No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível

This research reflects the relationship between Master and Disciple original from the Martial Arts, and anchors their focus on sensitive education that emerges from this relationship. The interest here is knowing how the tradition of millenarian teachings is passed through the years, and how it give...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Luiz Arthur Nunes da
Outros Autores: Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14580
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14580
record_format dspace
spelling ri-123456789-145802017-11-02T03:21:24Z No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível Silva, Luiz Arthur Nunes da Nóbrega, Terezinha Petrucia da http://lattes.cnpq.br/9086076766929704 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7 Porpino, Karenine de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 Medeiros, Rosie Marie Nascimento de http://lattes.cnpq.br/4739820420408872 Caminha, Iraquitan de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0554271319840687 Relação mestre e discípulo. Artes marciais. Educação sensível Relationship Master and Disciple. Martial Arts. Sensitive Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research reflects the relationship between Master and Disciple original from the Martial Arts, and anchors their focus on sensitive education that emerges from this relationship. The interest here is knowing how the tradition of millenarian teachings is passed through the years, and how it gives from the relationship of Master and Disciple. To that end, I lean me in that context and also reflect on my experience as a Disciple of the Martial Arts, to that end, I lean me in that context and also reflect on my experience as a Disciple of the Martial Arts, and is from the immemorial fund that can give voice to that experience, through my body attached in the world of significations in which the experience lived is narrated by the story. Anchored from the phenomenological attitude from the philosopher french Maurice Merleau-Ponty, I think this research on three central pillars to guide our study categories, namely: the lived experience, body and liberty. Still, as a form of highlighting this sensitive work, beyond the texts of the philosopher Merleau-Ponty, we bring our dialogue of the cinema, literature and the writings of some the Masters of Martial Arts. For that, I think this research as a journey, where it, Master and Disciple march together in the ways of Martial Arts, baptizing and celebrating this sensitive education from that relationship affective and empathic Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa reflete a relação Mestre e Discípulo originária das Artes Marciais, e ancora seu enfoque na educação sensível que emerge dessa relação. O interesse aqui é saber como a tradição de ensinamentos milenares é perpassada ao longo dos anos, e como isso se dá a partir da relação Mestre e Discípulo. Para tanto, debruço-me nesse contexto e reflito também sobre minha experiência enquanto Discípulo de Artes Marciais, e é a partir do fundo imemorial que consigo dar voz a essa experiência, através do meu corpo atado a esse mundo de significações, no qual a experiência vivida é narrada pela história. Pautado a partir da atitude fenomenológica do filosofo francês Maurice Merleau-Ponty, penso essa pesquisa sobre três eixos centrais que ostentam nossas categorias de estudo, a saber: experiência vivida, corpo e liberdade. Ainda, como forma de enaltecer essa obra sensível, além dos textos do filósofo Merleau-Ponty, trazemos para nosso diálogo o cinema, a literatura e os escritos de alguns Mestres de Artes Marciais. Para tanto, penso esta pesquisa como uma jornada, onde nela, Mestre e Discípulo marcham juntos pelos caminhos das Artes Marciais, batizando e celebrando essa educação sensível a partir dessa relação afetiva e empática 2014-12-17T14:36:49Z 2014-09-24 2014-12-17T14:36:49Z 2014-02-27 masterThesis SILVA, Luiz Arthur Nunes da. No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14580 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Relação mestre e discípulo. Artes marciais. Educação sensível
Relationship Master and Disciple. Martial Arts. Sensitive Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Relação mestre e discípulo. Artes marciais. Educação sensível
Relationship Master and Disciple. Martial Arts. Sensitive Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Luiz Arthur Nunes da
No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
description This research reflects the relationship between Master and Disciple original from the Martial Arts, and anchors their focus on sensitive education that emerges from this relationship. The interest here is knowing how the tradition of millenarian teachings is passed through the years, and how it gives from the relationship of Master and Disciple. To that end, I lean me in that context and also reflect on my experience as a Disciple of the Martial Arts, to that end, I lean me in that context and also reflect on my experience as a Disciple of the Martial Arts, and is from the immemorial fund that can give voice to that experience, through my body attached in the world of significations in which the experience lived is narrated by the story. Anchored from the phenomenological attitude from the philosopher french Maurice Merleau-Ponty, I think this research on three central pillars to guide our study categories, namely: the lived experience, body and liberty. Still, as a form of highlighting this sensitive work, beyond the texts of the philosopher Merleau-Ponty, we bring our dialogue of the cinema, literature and the writings of some the Masters of Martial Arts. For that, I think this research as a journey, where it, Master and Disciple march together in the ways of Martial Arts, baptizing and celebrating this sensitive education from that relationship affective and empathic
author2 Nóbrega, Terezinha Petrucia da
author_facet Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Silva, Luiz Arthur Nunes da
format masterThesis
author Silva, Luiz Arthur Nunes da
author_sort Silva, Luiz Arthur Nunes da
title No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
title_short No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
title_full No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
title_fullStr No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
title_full_unstemmed No caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
title_sort no caminho das artes marciais: a relação mestre e discípulo como educação sensível
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14580
work_keys_str_mv AT silvaluizarthurnunesda nocaminhodasartesmarciaisarelacaomestreediscipulocomoeducacaosensivel
_version_ 1773961020624076800