relacionada ao limite imposto aos professores, de motivarem seus alunos para maior desempenho, diante de um sistema escolar que dirige para a média estabelecida 2014-12-17T14:53:22Z 2014-12-11 2014-12-17T14:53:22Z 2006-05-19 masterThesis HINTEMANN, Luiz Henrique. A study on expectancy and anchoring theories applied to student motivation in a secondary school. 2006. 67 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15103 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Estudo Motivação
Ensino médio e profissionalizante
Teoria da expectativa
Teoria da ancoragem
Study
Motivation
Secondary school and technical school
Expectance theory
Anchoring theory
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Estudo Motivação
Ensino médio e profissionalizante
Teoria da expectativa
Teoria da ancoragem
Study
Motivation
Secondary school and technical school
Expectance theory
Anchoring theory
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Hintemann, Luiz Henrique
Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
description This thesis presents a study on Tversky & Kahneman s (1974) Anchoring theory, and Vroom s (1964) Expectance theory in the context of education and students motivation. It is surveyed 424 students of a secondary and agricultural technical school in Brazil Northeast (EAJ). The survey form try to capture the Vroom s Expectance Theory constructs of Valence, Instrumentality, Expectation and Motivational Force, and also the Tversky and Kahneman Anchoring effect in terms of grade expected. The main findings suggest that the minimum grade required by the school is much strong in driving the students motivation and performance than the Expectancy Theory. It was found that the different grades required drive the students to pursue different grade in the same way
author2 Ramos, Rubens Eugênio Barreto
author_facet Ramos, Rubens Eugênio Barreto
Hintemann, Luiz Henrique
format masterThesis
author Hintemann, Luiz Henrique
author_sort Hintemann, Luiz Henrique
title Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
title_short Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
title_full Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
title_fullStr Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
title_sort um estudo de aplicação das teorias da expectativa e da ancoragem na motivação para o desempemho de alunos do ensino médio
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15103
work_keys_str_mv AT hintemannluizhenrique umestudodeaplicacaodasteoriasdaexpectativaedaancoragemnamotivacaoparaodesempemhodealunosdoensinomedio
AT hintemannluizhenrique astudyonexpectancyandanchoringtheoriesappliedtostudentmotivationinasecondaryschool
_version_ 1773957669703385088