A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica

This work dealt with formative actions that were developed by Educational Practice in Movement (GEPEM) at Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). This group aims to transform the way education is carried out. This is done either through intervention or in research considering that school...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14529
Tags: Adicionar Tag
id ri-123456789-14529
record_format dspace
spelling ri-123456789-145292019-07-07T05:15:03Z A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes http://lattes.cnpq.br/9793207619191846 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9 Delizoicov Neto, Demétrio http://lattes.cnpq.br/9060725690210755 Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160T1 Ribeiro, Márcia Maria Gurgel http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0 Melo, José Pereira de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4 Formação de professores Ação na cscola Paulo Freire Professor formation School actions Paulo Freire CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work dealt with formative actions that were developed by Educational Practice in Movement (GEPEM) at Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). This group aims to transform the way education is carried out. This is done either through intervention or in research considering that school has an explicit objective, to change action, and this presupposes an educator formation process. The methodology used is a reflection on educational practice, aiming to built knowledge that can be generalized to other realities. The analysis of the group s prior work was done considering what has been used as a parameter for decision making, the regularity in the process itself, all of which allowed the identification of their principles, once these were always mentioned in the documents that were analyzed. Some principles for formative actions of the GEPEM were identified: the subject as a social historical being is part of a given community; knowledge is built through social relations and local reality is a content generator; dialogically, collective construction and awareness process. The research also pointed out four characterized organizers, parameters and action criteria that make articulation with practice possible. Thus, these are used in order to analyze two initial formation proposals (secondary and higher education) of rural settlement educators Este trabalho analisou ações formativas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos de Prática Educativas em Movimento (GEPEM) - UFRN, cujo foco central de atuação, tanto na intervenção, quanto na pesquisa, é a transformação do fazer pedagógico, consciente de que a intervenção na Escola com o objetivo explícito de mudar a ação pressupõe um processo de formação dos educadores. A metodologia utilizada é uma reflexão sobre a prática, visando estar construindo um conhecimento que possa ser generalizado para outras realidades. Na análise das produções anteriores do Grupo, buscou-se o que estava parametrizando as decisões tomadas, ou seja, quais as regularidades desse processo, permitindo a identificação dos princípios, uma vez que eles apareceram recorrentemente nos diferentes documentos analisados. Foram identificados como princípios para as ações formativas do GEPEM: o sujeito enquanto ser histórico-social faz parte de uma determinada comunidade; o conhecimento é construído nas relações sociais e a realidade local é geradora de conteúdo; a dialogicidade, construção coletiva e o processo de conscientização. Também, foram explicitados quatro organizadores devidamente caracterizados, e evidenciados parâmetros e critérios de atuação que possibilitam a sua articulação com a prática. Ao final, os princípios e organizadores são utilizados para analisar duas propostas de formação inicial (Ensino Médio e Superior) de educadores de assentamentos rurais 2014-12-17T14:36:43Z 2007-08-08 2014-12-17T14:36:43Z 2006-08-11 doctoralThesis RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica. 2006. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natgal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14529 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Formação de professores
Ação na cscola
Paulo Freire
Professor formation
School actions
Paulo Freire
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação de professores
Ação na cscola
Paulo Freire
Professor formation
School actions
Paulo Freire
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes
A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica
description This work dealt with formative actions that were developed by Educational Practice in Movement (GEPEM) at Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). This group aims to transform the way education is carried out. This is done either through intervention or in research considering that school has an explicit objective, to change action, and this presupposes an educator formation process. The methodology used is a reflection on educational practice, aiming to built knowledge that can be generalized to other realities. The analysis of the group s prior work was done considering what has been used as a parameter for decision making, the regularity in the process itself, all of which allowed the identification of their principles, once these were always mentioned in the documents that were analyzed. Some principles for formative actions of the GEPEM were identified: the subject as a social historical being is part of a given community; knowledge is built through social relations and local reality is a content generator; dialogically, collective construction and awareness process. The research also pointed out four characterized organizers, parameters and action criteria that make articulation with practice possible. Thus, these are used in order to analyze two initial formation proposals (secondary and higher education) of rural settlement educators
author2 http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
author_facet http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes
format doctoralThesis
author Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes
author_sort Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes
title A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica
title_short A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica
title_full A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica
title_fullStr A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica
title_full_unstemmed A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica
title_sort formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14529
work_keys_str_mv AT regomariacarmemfreirediogenes aformacaodocentenofazererefazerdapraticapedagogica
AT regomariacarmemfreirediogenes formacaodocentenofazererefazerdapraticapedagogica
_version_ 1773965736564228096