Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil

This Thesis deals with the usability in some sites of hotels placed in a specific region of Brazil. Usability is the property of a site that shows how it allows the user get all information available without a large effort and in a clear and objective way. A questionnaire was used as a tool to value...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Ana Paula dos Santos
Outros Autores: Ramos, Anatália Saraiva Martins
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14893
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14893
record_format dspace
spelling ri-123456789-148932017-11-02T04:49:50Z Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil Oliveira, Ana Paula dos Santos Ramos, Anatália Saraiva Martins http://lattes.cnpq.br/6442077816577136 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2 Ramos, Rubens Eugênio Barreto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6 Idrogo, Aurélia Altemira Acunã http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783354T2 Internet Usabilidade Turismo Hotelaria Internet Usability Tourism Hospitality CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO This Thesis deals with the usability in some sites of hotels placed in a specific region of Brazil. Usability is the property of a site that shows how it allows the user get all information available without a large effort and in a clear and objective way. A questionnaire was used as a tool to value, by the common user perspective, navigation, on line reservation simulation, appreciation of the available content and, by this way, an easiness in the interaction site-users. As a result, it is possible to say that, considering all material analyzed, those sites that present usability criterion are more interactive and dynamic, demonstrating an easy navigation in a users view. By other side, it was possible to note that, about heuristics used in the search, the most of the websites demonstrated a deficiency in questions as firmness, user control and how to avoid mistakes. There was still valued as deficiency by the most of users in websites the general characters and the view of user. It was presented, seeing general characters, that a big part of the websites needs tools that can make user rapidly find what looks for. It was yet possible to see that users don't believe in secret when websites ask them some information. This is a point that needs to be appreciated because it causes some insecurity during navigation A pesquisa teve como objetivo avaliar a usabilidade de websites de hotéis de cidades turísticas da região nordeste do Brasil. Um questionário foi usado como ferramenta para avaliar, a partir da perspectiva do usuário comum, a navegabilidade, a simulação de reservas on line, a compreensão dos conteúdos disponíveis e a facilidade de interação do site com os usuários. Ao final do trabalho, constatou-se que, quanto às heurísticas, a maioria dos websites apresentou várias carências no que diz respeito à consistência, ao controle do usuário e à prevenção de erros. As características gerais e de percepção do usuário foram também, em grande parte dos sites analisados, conceituadas como regulares pelos avaliadores. Constatando, através da análise das características gerais, que a grande maioria dos websites carece de mecanismos que façam o usuário encontrar rapidamente seus objetivos. Verificou-se também que o grau de segurança e sigilo das informações ainda não é facilmente percebido pelos usuários, acabando por deixá-los cautelosos em transmitir dados e informações durante a navegação 2014-12-17T14:52:39Z 2009-03-27 2014-12-17T14:52:39Z 2008-06-30 masterThesis OLIVEIRA, Ana Paula dos Santos. Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14893 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Internet
Usabilidade
Turismo
Hotelaria
Internet
Usability
Tourism
Hospitality
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Internet
Usabilidade
Turismo
Hotelaria
Internet
Usability
Tourism
Hospitality
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Oliveira, Ana Paula dos Santos
Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil
description This Thesis deals with the usability in some sites of hotels placed in a specific region of Brazil. Usability is the property of a site that shows how it allows the user get all information available without a large effort and in a clear and objective way. A questionnaire was used as a tool to value, by the common user perspective, navigation, on line reservation simulation, appreciation of the available content and, by this way, an easiness in the interaction site-users. As a result, it is possible to say that, considering all material analyzed, those sites that present usability criterion are more interactive and dynamic, demonstrating an easy navigation in a users view. By other side, it was possible to note that, about heuristics used in the search, the most of the websites demonstrated a deficiency in questions as firmness, user control and how to avoid mistakes. There was still valued as deficiency by the most of users in websites the general characters and the view of user. It was presented, seeing general characters, that a big part of the websites needs tools that can make user rapidly find what looks for. It was yet possible to see that users don't believe in secret when websites ask them some information. This is a point that needs to be appreciated because it causes some insecurity during navigation
author2 Ramos, Anatália Saraiva Martins
author_facet Ramos, Anatália Saraiva Martins
Oliveira, Ana Paula dos Santos
format masterThesis
author Oliveira, Ana Paula dos Santos
author_sort Oliveira, Ana Paula dos Santos
title Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil
title_short Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil
title_full Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil
title_fullStr Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil
title_full_unstemmed Avaliação da usabilidade de Websites de hotéis segundo as heurísticas de Nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da Região Rordeste do Brasil
title_sort avaliação da usabilidade de websites de hotéis segundo as heurísticas de nielsen: pesquisa exploratória em hotéis da região rordeste do brasil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14893
work_keys_str_mv AT oliveiraanapauladossantos avaliacaodausabilidadedewebsitesdehoteissegundoasheuristicasdenielsenpesquisaexploratoriaemhoteisdaregiaorordestedobrasil
_version_ 1773962876598353920