Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil

The objective of this thesis was studying the factors which contribute to customer s satisfaction and loyalty, focusing the Norwegian model of satisfaction and loyalty of the consumer, applied in the sector of hotel services in Natal/RN, Brazil. The theoretical research was led through the concepts...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: González, Mario Orestes Aguirre
Outros Autores: Ramos, Rubens Eugênio Barreto
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14986
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14986
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Qualidade
Satisfação do cliente
Fidelidade do cliente
Turismo e Hotelaria
Quality
Customer s satisfaction
Customer satisfaction
Tourism and hotels
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Qualidade
Satisfação do cliente
Fidelidade do cliente
Turismo e Hotelaria
Quality
Customer s satisfaction
Customer satisfaction
Tourism and hotels
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
González, Mario Orestes Aguirre
Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil
description The objective of this thesis was studying the factors which contribute to customer s satisfaction and loyalty, focusing the Norwegian model of satisfaction and loyalty of the consumer, applied in the sector of hotel services in Natal/RN, Brazil. The theoretical research was led through the concepts of service quality, customer satisfaction and loyalty, models of quality management systems, national index of customer s satisfaction and methods which evaluate the customer s satisfaction. The field research was carried through from December 1st of 2004 to 24 st, among 381 international tourists who had been housed in the hotels of Natal. The analyses of the data had been made through the descriptive statistics and analysis of multiple regression. The results had evidenced that the main precedents variables of satisfaction had been: hotel s room, staff friendliness, hotel restaurant food and price paid; these are factors which explained, in 56,0% the variation of satisfaction with hotels. In relation to the constructs which had influenced the tourist s loyalty, were founds: tourist s satisfaction, hotel image and affective commitment, which had explained 53.0% of the data variability. The complaint management resulted as a basic factor for the tourist s satisfaction and loyalty
author2 Ramos, Rubens Eugênio Barreto
author_facet Ramos, Rubens Eugênio Barreto
González, Mario Orestes Aguirre
format masterThesis
author González, Mario Orestes Aguirre
author_sort González, Mario Orestes Aguirre
title Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil
title_short Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil
title_full Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil
title_fullStr Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil
title_full_unstemmed Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil
title_sort gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no brasil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14986
work_keys_str_mv AT gonzalezmarioorestesaguirre gestaodesatisfacaoefidelidadedoclientenahotelariaumestudosobreosfatoresqueinfluenciamasatisfacaoeafidelidadedoturistainternacionalnobrasil
AT gonzalezmarioorestesaguirre customersatisfactionandloyaltymanagementinhotelsastudyaboutfactorsthatinflujencesatisfactionandloyaltyinternationalturistinbrazil
_version_ 1773962445018103808
spelling ri-123456789-149862017-11-02T05:45:25Z Gestão de satisfação e fidelidade do cliente na hotelaria :um estudo sobre os fatores que influenciam a satisfação e a fidelidade do turista internacional no Brasil Customer satisfaction and loyalty management in hotels: a study about factors that influjence satisfaction and loyalty international turist in Brazil González, Mario Orestes Aguirre Ramos, Rubens Eugênio Barreto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268056A2 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6 Ramos, Anatália Saraiva Martins http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2 Idrogo, Aurélia Altemira Acunã http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783354T2 Qualidade Satisfação do cliente Fidelidade do cliente Turismo e Hotelaria Quality Customer s satisfaction Customer satisfaction Tourism and hotels CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO The objective of this thesis was studying the factors which contribute to customer s satisfaction and loyalty, focusing the Norwegian model of satisfaction and loyalty of the consumer, applied in the sector of hotel services in Natal/RN, Brazil. The theoretical research was led through the concepts of service quality, customer satisfaction and loyalty, models of quality management systems, national index of customer s satisfaction and methods which evaluate the customer s satisfaction. The field research was carried through from December 1st of 2004 to 24 st, among 381 international tourists who had been housed in the hotels of Natal. The analyses of the data had been made through the descriptive statistics and analysis of multiple regression. The results had evidenced that the main precedents variables of satisfaction had been: hotel s room, staff friendliness, hotel restaurant food and price paid; these are factors which explained, in 56,0% the variation of satisfaction with hotels. In relation to the constructs which had influenced the tourist s loyalty, were founds: tourist s satisfaction, hotel image and affective commitment, which had explained 53.0% of the data variability. The complaint management resulted as a basic factor for the tourist s satisfaction and loyalty Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta tese objetivou o estudo dos fatores que contribuem para a satisfação e a fidelidade do cliente, enfocando o modelo norueguês de índice de satisfação e fidelidade do consumidor, aplicado no setor de serviço hoteleiro em Natal/RN, Brasil. A pesquisa teórica foi direcionada para os conceitos de qualidade de serviços, satisfação e fidelidade do cliente, modelos de sistemas de gestão da qualidade, índices nacionais de satisfação do cliente e métodos que dimensionam a satisfação do consumidor. A pesquisa de campo foi realizada no período de 1 a 24 de dezembro de 2004, com 381 turistas internacionais que se hospedaram nos hotéis de Natal. As análises dos dados foram feitas através da estatística descritiva e da análise de regressão múltipla. Os resultados evidenciaram que as principais variáveis influenciadoras da satisfação foram: o quarto do hotel, a cordialidade de seus funcionários, seu restaurante relativo a comida e o preço pago ao hotel que explicaram em 56,0% a variação da satisfação com os hotéis. Em relação aos construtos que influenciaram a fidelidade dos hóspedes, encontrou-se: a satisfação dos hóspedes, a imagem do hotel e o compromisso afetivo, os quais explicaram 53,0% da variabilidade dos dados. O gerenciamento de reclamações resultou como um fator fundamental para a satisfação e a fidelidade do turista 2014-12-17T14:52:56Z 2014-12-09 2014-12-17T14:52:56Z 2006-05-19 masterThesis GONZÁLEZ, Mario Orestes Aguirre. Customer satisfaction and loyalty management in hotels: a study about factors that influjence satisfaction and loyalty international turist in Brazil. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14986 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações