A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência

The present paper is a doctorate thesis, in the area of Education, that has as a goal to describe and to reflect on the construction/systematization of a relation between family and institution of Childhood Education, in favor of sharing the care and education actions of children, in the context of...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Farache, Cláudia da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7069821534510177
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14552
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14552
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Família
Instituição de Educação Infantil
Cuidado e educação
Family
Institution of Childhood Education
Care and Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Família
Instituição de Educação Infantil
Cuidado e educação
Family
Institution of Childhood Education
Care and Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Farache, Cláudia da Silva
A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência
description The present paper is a doctorate thesis, in the area of Education, that has as a goal to describe and to reflect on the construction/systematization of a relation between family and institution of Childhood Education, in favor of sharing the care and education actions of children, in the context of creation of a County Center of Childhood Education, located in the city of Natal-RN. Our intension with this paper is to share some of the ideas and actions collectively constructed by this experience, with the intention of bringing a contribution for the thematic debates concerning Childhood Education - as modality of education, in a general way; and the relations between families and Institutions of Childhood Education, in a more specific way. The paper presented here is endorsed by the postulates of the qualitative research with characteristics of a research-action, having as main instruments of the data construction the open or half-structuralized interviews, the personal notebook of registers, the participant s index cards characterizing the children and comments. Authors as Aries (1981); Bassedas, Huguet and Solé (1999); Bhering and Blatchford (1999); Brasil (1998); Bujes (2001); Didonet (2002 - 2003); Formosinho (2007); Gómez (2000); Heywood (2004); Kramer (2005); Marchesi and Martín (2003); Marschal and Zohar (2006); Thiollent (2004); Tiriba (2006), amongst others, had theoretically based this paper. The experience described here points to the possibilities of sharing the care and education actions between family and Institution of Childhood Education, emphasizing the relevance of participative praxis in the interior of the institution, so that its job can propitiate this sharing with the families, throughout activities as meetings, lectures, workshops, participation in didactic projects, open expositions to the community, commemorative parties and valuation of the local culture, amongst other chances of dialogue and interaction between the educative institution and the families
author2 http://lattes.cnpq.br/7069821534510177
author_facet http://lattes.cnpq.br/7069821534510177
Farache, Cláudia da Silva
format doctoralThesis
author Farache, Cláudia da Silva
author_sort Farache, Cláudia da Silva
title A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência
title_short A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência
title_full A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência
title_fullStr A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência
title_full_unstemmed A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência
title_sort relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14552
work_keys_str_mv AT faracheclaudiadasilva arelacaoentreafamiliaeainstituicaodeeducacaoinfantildescricaoreflexivasobreumaexperiencia
AT faracheclaudiadasilva relacaoentreafamiliaeainstituicaodeeducacaoinfantildescricaoreflexivasobreumaexperiencia
_version_ 1773958142992842752
spelling ri-123456789-145522019-07-07T05:15:30Z A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência Farache, Cláudia da Silva http://lattes.cnpq.br/7069821534510177 Elias, Marisa Del Cioppo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787423Z6 Carvalho, Tânia Câmara Araújo de http://lattes.cnpq.br/2426785426527093 Pereira, Francisco de Assis Silva, Luzia Guacira dos Santos http://lattes.cnpq.br/1032425601643160 Barbosa Júnior, Walter Pinheiro http://lattes.cnpq.br/7532911538772143 Família Instituição de Educação Infantil Cuidado e educação Family Institution of Childhood Education Care and Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present paper is a doctorate thesis, in the area of Education, that has as a goal to describe and to reflect on the construction/systematization of a relation between family and institution of Childhood Education, in favor of sharing the care and education actions of children, in the context of creation of a County Center of Childhood Education, located in the city of Natal-RN. Our intension with this paper is to share some of the ideas and actions collectively constructed by this experience, with the intention of bringing a contribution for the thematic debates concerning Childhood Education - as modality of education, in a general way; and the relations between families and Institutions of Childhood Education, in a more specific way. The paper presented here is endorsed by the postulates of the qualitative research with characteristics of a research-action, having as main instruments of the data construction the open or half-structuralized interviews, the personal notebook of registers, the participant s index cards characterizing the children and comments. Authors as Aries (1981); Bassedas, Huguet and Solé (1999); Bhering and Blatchford (1999); Brasil (1998); Bujes (2001); Didonet (2002 - 2003); Formosinho (2007); Gómez (2000); Heywood (2004); Kramer (2005); Marchesi and Martín (2003); Marschal and Zohar (2006); Thiollent (2004); Tiriba (2006), amongst others, had theoretically based this paper. The experience described here points to the possibilities of sharing the care and education actions between family and Institution of Childhood Education, emphasizing the relevance of participative praxis in the interior of the institution, so that its job can propitiate this sharing with the families, throughout activities as meetings, lectures, workshops, participation in didactic projects, open expositions to the community, commemorative parties and valuation of the local culture, amongst other chances of dialogue and interaction between the educative institution and the families O presente trabalho se constitui em uma tese de doutorado, na área da Educação, que tem como objetivo descrever e refletir sobre a construção/sistematização de uma relação entre família e instituição de Educação Infantil, em prol do compartilhamento das ações de cuidado e educação das crianças, no contexto de criação de um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na cidade de Natal-RN. A nossa pretensão com esse trabalho é compartilhar algumas das idéias e ações construídas coletivamente a partir dessa experiência, com a intenção de trazer uma contribuição para os debates acerca das temáticas relativas à Educação Infantil enquanto modalidade de ensino, de uma maneira geral; e as relações entre famílias e Instituições de Educação Infantil, de forma mais específica. O trabalho aqui apresentado se encontra respaldado pelos postulados da pesquisa qualitativa com características de uma pesquisa-ação, tendo como principais instrumentos de construção dos dados às entrevistas abertas ou semi-estruturadas, o caderno pessoal de registros, as fichas de caracterização das crianças e as observações participantes. Autores como Áries (1981); Bassedas, Huguet e Solé (1999); Bhering e Blatchford (1999); Brasil (1998); Bujes (2001); Didonet (2002 2003); Formosinho (2007); Gómez (2000); Heywood (2004); Kramer (2005); Marchesi e Martín (2003); Marschal e Zohar (2006); Thiollent (2004); Tiriba (2006), dentre outros, embasaram teoricamente este trabalho. A experiência aqui descrita aponta para as possibilidades de compartilhamento de ações de cuidado e educação entre família e Instituição de Educação Infantil, enfatizando a relevância de uma práxis participativa no interior da instituição, para que o trabalho da mesma possa propiciar esse compartilhamento com as famílias, a partir de atividades como reuniões, palestras, oficinas, participação em projetos didáticos, exposições abertas à comunidade, festas comemorativas e valorização da cultura local, dentre outras oportunidades de diálogo e interação entre a instituição educativa e as famílias 2014-12-17T14:36:45Z 2014-12-11 2014-12-17T14:36:45Z 2007-10-25 doctoralThesis FARACHE, Cláudia da Silva. A relação entre a família e a instituição de educação infantil: descrição reflexiva sobre uma experiência. 2007. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14552 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação