O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14597 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-14597 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-145972017-11-02T03:33:51Z O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça Campelo, Maria Estela Costa Holanda http://lattes.cnpq.br/5226710191049573 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7 Furlaneto, Ecleide Cunico Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6 Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp Criança. Brinquedos/brincadeiras. Ensino fundamental Child. Toys/Plays. Elementary Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Universidade Federal do Rio Grande do Norte No mundo atual, a criança é concebida como um sujeito ativo na construção de conhecimentos, sendo capaz de refletir e agir sobre a sua realidade. Apesar desse reconhecimento e da realização de muitas investigações nesse sentido, observamos que ainda existe certa preferência pelo adulto, como sujeito das pesquisas na área educacional. A brincadeira não é, apenas, a linguagem da infância, mas a sua essência. Refletindo sobre esse princípio, no contexto de experiências anteriores de interação com crianças, como pesquisadora, como docente e como familiar, nos motivamos a construir a nossa Dissertação de Mestrado, norteada pela questão de estudo que se segue: Como se manifesta o olhar da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a brincadeira ali e alhures? . O trabalho teve como objetivo Investigar o olhar da criança sobre a brincadeira, particularmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Orientada por critérios previamente definidos, focalizamos como lócus da pesquisa o Núcleo de Educação Infantil NEI/CAp/UFRN e, como sujeitos do trabalho, 15 (quinze) crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental que têm, em média, de 6 a 8 anos de idade. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, trabalhando com a etnografia e as narrativas infantis. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados, a entrevista narrativa, a observação e a análise documental. Para as nossas análises, nos inspiramos em princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), procurando transitar pela relação teoria/prática, estabelecendo diálogos com os sujeitos da pesquisa e outros autores consultados. Assim, da análise dos dados, emergiu a temática Brincar/Brincadeiras: apreciações de crianças do Ensino Fundamental , que ampliou nossos conhecimentos acerca da compreensão de crianças sobre: brincar/brincadeiras; modos de brincar; razões para brincar; brinquedos e brincadeiras preferidos; sentimentos experienciados no brincar; brincar em diferentes faixas etárias; relações brincar/aprender; lugares preferidos de brincar; professores e outros parceiros do brincar; importância da brincadeira. Fundamentada nos sujeitos da pesquisa e n outros autores estudados, ressaltamos que a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento e aprendizagem da criança não deve ficar limitada às propostas curriculares, enquanto documentos, mas tenha força suficiente para sair do papel para a realidade cotidiana das Escolas da Infância, sejam elas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental 2014-12-17T14:36:52Z 2014-12-05 2014-12-17T14:36:52Z 2014-02-20 masterThesis PEREIRA, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14597 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Criança. Brinquedos/brincadeiras. Ensino fundamental Child. Toys/Plays. Elementary Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Criança. Brinquedos/brincadeiras. Ensino fundamental Child. Toys/Plays. Elementary Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
author2 |
Campelo, Maria Estela Costa Holanda |
author_facet |
Campelo, Maria Estela Costa Holanda Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça |
format |
masterThesis |
author |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça |
author_sort |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça |
title |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
o olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14597 |
work_keys_str_mv |
AT pereirauilietemarciasilvademendonca oolhardacriancasobreabrincadeiranosanosiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1773965924843388928 |