Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem

One of the Ministry of Health s attempts at contributing to making collective health more appealing to health students is the Experience and In-Service Training within the Reality of the Unified Health Service Project (VER-SUS). Hence, the object of this investigation is to survey learners views on...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Valença, Cecília Nogueira
Outros Autores: Germano, Raimunda Medeiros
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14716
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14716
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Enfermagem
Formação
Estudantes
Sistema único de saúde
Comunidade
Nursing
Education
Students
Unified health service
Community
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
spellingShingle Enfermagem
Formação
Estudantes
Sistema único de saúde
Comunidade
Nursing
Education
Students
Unified health service
Community
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Valença, Cecília Nogueira
Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
description One of the Ministry of Health s attempts at contributing to making collective health more appealing to health students is the Experience and In-Service Training within the Reality of the Unified Health Service Project (VER-SUS). Hence, the object of this investigation is to survey learners views on the teaching of nursing based in the experiences they have lived through in the VER-SUS. Its purpose is to analyze the views and lived-through experiences of nursing students on how the VER-SUS contributed to their professional education. This is a study of the descriptiveexploratory type with a qualitative approach. Eighteen undergraduate students from the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), former VER-SUS participants, took part in this study, from 2006 to 2009. Information was collected using focus group techniques guided by a set of questions and semistructured interview with open and closed questions. The information collected was analyzed using content analysis technique, of the thematic analysis type. The UFRN Research Ethics Committee approved of the survey pursuant to Report Opinion number 223/2010 and CAAE number 0105.0.051.000-10. Lived-through experiences and in-service training gathered from the VER-SUS have contributed meaningfully to health education, as they helped understand the role of the university and of a health and nursing education within the hegemonic model of education. According to the views and lived-through experiences of nursing students who took part in the SUS project it was extremely relevant to use active methodologies in the teaching-learning process and have the facilitators act as liaisons for the SUS. It follows from this study that the VER-SUS does contribute to a health-nursing education and brings the students close to the reality of the community
author2 Germano, Raimunda Medeiros
author_facet Germano, Raimunda Medeiros
Valença, Cecília Nogueira
format masterThesis
author Valença, Cecília Nogueira
author_sort Valença, Cecília Nogueira
title Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
title_short Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
title_full Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
title_fullStr Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
title_sort corações e mentes desvendam o sistema único de saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14716
work_keys_str_mv AT valencacecilianogueira coracoesementesdesvendamosistemaunicodesaudevisoesevivenciasdeestudantesdeenfermagem
_version_ 1773959444487471104
spelling ri-123456789-147162017-10-31T23:13:43Z Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem Valença, Cecília Nogueira Germano, Raimunda Medeiros http://lattes.cnpq.br/2788316719185705 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8 Oliveira, Josineide Silveira de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5 Vilar, Rosana Lúcia Alves de http://lattes.cnpq.br/3310631449276616 Guimarães, Jacileide http://lattes.cnpq.br/8942333851163376 Enfermagem Formação Estudantes Sistema único de saúde Comunidade Nursing Education Students Unified health service Community CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM One of the Ministry of Health s attempts at contributing to making collective health more appealing to health students is the Experience and In-Service Training within the Reality of the Unified Health Service Project (VER-SUS). Hence, the object of this investigation is to survey learners views on the teaching of nursing based in the experiences they have lived through in the VER-SUS. Its purpose is to analyze the views and lived-through experiences of nursing students on how the VER-SUS contributed to their professional education. This is a study of the descriptiveexploratory type with a qualitative approach. Eighteen undergraduate students from the nursing program at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), former VER-SUS participants, took part in this study, from 2006 to 2009. Information was collected using focus group techniques guided by a set of questions and semistructured interview with open and closed questions. The information collected was analyzed using content analysis technique, of the thematic analysis type. The UFRN Research Ethics Committee approved of the survey pursuant to Report Opinion number 223/2010 and CAAE number 0105.0.051.000-10. Lived-through experiences and in-service training gathered from the VER-SUS have contributed meaningfully to health education, as they helped understand the role of the university and of a health and nursing education within the hegemonic model of education. According to the views and lived-through experiences of nursing students who took part in the SUS project it was extremely relevant to use active methodologies in the teaching-learning process and have the facilitators act as liaisons for the SUS. It follows from this study that the VER-SUS does contribute to a health-nursing education and brings the students close to the reality of the community Uma das tentativas do ministério da saúde de contribuir para tornar a saúde coletiva mais atraente para o estudante da área de saúde/enfermagem se trata do projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS). Portanto, estudar a visão de discentes sobre o ensino de enfermagem a partir de suas vivências no VER-SUS constitui o objeto desta investigação. Seu objetivo é analisar as visões e vivências de estudantes de enfermagem sobre a contribuição do VER-SUS na sua formação profissional. Trata-se de um estudo do tipo descritivo/exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram 18 estudantes da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), egressos do VER-SUS, no período de 2006/2009. Para a coleta de informações, foram utilizadas as técnicas de grupo focal orientado por um roteiro de questões, e entrevista semiestruturada, com questões abertas e fechadas. As informações coletadas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, na modalidade de análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN pelo parecer nº. 223/2010 e CAAE nº. 0105.0.051.000-10. A vivência e o estágio do VER-SUS contribuíram de forma significativa para a formação em saúde, pois ajudaram a perceber o papel da universidade e da formação em saúde/enfermagem em meio ao modelo hegemônico de formação. Nas visões e vivências dos estudantes de enfermagem participantes do projeto sobre o SUS foi de suma importância a utilização de metodologias ativas para o processo ensino/aprendizagem e os facilitadores atuaram como condutores da aproximação com o SUS. O estudo concluiu que o VER-SUS contribuiu para a formação em saúde/enfermagem, aproximando os estudantes da realidade da comunidade 2014-12-17T14:46:46Z 2011-11-02 2014-12-17T14:46:46Z 2011-03-14 masterThesis VALENÇA, Cecília Nogueira. Corações e mentes desvendam o Sistema Único de Saúde : visões e vivências de estudantes de enfermagem. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14716 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Assistência à Saúde