Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI

The present work sets out environmental issues in educational field. The aim of this research was to investigate the factors capable to influence the environmental behavior of the teachers in High school of the public school in Floriano, state of Piaui. For this, the methodology utilized an explanat...

Täydet tiedot

Tallennettuna:
Bibliografiset tiedot
Päätekijä: Diniz, Marcos Antonio Ribeiro
Muut tekijät: Marques Júnior, Sérgio
Aineistotyyppi: Dissertação
Kieli:por
Julkaistu: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Aiheet:
Linkit:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15048
Tagit: Lisää tagi
Ei tageja, Lisää ensimmäinen tagi!
id ri-123456789-15048
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Conscientização ambiental
Comportamento ambiental
Gestão ambiental
Environmental awareness
Environmental behavior
Environmental management
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Conscientização ambiental
Comportamento ambiental
Gestão ambiental
Environmental awareness
Environmental behavior
Environmental management
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Diniz, Marcos Antonio Ribeiro
Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI
description The present work sets out environmental issues in educational field. The aim of this research was to investigate the factors capable to influence the environmental behavior of the teachers in High school of the public school in Floriano, state of Piaui. For this, the methodology utilized an explanatory and descriptive search like a survey; questionnaires were applied with open and close questions establishing shifts that made up the following aspects; knowledge, behavior, responsibility, participation and trait of the teachers. The statistic techniques to analyze the data were descriptive analysis and analysis of multiple regression. The results reveal that teachers care about the real surrounding problems and believe that the school must develop ambient activities to stir the consciousness, it is important to the environmental improvement of the city. However, the results point out that are developed little activities related to theme concerned, besides the level of ambient consciousness given to the students are median. It was observed that teachers have little knowledge about theme like Agenda 21 and ISO14000. After identifying some factors of environmental knowledge, it was showed recommendations. The Agenda 21 recognizes in the educational field a mean of popular consciousness; the school should develop an education according to national policy of the environmental education
author2 Marques Júnior, Sérgio
author_facet Marques Júnior, Sérgio
Diniz, Marcos Antonio Ribeiro
format masterThesis
author Diniz, Marcos Antonio Ribeiro
author_sort Diniz, Marcos Antonio Ribeiro
title Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI
title_short Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI
title_full Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI
title_fullStr Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI
title_full_unstemmed Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI
title_sort gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de floriano-pi
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15048
work_keys_str_mv AT dinizmarcosantonioribeiro gestaoambientalnaeducacaoumestudosobrefatoresqueafetamocomportamentoambientaldeprofessoresdoensinomedionacidadedeflorianopi
AT dinizmarcosantonioribeiro environmentalmanagementineducationastudyonfactorswhichinfluencetheenvironmentalbehaviorinhighschoolteachersinflorianostateofpiaui
_version_ 1773961261837451264
spelling ri-123456789-150482017-11-02T06:53:33Z Gestão ambiental na educação: um estudo sobre fatores que afetam o comportamento ambiental de professores do ensino médio, na cidade de Floriano-PI Environmental management in education: A study on factors which influence the environmental behavior in high school teachers in Floriano, State of Piaui Diniz, Marcos Antonio Ribeiro Marques Júnior, Sérgio http://lattes.cnpq.br/0113431650970123 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9 Mattos, Karen Maria da Costa http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795924Y4 Guimarães, Patrícia http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799468Z6 Conscientização ambiental Comportamento ambiental Gestão ambiental Environmental awareness Environmental behavior Environmental management CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO The present work sets out environmental issues in educational field. The aim of this research was to investigate the factors capable to influence the environmental behavior of the teachers in High school of the public school in Floriano, state of Piaui. For this, the methodology utilized an explanatory and descriptive search like a survey; questionnaires were applied with open and close questions establishing shifts that made up the following aspects; knowledge, behavior, responsibility, participation and trait of the teachers. The statistic techniques to analyze the data were descriptive analysis and analysis of multiple regression. The results reveal that teachers care about the real surrounding problems and believe that the school must develop ambient activities to stir the consciousness, it is important to the environmental improvement of the city. However, the results point out that are developed little activities related to theme concerned, besides the level of ambient consciousness given to the students are median. It was observed that teachers have little knowledge about theme like Agenda 21 and ISO14000. After identifying some factors of environmental knowledge, it was showed recommendations. The Agenda 21 recognizes in the educational field a mean of popular consciousness; the school should develop an education according to national policy of the environmental education O presente estudo trata das questões ambientais no setor de educação. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores capazes de influenciar o comportamento ambiental de professores do Ensino Médio das escolas públicas do município de Floriano, estado do Piauí. Para tanto, foi utilizada na metodologia uma pesquisa exploratória e descritiva do tipo Survey , empregando-se questionário com perguntas fechadas e abertas, constituído de variáveis que compuseram os grupos denominados, percepção, atitude, senso comunitário, comprometimento, conhecimento, participação e perfil dos professores. As técnicas estatísticas utilizada na análise dos dados foram à descritiva e a de regressão múltipla. Os resultados obtidos revelam que os professores têm a preocupação com os problemas ambientais atuais e acreditam ser importante as escolas desenvolverem atividades ambientais como fator de conscientização e relevante para a melhoria ambiental da cidade. Entretanto, os resultados mostram que são desenvolvidas poucas atividades ambientais nas escolas e que o grau de conhecimento ambiental oferecido aos alunos é regular. Observou-se também pouco conhecimento por parte dos professores sobre temas como Agenda 21 e ISO 14000. Após a identificação de alguns fatores de conscientização ambiental, são apresentadas recomendações para as escolas desenvolverem uma educação de acordo com a política Nacional de Educação Ambiental, ressaltando que a Agenda 21 reconhece na educação ambiental um instrumento de conscientização popular 2014-12-17T14:53:11Z 2014-12-10 2014-12-17T14:53:11Z 2006-05-19 masterThesis DINIZ, Marcos Antonio Ribeiro. Environmental management in education: A study on factors which influence the environmental behavior in high school teachers in Floriano, State of Piaui. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15048 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações