Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental
Situated at the intersection of Continuing Formation, Science Teaching and content of astronomy, the research aims to discuss this problematic : What are the challenges encountered in a continuous formation in service of science teachers of the early years of elementary school with contents of astro...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14567 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-14567 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Formação continuada. Ensino de ciências. Conteúdos de astronomia Continuing formation. Science teaching. Content of astronomy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Formação continuada. Ensino de ciências. Conteúdos de astronomia Continuing formation. Science teaching. Content of astronomy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dantas, Rosemeire da Silva Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
Situated at the intersection of Continuing Formation, Science Teaching and content
of astronomy, the research aims to discuss this problematic : What are the
challenges encountered in a continuous formation in service of science teachers of
the early years of elementary school with contents of astronomy? Aiming to answer
this question, we carried out a collaborative action research in a school of Natal / RN,
with 6 teachers who teach or lectured Natural Sciences in the early years of
elementary school. The study involved 14 encounters of continuos formation in
service, to enable a better understanding criticism and propositive concerning the
teaching science, especially some content of astronomy for the initial years, through
a shared discussion.
To this end, we consider that more profound understanding of astronomical
knowledge allows the establishment of relationships and connections between
theoretical knowledge and the daily teaching practice. All discussions were recorded
on audio and transcripts. This research was realized using questionnaires and diary,
however, the audio recording was its principal working instrument. About the data
collected, several issues emerged as the little field of conceptual content, several
misconceptions among teachers about the content of astronomy, lack of adequate
space in the school environment to study and the need for collective reflection on the
practice. Finally, is indicated that the contents of astronomy should be used in
classrooms of Sciences, provided that teaching plan of action consider the existence
of diverse alternative conceptions about the subject, among both teachers and
students, and the need of permanente continuing education in the teaching |
author2 |
Martins, Andre Ferrer Pinto |
author_facet |
Martins, Andre Ferrer Pinto Dantas, Rosemeire da Silva |
format |
masterThesis |
author |
Dantas, Rosemeire da Silva |
author_sort |
Dantas, Rosemeire da Silva |
title |
Formação continuada de professores de ciências para
o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino
fundamental |
title_short |
Formação continuada de professores de ciências para
o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino
fundamental |
title_full |
Formação continuada de professores de ciências para
o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino
fundamental |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de ciências para
o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino
fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de ciências para
o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino
fundamental |
title_sort |
formação continuada de professores de ciências para
o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino
fundamental |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14567 |
work_keys_str_mv |
AT dantasrosemeiredasilva formacaocontinuadadeprofessoresdecienciasparaoensinodeastronomianosanosiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1773957592079400960 |
spelling |
ri-123456789-145672017-11-02T03:31:40Z Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental Dantas, Rosemeire da Silva Martins, Andre Ferrer Pinto http://lattes.cnpq.br/3671522645329337 http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 Santos, Zanoni Tadeu Saraiva dos http://lattes.cnpq.br/5893358468788952 Dantas, Josivânia Marisa http://lattes.cnpq.br/6685565063970044 Formação continuada. Ensino de ciências. Conteúdos de astronomia Continuing formation. Science teaching. Content of astronomy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Situated at the intersection of Continuing Formation, Science Teaching and content of astronomy, the research aims to discuss this problematic : What are the challenges encountered in a continuous formation in service of science teachers of the early years of elementary school with contents of astronomy? Aiming to answer this question, we carried out a collaborative action research in a school of Natal / RN, with 6 teachers who teach or lectured Natural Sciences in the early years of elementary school. The study involved 14 encounters of continuos formation in service, to enable a better understanding criticism and propositive concerning the teaching science, especially some content of astronomy for the initial years, through a shared discussion. To this end, we consider that more profound understanding of astronomical knowledge allows the establishment of relationships and connections between theoretical knowledge and the daily teaching practice. All discussions were recorded on audio and transcripts. This research was realized using questionnaires and diary, however, the audio recording was its principal working instrument. About the data collected, several issues emerged as the little field of conceptual content, several misconceptions among teachers about the content of astronomy, lack of adequate space in the school environment to study and the need for collective reflection on the practice. Finally, is indicated that the contents of astronomy should be used in classrooms of Sciences, provided that teaching plan of action consider the existence of diverse alternative conceptions about the subject, among both teachers and students, and the need of permanente continuing education in the teaching Situada na interseção entre Formação Continuada, Ensino de Ciências e conteúdos de Astronomia, a pesquisa tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: quais os desafios encontrados numa formação continuada em serviço, de professores de Ciências, para os anos iniciais do Ensino Fundamental com conteúdos de Astronomia? Visando responder a esta questão, realizou-se uma pesquisa-ação colaborativa em uma escola da Rede Municipal de Natal/RN, com 6 professores que lecionam/lecionavam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a realização de 14 encontros de formação continuada em serviço, com a finalidade de possibilitar, por meio de uma discussão compartilhada, uma compreensão mais crítica e propositiva a respeito do ensino de Ciências, sobretudo, de alguns conteúdos de Astronomia para os anos iniciais. Para tanto, consideramos que a compreensão mais aprofundada dos conhecimentos astronômicos possibilita o estabelecimento de relações e conexões entre os conhecimentos teóricos e o cotidiano do exercício docente. Todos os encontros foram gravados em áudio e transcritos. A pesquisa contou ainda com o uso de questionários e diário de campo, todavia, a gravação em áudio foi seu principal instrumento de trabalho. Dos dados coletados, emergiram várias questões, como o pouco domínio do conteúdo conceitual, diversas concepções alternativas entre os professores sobre os conteúdos de Astronomia, falta de espaço adequado no ambiente escolar para estudo coletivo e necessidade de reflexão sobre a ação. Para finalizar, sinaliza-se que os conteúdos de Astronomia devem ser utilizados nas salas de aula de Ciências, desde que o planejar da ação docente considere a existência de diversas concepções alternativas sobre a temática, tanto entre os professores, como entre os alunos, e a necessidade, no trabalho docente, de formação continuada permanente 2014-12-17T14:36:47Z 2014-01-17 2014-12-17T14:36:47Z 2012-09-28 masterThesis DANTAS, Rosemeire da Silva. Formação continuada de professores de ciências para o ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14567 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação |