Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica

This study deals with environmental issues on agriculture. In this context, the aim of this study is investigate factors able to influence the environmental conscientization of students of a agricultural technicals school about the aspects and environmental impacts related to the agricultural produc...

Volledige beschrijving

Bewaard in:
Bibliografische gegevens
Hoofdauteur: Chiamenti, ângela Márcia Maronez
Andere auteurs: Marques Júnior, Sérgio
Formaat: Dissertação
Taal:por
Gepubliceerd in: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Onderwerpen:
Online toegang:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15065
Tags: Voeg label toe
Geen labels, Wees de eerste die dit record labelt!
id ri-123456789-15065
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação ambiental
Agricultura
Conscientização ambiental
Psicologia ambiental
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Educação ambiental
Agricultura
Conscientização ambiental
Psicologia ambiental
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Chiamenti, ângela Márcia Maronez
Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica
description This study deals with environmental issues on agriculture. In this context, the aim of this study is investigate factors able to influence the environmental conscientization of students of a agricultural technicals school about the aspects and environmental impacts related to the agricultural productive process. Besides, the used methodology on this work was to the application of a questionnaire based in Likert-kind scale with closed questions, they are constituted of variables which consisted of groups denominated perception, attitude, communitarian sense, commitment, sel-consciousness, knowledge and student profile. Like data analysis way was used descriptive analysis and chi-square to check the association significance between the perception variable with the variable ones of cited groups. The results obtained show that the environmental knowledge variable was one of the that showed high significance when it associated to the variables of perception group. The students with environmental knowledge showed high consideration that the production activities on agriculture cause large adverse impacts on environment. After the identification of some factors of environmental conscientization are shown recommendations which school must prepare techniques in aware high school of agricultural sciences with the environmental problems which be able to apply sustainable technologies on agriculture instead of traditional ones through the benefit of environment
author2 Marques Júnior, Sérgio
author_facet Marques Júnior, Sérgio
Chiamenti, ângela Márcia Maronez
format masterThesis
author Chiamenti, ângela Márcia Maronez
author_sort Chiamenti, ângela Márcia Maronez
title Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica
title_short Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica
title_full Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica
title_fullStr Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica
title_full_unstemmed Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica
title_sort gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15065
work_keys_str_mv AT chiamentiangelamarciamaronez gestaoambientalnaagriculturaumestudosobrefatoresassociadosaconscientizacaoambientalemestudantesdeumaescolaagrotecnica
AT chiamentiangelamarciamaronez environmentaleducationagricultureenvironmentalconscientizationenvironmentalpsychology
_version_ 1773963600218554368
spelling ri-123456789-150652020-11-30T11:21:08Z Gestão ambiental na agricultura: um estudo sobre fatores associados à conscientização ambiental em estudantes de uma escola agrotécnica Environmental education; Agriculture; Environmental conscientization; Environmental psychology Chiamenti, ângela Márcia Maronez Marques Júnior, Sérgio http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9 Ramos, Rubens Eugênio Barreto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6 Costa, Maristélio da Cruz http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792959J6 Educação ambiental Agricultura Conscientização ambiental Psicologia ambiental CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO This study deals with environmental issues on agriculture. In this context, the aim of this study is investigate factors able to influence the environmental conscientization of students of a agricultural technicals school about the aspects and environmental impacts related to the agricultural productive process. Besides, the used methodology on this work was to the application of a questionnaire based in Likert-kind scale with closed questions, they are constituted of variables which consisted of groups denominated perception, attitude, communitarian sense, commitment, sel-consciousness, knowledge and student profile. Like data analysis way was used descriptive analysis and chi-square to check the association significance between the perception variable with the variable ones of cited groups. The results obtained show that the environmental knowledge variable was one of the that showed high significance when it associated to the variables of perception group. The students with environmental knowledge showed high consideration that the production activities on agriculture cause large adverse impacts on environment. After the identification of some factors of environmental conscientization are shown recommendations which school must prepare techniques in aware high school of agricultural sciences with the environmental problems which be able to apply sustainable technologies on agriculture instead of traditional ones through the benefit of environment O presente estudo trata das questões ambientais na agricultura. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é investigar fatores capazes de influenciar a conscientização ambiental de estudantes de uma escola agrotécnica sobre os aspectos e impactos ambientais relacionados com o processo produtivo agrícola. Para tanto, a metodologia empregada neste trabalho foi à aplicação de um questionário com escalas do tipo likert com questões fechadas, constituindo de variáveis que compuseram os grupos denominados percepção, atitude, senso comunitário, comprometimento, constrangimento, conhecimento e perfil dos alunos. Como forma de análise dos dados, foi utilizada análise descritiva e chi-quadrado, para verificar a significância das associações entre as variáveis de percepção com as variáveis dos grupos citados. Os resultados obtidos mostram que a variável conhecimento ambiental foi uma das que apresentou grande significância quando associada com as variáveis do grupo percepção. Os alunos com conhecimento ambiental apresentam maior consideração de que as atividades de produção na agricultura causam grandes impactos adversos no ambiente. Após a identificação de alguns fatores de conscientização ambiental, são apresentadas recomendações, onde a escola deve preparar técnicos agrícolas conscientes com os problemas ambientais, os quais poderão aplicar tecnologias sustentáveis na agricultura, em substituição àquelas tradicionais, em benefício do meio ambiente 2014-12-17T14:53:15Z 2014-12-10 2014-12-17T14:53:15Z 2003 masterThesis CHIAMENTI, ângela Márcia Maronez. Environmental education; Agriculture; Environmental conscientization; Environmental psychology. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15065 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações