Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da higienização simples das mãos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
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Autor principal: | |
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Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14780 |
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Higiene das mãos. Estudos de Validação. Questionários. Avaliação Nursing. Hand Hygiene. Validation Studies. Questionnaires. Evaluation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Melo, Gabriela de Sousa Martins Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da higienização simples das mãos |
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ri-123456789-147802017-11-01T12:50:59Z Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da higienização simples das mãos Validation of instruments for evaluation of knowledge and ability about the simple hand washing. Melo, Gabriela de Sousa Martins Torres, Gilson de Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/8320620928250775 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null Lira, Ana Luisa Brandao de Carvalho http://lattes.cnpq.br/4545130167501174 Mendes, Cristina Katya Torres Teixeira http://lattes.cnpq.br/8585902794071018 Araújo, Ednaldo Cavalcante de http://lattes.cnpq.br/7392652886296731 Higiene das mãos. Estudos de Validação. Questionários. Avaliação Nursing. Hand Hygiene. Validation Studies. Questionnaires. Evaluation CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico O estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação do conhecimento e habilidade acerca da higienização simples das mãos (HSM). Estudo quantitativo, metodológico, desenvolvido em duas etapas: levantamento da literatura para subsidiar a construção de dois instrumentos para avaliação o conhecimento e a habilidade sobre HSM, sendo um questionário do conhecimento com 12 questões objetivas e um roteiro estruturado composto por 14 passos da técnica; e a segunda com a identificação e seleção dos juízes e submissão dos instrumentos para avaliação. Para identificação dos juízes foi realizado contato com as coordenações dos cursos de enfermagem das universidades do Rio Grande do Norte e solicitado contato dos docentes das disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem. A amostra foi composta por 27 juízes, adotados como critérios de inclusão: enfermeiros, docentes da disciplina de semiologia e/ou semiotécnica, mínimo de um ano de experiência, sendo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e uma universidade particular do Estado do Rio Grande do Norte. A avaliação dos itens dos instrumentos ocorreu a partir da classificação em adequado, adequado com alterações e inadequado; nos dois últimos casos deveriam ser explicitadas sugestões para melhoria dos itens e a avaliação geral de cada instrumento a partir de 10 requisitos. Após a avaliação foi realizada a validação de conteúdo com aplicação do Índice Kappa e Índice de Validade de Conteúdo (IVC), aceitando índices superiores a 0,61 e 0,75, respectivamente. Este estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº 0002.0.294.000-10). Os dados coletados foram organizados em planilha eletrônica, exportados para o software estatístico e analisados por meio de estatística descritiva. O levantamento da literatura contemplou 19 estudos, predominaram artigos científicos, entre 2008 a 2010, com distribuição mundial, público alvo de profissionais da saúde. Quanto às características dos instrumentos, destacaram-se: dados sociodemográficos; conhecimentos sobre higienização das mãos (HM); técnica de HM; revisões sobre HM e recomendações para melhoria da prática. Evidenciou-se variação na técnica de HM com água e sabão. Das 12 questões do conhecimento, três atingiram nível perfeito de concordância (Kappa e IVC = 1,00). As demais foram consideradas adequadas com alterações, sendo as principais sugestões sobre clareza das questões. Dos 14 itens do roteiro estruturado, oito não atigiram nível perfeito de concordância, mas todos estavam dentro dos valores de IVC e Kappa estabelecidos. As sugestões tratavam especialmente sobre o vocabulário e clareza dos itens. Na avaliação geral dos instrumentos, o questionário do conhecimento obteve IVC de 0,91 e Kappa de 0,82, e o roteiro estruturado IVC de 0,95 e Kappa de 0,91. Os instrumentos podem ser considerados válidos quanto ao conteúdo, sendo satisfatórios e adequados para a mensuração do conhecimento e da habilidade sobre a HSM, demonstrando a importância de se realizar validação prévia do instrumento de avaliação 2014-12-17T14:46:57Z 2013-05-09 2014-12-17T14:46:57Z 2012-10-26 masterThesis MELO, Gabriela de Sousa Martins. Validation of instruments for evaluation of knowledge and ability about the simple hand washing.. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14780 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Assistência à Saúde |