Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Almeida, Patricia Fortes de
Outros Autores: Silva, Rosália de Fátima e
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14595
record_format dspace
spelling ri-123456789-145952017-11-02T03:55:10Z Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE Almeida, Patricia Fortes de Silva, Rosália de Fátima e http://lattes.cnpq.br/1475004692244374 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8 Andrade, João Maria Valença de http://lattes.cnpq.br/0350305925407630 Coutinho, Karyne Dias http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 Nascimento, Rita Gomes do http://lattes.cnpq.br/1608776186937258 Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos que são atribuídos pelos professores indígenas pankará ao processo de constituição do saber escolar. Para isso, partimos do pressuposto de que a constituição deste saber escolar se configura dentro de umamultiplicidade de sentidos. Ele se constitui em processos que englobam relações de interdependências, parcerias, conflitos e confrontações, envolvendo diferentes instituições. Neste processo, os professores pankará se encontram implicados, influenciam e são influenciados, estabelecendo circuitos de relações. Dessa maneira, práticas de significação e redes de saberes são instituídaspelos Pankará em aliança com os negros da Tiririca e junto às várias instituições com queminteragem, com o fim de criar e transformar saberes, atribuir sentidos e construir o currículo escolar. Sendo assim, é enquanto prática de significação que concebemos o currículo escolar, pois também é por meio dele que se constitui o saberensinado na escola pankará. A pesquisa foi realizada através da metodologia da Entrevista Compreensiva, numa abordagem multirreferencial, pois recorremos a um arcabouço teórico, diversificado, que nos ajuda a tecer um olhar mais plural no desenvolvimento do objeto de estudo. Para isso, nosso procedimento de coleta de dados foi o grupo focal e entrevistas individuais e nossa principal referência de análise as falas dos professores pankará e tiririqueiros. Na análise e interpretação dos dados, situamos a retomada da educação escolar pankará como ponto de partida mobilizador para compreendermos as configurações e processos desencadeados em torno das discussões e elaboração do currículo escolar, de maneira que, nesta construção curricular, o currículo escolar é concebido de várias formas, aspecto que influencia, significativamente, na multiplicidade de sentidos que são atribuídos à constituição do saber escolar. Por fim, abordamos aspectos que se destacaram no discurso dos professores pankará acerca dos sentidos atribuídos à constituição do saber escolar. O principal deles está relacionado à introdução da cultura do povo dentro da escola. Consideramos este aspecto uma importante chave interpretativa, pois é a partir dele que são desencadeadas mudanças e transformações na escola, o que também altera e influência a própria constituição do saber escolar. Além disso, também abordamos outra dimensão deste processo, que seriam asmudanças e transformações provocadas na própria dinâmica cultural do povo, tendo em vista o papel normatizador que a escola exerce no âmbito comunitário e sobre esta cultura que nela é introduzida 2014-12-17T14:36:52Z 2014-12-05 2014-12-17T14:36:52Z 2014-02-24 masterThesis ALMEIDA, Patricia Fortes de. Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar
Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação escolar indígena. Currículo escolar. Cultura e saber escolar
Education scolaire indigène. Le programme scolaire. Connaissances scolaire. Relations avec le savoir. Relation de savoir. Les relations de pouvoir
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Almeida, Patricia Fortes de
Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
author2 Silva, Rosália de Fátima e
author_facet Silva, Rosália de Fátima e
Almeida, Patricia Fortes de
format masterThesis
author Almeida, Patricia Fortes de
author_sort Almeida, Patricia Fortes de
title Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_short Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_full Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_fullStr Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_full_unstemmed Currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios Pankará da Serra do Arapuá - PE
title_sort currículo em "movimentos" a constituição do saber escolar pelos índios pankará da serra do arapuá - pe
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14595
work_keys_str_mv AT almeidapatriciafortesde curriculoemmovimentosaconstituicaodosaberescolarpelosindiospankaradaserradoarapuape
_version_ 1773962444556730368