Enfermeiros pós-graduados: continuidades e rupturas no cotidiano profissional de hospitais universitários
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as transformações do cotidiano profissional do enfermeiro do hospital universitário após a realização do curso de mestrado. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado no Complexo Hospitalar Universitário da UFRN, composto pelo Hospit...
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Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14803 |
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Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar as transformações do cotidiano profissional
do enfermeiro do hospital universitário após a realização do curso de mestrado. Trata-se de
um estudo com abordagem qualitativa, realizado no Complexo Hospitalar Universitário da
UFRN, composto pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Maternidade Escola
Januário Cicco (MEJEC), e Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira
Bezerra (HOSPED) localizados em Natal-RN; e pelo Hospital Universitário Ana Bezerra
(HUAB) situado em Santa Cruz-RN. A população foi composta por vinte e dois enfermeiros,
com título de mestre em enfermagem, que trabalham nessas instituições. Após
encaminhamento e aprovação pelo Comitê de ética em pesquisa, conforme Parecer nº 268.498
e CAAE: 13922713.1.0000.5537, as entrevistas foram iniciadas, utilizando-se um roteiro
semiestruturado, organizado em questões orientadas em conformidade com os objetivos do
estudo. Do material empírico, emergiram as categorias que foram trabalhadas com base na
análise de conteúdo temática, tendo como aporte teórico os estudos de Agnes Heller acerca do
cotidiano e os de Paulo Freire sobre educação e mudanças, buscando a possível interlocução
entre esses autores. Os resultados demonstram que o cotidiano dos enfermeiros nos hospitais
universitários, após cursarem o mestrado, modifica-se a partir da própria motivação em cursálo
e do apoio institucional recebido. As continuidades e rupturas apontadas estão distribuídas
nas categorias: a inércia da cotidianidade, na qual os enfermeiros relatam a dificuldade em
mudar seu cotidiano devido à rotina exaustiva e à falta de apoio; reconhecem mudanças
particulares, compreendendo a formação de um olhar crítico/reflexivo/analítico, e a
qualificação para o ensino e pesquisa; e as rupturas do cotidiano, que se referem às mudanças
ocorridas no serviço, como a melhoria da assistência, pela implantação de resultados; e uma
prática diferenciada por ter um profissional qualificado. Portanto, considera-se que a
realização do mestrado contribuiu para o crescimento do intelectual e profissional do
enfermeiro e, consequentemente, para o serviço, no cotidiano do Complexo Hospitalar
Universitário, sendo reconhecido pelos enfermeiros o compromisso com uma maior
responsabilidade social. Porém, ainda são necessárias reflexões sobre maneiras de minimizar
as dificuldades apontadas, como forma de incentivar essa qualificação |
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