Reflexões sobre o dito e o feito nas intervenções pedagógicas no Programa Segundo Tempo
Ao longo desta pesquisa, defendemos que projetos sociais como o Programa Segundo Tempo podem ampliar seus objetivos e ações interventivas para além da inclusão social de pessoas excluídas socialmente do acesso a direitos sociais, considerando esses espaços também como promotores de...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14623 |
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Esporte. Ensino. Políticas Públicas CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Bezerra, Judson Cavalcante Reflexões sobre o dito e o feito nas intervenções pedagógicas no Programa Segundo Tempo |
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Ao longo desta pesquisa, defendemos que projetos sociais como o Programa Segundo
Tempo podem ampliar seus objetivos e ações interventivas para além da inclusão social
de pessoas excluídas socialmente do acesso a direitos sociais, considerando esses
espaços também como promotores de possibilidades educativas. Dialogamos com
diversos autores da área da Educação, da Educação Física e das Ciências Sociais, para
fortalecer nossos argumentos. Nesse sentido, nossa proposta de pesquisa orientou-se
pelo método de pesquisa ação e pelas estratégias e técnicas de pesquisa que o apoiam,
desenvolvendo uma proposta de intervenção e acompanhamento sistemático
caracterizado basicamente pela realização de seminários e ciclos de observação da
prática pedagógica dos monitores e coordenadores de núcleo do PST no convênio da
Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz, a fim de contribuir para processos de tomada
de consciência e mudanças na prática pedagógica que se apresentassem indesejáveis às
orientações teóricas e metodológicas do PST. Para tanto, buscamos analisar os
problemas da transição das orientações teóricas e metodológicas do PST e contribuir
para essa transição por meio de acompanhamento pedagógico sistemático. Partimos de
uma questão de estudo que não se encerra em si mesma, mas que foi constantemente
alimentada por novas problemáticas e objetivos emergidos do campo empírico durante a
pesquisa: quais são os limites e possibilidades encontrados pelos monitores e
coordenadores de núcleo do PST para aplicar as orientações teóricas e metodológicas
nos núcleos do programa? Os resultados demonstraram que as principais limitações
enfrentadas pelos recursos humanos do convênio da Prefeitura Municipal de Riacho da
Cruz para aplicar as orientações do PST são: não formação específica na área de
Educação Física ou Esporte; experiências de trabalho com o ensino do esporte
anteriores ao trabalho no PST, insuficientes ou inexistentes; fragilidades no processo de
capacitação segundo modelo do PST que não possibilitaram mais exemplos de
experiências para o ensino do esporte nos núcleos; e fragilidades no formato de
acompanhamento pouco assíduo realizado pela Equipe Colaboradora. Sobre as
possibilidades para superação desse quadro encontramos, justamente na participação e
envolvimento do próprio grupo sujeito em tentar minimizar essas limitações, buscando
na proposta de acompanhamento pedagógico por seminários e ciclos de observações das
atividades desenvolvidas, uma alternativa importante para a resolução das situaçõesproblemas emergidas nesta pesquisa. Desse modo, o sucesso da proposta desenvolvida
nos levou a algumas conclusões, dentre as quais está a de que o sucesso do PST não
reside somente na cobrança da especificidade da área ou grau de formação dos
monitores e coordenadores de núcleo que lidam com o trabalho pedagógico nos núcleos
dos convênios, mas na realização de um acompanhamento mais assíduo das Equipes
Colaboradoras aos núcleos, que possibilite maiores momentos de troca de experiências
entre as Equipes Colaboradoras do PST e o recursos humanos, inclusive considerando
as variantes de contexto, estreitando assim a relação teoria e prática no PST. Por fim,
reconhecemos as limitações do nosso estudo, o que abre perspectivas para futuras
reformulações, mas esperamos contribuir para a interface estabelecida entre as áreas de
Educação Física e Ciências Sociais, ampliando os conhecimentos relativos à prática
pedagógica em projetos sociais |
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